Buscar

Trabalho corrigido 2

Prévia do material em texto

OS RECURSOS DIGITAIS E O LÚDICO 
NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
 Thamiris Crihstian Ferreira Cerqueira.
 Antônio Bonanomi Neto.
 
RESUMO: 
 
Podemos dizer que a educação nos dias de hoje, tem melhorando a cada ano e ainda por cima com o avanço da tecnologia, sendo que no século XXI misturaram a ludicidade com a tecnologia, como forma de ensino para as crianças. O autor Carlos Drummond de Andrade descreve a ludicidade como forma de aprender a jogar e de conhecer, no latim chamado de “ludus”. Os jogos recreativos fazem parte para a memória e aprendizado das crianças, tornando as aulas mais alegre e interativa. Sendo que todas as escolas deveriam adotar essas aulas recreativas, saber o que elas mais interessam e como elas podem estar aprendendo, mesmo se for algo difícil para interpretar e a solução com os jogos melhorará o seu aprendizado.
Palavras-chave: Lúdico, Mídias, Educação Infantil. 
 
 
INTRODUÇÃO 
 
 
 
Pesquisadores denominam o século XXI como da ludicidade e tecnologia. Com a ludicidade na escola, é possível perceber a criança e estimulá-la no que ela precisa aprender, há uma imensa necessidade de associar o lúdico ás práticas educacionais a fim de obter uma boa aprendizagem. “Brincar com as crianças não é perda de tempo, e sim ganha-los. Se é triste ver meninos sem escolas, mais triste ainda é vê-los sentados, enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor pra a formação do homem.” Carlos Drummond de Andrade. A ludicidade tem como facilitar o aprendizado, a socialização, comunicação e a construção do conhecimento. A palavra ludicidade tem sua origem na palavra latina "ludus" que quer dizer "jogo". 
Se achasse confinada a sua origem, o termo lúdico estaria se referindo apenas ao jogo, ao brincar, ao movimento espontâneo, mas passou a ser reconhecido como traço essencialmente psicofisiológico, ou seja, uma necessidade básica da personalidade do corpo e da mente no comportamento humano, as implicações das necessidades lúdicas extrapolaram as demarcações do brincar espontâneo de modo que a definição deixou de ser o simples sinônimo de jogo. O lúdico faz parte das atividades essenciais da dinâmica humana, trabalhando com a cultura corporal, movimento e expressão, motivando a seguinte pergunta de pesquisa: em que medida os recursos digitais associados às atividades lúdicas colaboram para o processo de ensino e de aprendizagem na educação infantil?
O presente artigo remete a reflexões sobre a importância das atividades lúdicas na educação infantil, tendo sido possível desvelarem que a ludicidade é de extrema relevância para o desenvolvimento integral da criança, pois para ela brincar é viver. Cabe ressaltar que uma atitude lúdica não é somente a somatória de atividades; é, antes de tudo, uma maneira de ser, de estar, de pensar e de encarar a escola, bem como de relacionar-se com os alunos. É preciso saber entrar no mundo da criança, no seu sonho, no seu jogo e, a partir daí, jogar com ela.
O objetivo central do trabalho é enfatizar a importância das mídias e do lúdico no planejamento pedagógico na Educação Infantil de forma interdisciplinar, sendo a educação um processo dinâmico, contínuo de desenvolvimento do indivíduo as mídias e o lúdico surgem para auxiliar a construção do senso crítico, sociabilidade, afetividade, lógica e a cultura. Os principais fatores para a introdução das mídias e do lúdico no processo de aprendizagem são: contextualização e coerência com os conteúdos, qualidade e quantidade do conhecimento acumulado através da bagagem intelectual do aluno, interação e integração entre: professor x aluno e professor x família e professor x comunidade. Para ser um bom educador não basta ter um bom domínio da turma e ter conhecimento acumulado do conteúdo, precisa saber transmiti-lo, dessa forma é necessário conhecer a estrutura cognitiva dos alunos. Por esse motivo que é necessário que os professores estejam altamente qualificados para encarar essas evoluções, suprir as necessidades das crianças e superar as suas expectativas. Estar na hora dos professores reverem as suas práticas pedagógicas e conceitos para introduzir as novas tecnologias em sala de aula.
Quanto aos procedimentos metodológicos: Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Desenvolver na educação infantil um trabalho interdisciplinar de processo de construção do conhecimento através de mídias integradas, centralizando no lúdico como objetivo de transformação e renovação no estilo de ensinar e aprender. O motivo dessa pesquisa é explicar que as mídias e o lúdico vem para proporcionar uma educação de qualidade, com a dinamização no processo de ensino aprendizagem. Uma pesquisa bibliográfica em desenvolver a revisão da literatura do tipo narrativa ou tradicional não utiliza critérios explícitos e sistemáticos para a busca e análise crítica da literatura.
O referencial teórico que embasa o presente estudo, reúne as contribuições de autores clássicos e contemporâneos sobre “Os Recursos Digitais e o Lúdico na Educação Infantil”.
