Buscar

estudo%20dirigido-%20producao%20e%20manejo%20de%20ruminantes%20-%201%20bimestre

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

Curso: Medicina Veterinária 
Disciplina: Produção e Manejo de Ruminantes 
1. Quais são e explique as diferenças quanto as características externas das duas espécies para um Leigo interessado em investir na Caprino-ovinocultura? 
 Chifre quando presentes, os chifres dos ovinos são espiralados e de seção transversal triangular; e em caprinos são voltados para trás e de seção ovalada.
 Barba ovinos não possuem barbas como apresentado em algumas raças caprinas.
Ovinos possuem glândulas específicas na fossa lacrimal desenvolvida e nas fendas dos cascos (pezunho); caprinos não.
Ovinos possuem maior número de vértebras caudais (até 22 vértebras), nos ovinos a cauda é comprida e caída; Caprinos possuem menor número de vértebras caudais (até 16 vértebras), tem cauda menor erguida que os ovinos.
2. Com é realizada a estimativa da idade pelos dentes?
A dentição é feita de 32 dentes quando adultos, sendo 24 molares e 8 incisivos. É dividida em dentes de leite e definitivos.
30 dias- pinças de leite 
Entre 15-18 meses: substituição das pinças- 2 dentes
Entre 24 meses: aparecem os primeiros médios- 4 dentes
Entre 36 meses: aparecem os segundos médios- 6 dentes
Aos 48 meses: aparecem os cantos- boca cheia.
3. Cite quais as principais instalações necessárias para ovinocultura? Qual a área recomendada para animais de raças lanígeras ou mistas e para raças de corte puras (m2)? No piso ripado e suspenso do aprisco, qual a largura da ripa e distância ente os ripados para possibilitar que as fezes caiam? Qual a área necessária para alojar 1000 femeas e o dimensionamento do aprisco. Qual a importância o do pedilúvio e seu dimensionamento?
Centro de manejo, pediluvio, galpão, abrigo, piquetes, currais, banheiros e escorredouros, tronco e cabanha. A área recomendada para raça lanígeras ou mistas é de 0,5 m^2/ animal, e para o de corte é de 1,0-1,5m^2/animal. No piso ripado é suspenso do aprisco a largura da ripa é de 8 cm e a distância entre os ripados é de 1,8 cm. Para alojar 100 fêmeas é necessário uma área de 100-150 m^2. O pediluvio é importante para prevenção e cura da podridão dos cascos dos ovinos. Seu dimensionamento tem que ser de 5cm profundidade e ser de concreto e no mínimo 3 metros de comprimento.
4. Sobre a terminologia na ovinocultura: o que é um cordeiro, borrego, carneiro, ovelha e rufiao. 
Cordeiro: é considerado, o ovino jovem (macho ou fêmea) do desenvolvimento até a idade de 7 meses. As melhores carcaças produzidas são de cordeiros.
Borrego: é o ovino macho, dos 7 meses de idade até que se torne apto para reproduzir.
Carneiro: após se tornar apto para a reprodução, o borrego é chamado de carneiro ou reprodutor.
Ovelha: após o primeiro parto, a borrego passa a ser chamada de ovelha.
Rufião: macho vasectomizado ou com desvio de pênis, utilizado para identificar ou induzir o cio das borregas e ovelhas. 
5. Como deve ser o preparo das fêmeas ovinas para entrada da estação de monta?
O preparo consiste na separação de um lote selecionado de ovelhas que é colocado por um período limitado junto com o Carneiro para a reprodução, essa técnica não apresenta custos e é de fácil aplicação. Deve-se usar de 2 a 3% de carneiro/ovelhas (1:33-1:50) sempre com idade adequada, os carneiros jovem têm menos desempenho e sêmen de pior qualidade fecundante que os adultos.
6. Um dos maiores problemas na ovinocultura é a alta mortalidade de cordeiros. Para diminuir estas perdas são necessários: identificar as principais causas da alta mortalidade. Quais são as principais causas de mortalidade dos cordeiros?
São as ocorrências de sustos de doenças como a ectima contagiosa e o foot-rot, a ocorrência de miases e o estresse no momento da desmama.
7. Qual o período de gestação de fêmea ovina?
A gestação dura em média 147 à 156 dias.
8. Quais os prejuízos causados pela verminose na ovinocultura. 
Ovinos com apatia, diminuição do apetite, mucosa ocular anêmica e, muita vezes, edema (papada) submandibular. A verminose pode acarretar atraso no desenvolvimento corporal , menor performance reprodutiva e reprodutora e levar a morte.
9. Quais as principais racas caprinas para leite e sua produtividade?
As principais raças para leite é SAANEN(520 à 920kg/lactação(250 à 202 dias)), MURCIANA( 500 à 600kg/lactação(300dias)), APLPINA(550 à 600kg/lactação atinge média de 2,5 kg/dia e máximo 8 kg)) , TOGGENBURG(700kg/lactação (276 dias)). A produtividade é que podem apresentar produção de leite equivalente até 10-12 vezes o seu peso vivo durante a lactação.
10. Quais os fatores que interferem na ingestão de alimentos pelos caprinos?
produção 
Os principais fatores que controlam o consumo de matéria seca incluem a densidade energética da dieta, a capacidade do trato digestivo e as necessidades nutricionais do animal.Fatores ligados ao alimento :teor de proteína da dieta: (< 7% de PB), percentual de umidade na dieta: (úmidas e fermentadas podem provocar diminuição no consumo),estrutura física do alimento: se o alimento é picado em pedaços maiores (5 a 10 cm), tanto a seleção como a qualidade do alimento ingerido e as sobras são maiores, quantidade de concentrado na dieta: a relação volumoso: concentrado afeta positiva ou negativamente o consumo de matéria seca. 
11. Explique os a ingestão de matéria seca, perda e ganho de peso, período gestacional ocorrido nas 4 fases do ciclo produtivo de cabras leiteiras adulta. 
 
