Buscar

Nota técnica do medicamento riociguat

Prévia do material em texto

Nota técnica do medicamento Riociguat nº 1/2021 
Riociguat para o tratamento de paciente com Hipertensão Arterial Pulmonar
1. Qual contexto e doença do paciente? 
 Segundo a comissão de incorporação de medicamentos, sus Hipertensão arterial pulmonar (HAP) é uma síndrome clínica e hemodinâmica que resulta no aumento da resistência vascular na pequena circulação, elevando os níveis pressóricos na circulação pulmonar. Pode ocorrer associada tanto a uma variedade de condições médicas subjacentes, quanto a uma doença que afeta exclusivamente a circulação pulmonar. 
2. O que é o medicamento (princípio ativo)? 
segundo a bula do medicamento registrado na agência nacional de vigilância sanitária ANVISA O riociguat é um estimulante da guanilato ciclase solúvel (GCs), uma enzima do sistema cardiopulmonar e receptor do óxido nítrico (NO). Quando o NO se liga à GCs, a enzima catalisa a síntese da molécula sinalizadora guanosina monofosfato cíclico (GMPc). A GMPc intracelular desempenha uma importante função na regulação dos processos que influenciam no tônus vascular, proliferação, fibrose e inflamação. A hipertensão pulmonar está associada à disfunção endotelial, deficiência na síntese de óxido nítrico e estimulação insuficiente da via NO-GMPc-GCs. O riociguat tem dois mecanismos de ação. Este sensibiliza a GCs ao NO endógeno estabilizando a ligação NO-GCs. E também estimula diretamente a GCs através de um sítio de ligação diferente, independentemente do NO. O riociguat restaura a via NO-GCs-GMPc e leva ao aumento da geração de GMPc.
3. O medicamento possui registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA? Para qual finalidade?
O medicamento possui registro na Anvisa , sendo classificado como medicamento anti- hipertensivo indicado para o tratamento de pacientes adultos com HPTEC (hipertensão pulmonar tromboembólica crônica).
4. O medicamento possui preço registrado na Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos – CMED?
Sim o medicamento possui preço registrado na câmara de regulação do mercado de medicamentos para suas diferentes concentrações para o princípio ativo riociguat com ICMS de 0% sendo:
 Adempas 0,5 mg PMC 9.429,06
 Adempas 1,0 mg PMC 9.429,06
 Adempas 1,5 mg com 42 comprimidos PMC 9.429,06
 Adempas 1,5 mg com 84 comprimidos PMC 18.858,12
 Adempas 2,0 mg com 42 comprimidos PMC 9.429,06
 Adempas 2,0 mg com 84 comprimidos PMC 18.858,12
 Adempas 2,5 mg com 42 comprimidos PMC 9.429,06
 Adempas 2,5 mg com 84 comprimidos PMC 18.858,12
5. Há estudo de Revisão Sistemática para o medicamento desta Nota Técnica?
Segundo o protocolo clínico e diretriz terapêutica da CONITEC, não foram apresentados argumentos técnicos que justificassem a incorporação do citado medicamento ao Sus.
6. A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) tem algum posicionamento a respeito do medicamento desta Nota Técnica?
Em pesquisa ao endereço eletrônico da CONITEC, foi verificado que o processo de incorporação foi encerrado por decisão do Sus.
7. Como a European Medicines Agency (EMA) avalia o Medicamento?
Segundo a EMA o medicamento em questão possui registro e está autorizado para o tratamento da doença. 
8. Como a Food and Drug Administration (FDA) avalia o Medicamento?
De acordo com FDA o medicamento possui registro e está autorizado para o tratamento da doença. 
9. Quais foram os alertas sanitários emitidos para o medicamento? (ANVISA, FDA, EMA e sobretudo na OMS)
Não foram encontrados alertas em nenhum órgão.
10. Quais os países, com sistemas públicos de saúde semelhantes ao do Brasil, já analisaram e não asseguraram a dispensação pública do medicamento?
· Canadá, no canadá há reembolso do valor de compra do medicamento no tratamento da doença hipertensão pulmonar tromboembólica crônica
· Austrália: o medicamento não está disponível no ministério da saúde deste país.
· França: Na frança o medicamento é um complemento de tratamento.
· Escócia: Na escócia o medicamento é implantado no ministério de saúde. 
11. O que o SUS oferece para as doenças tratadas pelo medicamento? (CBAF, CEAF, CESAF).
O sus oferece como opções de tratamento Nifedipino: cápsula ou comprimidos Anlodipino comprimidos de 5 mg e 10 mg.Sildenafila, comprimidos de 20 Ambrisentana comprimidos de 5 mg e 10 mg. Bosentana, comprimidos de 62,5 mg e 125 mg.
Conclusão 
Foi possivel verificar que entre países que possuem o sistema único de sáude parecido com o SUS não foi encontrado consenso na utilização da medicação para o tratamento da doença , sendo encontrada alternativas de tratamento com maior segurança e melhor custo-beneficio.
Referências 
CONITEC, COMISSÃO NACIONAL DE INCORPORAÇÃO DE TECNOLOGIAS NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE, lINK :Protocolos e Diretrizes (conitec.gov.br) Acesso em 13/05/2021
ANVISA- AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA Página inicial — Português (Brasil) (www.gov.br) . acesso em 13/05/2021
Registro do medicamento Adempas 
CEMED- preço máximo ao consumidor lista_conformidade_20210508_083345464_v3.pdf (www.gov.br) acesso em 13/05/2021.

Mais conteúdos dessa disciplina