Buscar

Exercício Tipos de Textos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercício Tipos de Textos
Considerando a aula sobre tipos de textos, vamos aos exercícios:
1) Narração - Em um ou, no máximo, dois parágrafos, elabore um texto, em função expressiva, narrando o que você fez no fim de semana. (Por favor, só o publicável. O censurado, pula! RS!)
2) Dissertação - Em no máximo um ou dois parágrafos, elabore um texto dissertativo, na função referencial, se posicionando sobre o o isolamento social em função da pandemia do Coronavírus.
3) Descrição técnica - Em um ou, no máximo, dois parágrafos, faça uma descrição técnica da sala da sua casa.
4) Descrição literária - Em um ou, no máximo, dois parágrafos, faça uma descrição literária da sala da sua casa. Lembre-se de que, para fazer isso, você precisa imaginar que a sala pensa, sente, tem vida.
1 - Narração: Sábado, acordei por volta das 09h, tomei café-da-manhã, assisti alguns episódios de uma série na netflix, almocei e logo depois comecei a atualizar minha agenda de tarefas. Jantei com a minha família, assisti a um filme e logo depois fui dormi. No Domingo, trabalhei das 08h até as 14h e fui para o sítio da minha família comemorar o aniversário do meu pai. A noite cheguei em casa, tomei um banho, comi um lanche e fui descansar. 
2- Dissertação: Devido à pandemia do Coronavírus, o isolamento social se tornou uma obrigação no mundo todo. Ele é a principal forma de combate ao Coronavírus, portanto, devemos respeitá-lo para que o vírus não se espalhe e possamos voltar às nossas rotinas normalmente. 
3- Descrição Técnica: Em uma parede laranja Camurça se encontra a porta de entrada para a sala e ao lado dela o interruptor de luz. Em uma das demais paredes de cor perolada há um quadro de Jesus Cristo que fica do lado direito superior a um painel suspenso onde há uma televisão de 50 polegadas. No rack móvel, a baixo da televisão, retratos da família e logo a frente um sofá marrom camurça que ocupa a parede toda. Sobre o sofá, oito almofadas, sendo quatro pretas e quatro vermelhas. Entre o rack e o sofá, um tapete floral e uma mesa de centro com um vaso de flores artificiais. 
4- Descrição Literária: Ao passar pela porta da sala, o quadro de Jesus Cristo nos recepciona juntamente com os retratos da família que nos trazem a nostalgia e as memórias para o ambiente. A televisão nos distrai. o sofá, acompanhado das almofadas, nos conforta e o tapete, quando descalços, massageia nossos pés.

Outros materiais