A ludicidade em sala de aula não é apenas distribuir joguinhos ou brincadeiras e sim buscar atividades que possibilitam os alunos a usa a sua imaginação, no modo senso crítico de uma forma espontânea e descontraída. Cada dia que passa a tecnologia avança mais, por isso a extensas variedades de aplicativos como: jogos, quebra-cabeça, jogo da memória, entre outros. No mundo em que vivemos o uso de recursos digitais já fazem parte da vida das crianças e a escola tem um papel importante de conciliar o lúdico no com o aprendizado. Jean Jacques Rousseau (ano) afirma que “A educação do homem começa no momento do seu nascimento; antes de falar, antes de entender, já se instrui”.
Desde o nascimento o ser humano já se encontra em processo de aprendizagem, o simples ato de coordenar a sucção e a deglutição já é um exemplo. Através de um novo ambiente criado pelas crianças no momento da diversão, elas trocam aprendizagens com os objetos. Como ensina Juan Delval (1998) no seu argumento sobre o processo de aprendizagem:
“A escola tem que aproveitar essa capacidade de aprender para ensinar às crianças as coisas pelas quais se interessam e, a partir delas, ampliar seus horizontes e interesses por problemas mais complexas, pelos quais não se interessavam inicialmente porque não os conheciam.” (JUAN DELVAL 1998)
Acredita-se que com o simples ato de chegar ao laboratório de informática com um projeto bem elaborado utilizando a integração dos conteúdos com lúdico, a aprendizagem terá uma ressignificação muito maior e eficaz. De acordo com o blog Tomenta de Ideias, o termo tecnologia vem do grego “tekhne” que significa “técnica, arte, ofício” e “logia” que significa “estudo”. Tecnologia é um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam a resolução de problemas. 
Qualquer suporte de difusão de informações (rádio, televisão, imprensa escrita, livro, computador, videocassete, satélite de comunicação, entre outros) que constitua simultaneamente um meio de expressão e um intermediário capaz de transmitir uma mensagem a um grupo; meios de comunicação, comunicação de massa. A inclusão de recursos tecnológicos nos dias de hoje surge como um novo desafio na educação, pois muitos professores têm dificuldades de manuseia essa tecnologia, causando certa resistência. Sobre a tecnologia as crianças já chegam na escola sabendo muito bem desse recurso como computador, celular, câmera fotográfica e filmadora, pois esses dispositivos fazem parte da sua rotina de vida. O propósito do trabalho surge da ideia de priorizar a importância de desenvolver o raciocínio lógico, ampliação do vocabulário deseja de obter mais conhecimento através de jogos e atividades recreativas. 
A utilização de fotografias para relatar o cotidiano das famílias; a música para desenvolver a coordenação motora e lateralidade; a criação de vídeos feitos com próprios alunos de atividades realizadas em sala de aula; os jogosde aprendizagem como: quebra-cabeça, jogos dos 7 erros, jogo da memória, HQ, jogos de alfabetização, coloria; vídeos; utilização de uma caixa de som na sala de aula para os alunos criar e recontar histórias, brincadeiras na pracinha, construção de brinquedos com sucatas. 
Quanto mais espaço lúdico, mais alegre, espontânea, criativa, autônoma e afetiva ela será. As atividades lúdicas estão gravemente ameaçadas em nossa sociedade pelos interesses e ideologias de classes dominantes. Portanto, cabem à escola e a nós, educadores, recuperarmos a ludicidade infantil de nossos alunos, ajudando-os a encontrar um sentido para suas vidas. Ao brincar, não se aprendem somente conteúdos escolares; aprende-se algo sobre a vida e a constante peleja que nela travamos.
É preciso que o professor assuma o papel de artífice de um currículo que privilegie as condições facilitadoras de aprendizagens que a ludicidade contém nos seus diversos domínios, afetivo, social, perceptivo-motor e cognitivo, retirando-a da clandestinidade e da subversão, explicitando-a corajosamente como meta da escola.
“A vida é uma aprendizagem diária. Afasto-me do caos e sigo um simples pensamento: Quanto mais simples, melhor!” (José Saramago)
José foi conhecido por utilizar um estilo oral, coevo dos contos de tradição oral populares em que a vivacidade da comunicação é mais importante do que a correção ortográfica de uma linguagem escrita. Todas as características de uma linguagem oral, predominantemente usada na oratória, na dialética, na retórica e que servem sobremaneira o seu estilo interventivo e persuasivo estão presentes.
Assim sendo, precisamos colaborar para educar e formar os cidadões de hoje e os do futuro, pessoas responsáveis e atentas que vão sustentar os projetos de uma sociedade de equilibrada e mais justa. 
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Andrade, Carlos Drummond. http://pensador.uol.com.br/frase/NjI2MzYw/
DELVAL, J. Crescer e pensar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1998. 
http://edfisica-infantil-cesupegvacaria.blogspot.com.br/
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892012000200005
https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-importancia-ludico-na-educacao-infantil.htm
http://tormenta-de-ideias.blogspot.com.br/2012/07/midia-e-tecnologia-juntas-pela-educacao.html
 https://www.pensador.com/frase/NTY3OA/
https://www.pensador.com/frases_jose_saramago_educacao/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Saramago#Obras_publicadas

Continue navegando

Outros materiais