 
 Como volumoso, fornecer de preferência o feno e a ração concentrada na quantidade de 400 a 600g/cab /dia (20 - 22% de PB) e suplementação mineral.
Na primeira fase do ciclo, que tem início com o parto, o nível de produção aumenta rapidamente, atingindo o pico entre a 6a e 9a semana. Entretanto, o pico de ingestão de alimentos não ocorre até o terceiro mês de lactação, ou às vezes de 12 a 16 semanas pós-parto, de maneira que a ingestão de nutrientes só irá atender as demandas da cabra quando a produção de leite estiver reduzida a 60-80% da produção no pico. Nesta fase, as cabras encontram-se em balanço energético negativo e para suprir este déficit, reservas corporais de gordura e proteínas são mobilizadas. No início da lactação, a energia proveniente das reservas corporais é utilizada de maneira mais eficiente para a produção de leite do que a energia proveniente dos alimentos. No primeiro mês de lactação as cabras podem perder até 0,900 kg de tecido adiposo por semana para sustentar a produção leiteira. 
No segundo mês a perda média é ao redor de 0,450kg. Estas reservas corporais devem ser restabelecidas principalmente durante as fases 2 e 3 do ciclo de produção.
Na segunda fase a capacidade de ingestão da cabra atinge o nível mais alto e a produção de leite começa a diminuir, permitindo que o animal inicie a recomposição das reservas corporais. No início, o peso da cabra se mantém estável, aumentando lentamente.
A terceira fase corresponde aos primeiros três meses de gestação, onde o peso da cabra aumenta lentamente, acumulando-se reservas corporais devido ao balanço energético positivo. 
A quarta fase correspondente ao terço final da gestação, quando ocorre o maior crescimento do(s) feto(s), cerca de 75%, aumentando acentuadamente a demanda por nutrientes. Ao mesmo tempo, a capacidade de ingestão da cabra atinge seu valor mínimo, especialmente em casos de 2, 3 ou 4 fetos, onde o espaço ocupado pelos fetos e pelas reservas de tecido adiposo no abdome limita o espaço disponível para ingestão de alimentos.