Buscar

A teoria jakobsoniana sobre os esquemas de comunicação e as funções da linguagem propõe que se considerem os fatores que fazem parte de qualquer atividade comunicativa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A teoria jakobsoniana sobre os esquemas de comunicação e as funções da linguagem propõe que se considerem os fatores que fazem parte de qualquer atividade comunicativa, levando em conta as intencionalidades dos interlocutores. Assim, leia o texto a seguir, no qual o eu lírico faz uma reflexão sobre a composição de um poema, analisando as funções da linguagem nele expressas. Psicologia da composição – VI Não a forma encontrada como uma concha, perdida nos frouxos areais como cabelos; não a forma obtida em lance santo ou raro, tiro nas lebres de vidro do invisível; mas a forma atingida como a ponta do novelo que a atenção, lenta, desenrola, aranha; como o mais extremo desse fio frágil, que se rompe ao peso, sempre das mãos enormes. Fonte: MELO NETO, João Cabral de. In: Marly de (Org.) João Cabral de Melo Neto: obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. pp. 95-96. Dessa forma, observando as informações apresentadas e os estudos realizados sobre funções da linguagem, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. (F ) Encontramos a função emotiva, pois o eu lírico expressa suas emoções, ocorrendo o uso de verbos conjugados na primeira pessoa e pronomes de primeira pessoa.
II. (V ) Encontramos a função metalinguística, pois o poeta usou um poema para falar da composição desse tipo de texto.
III. (V ) Encontramos a função poética, pois ocorre a manipulação das palavras, predominando a valorização da linguagem em si.
IV. (F ) Encontramos a função apelativa, pois o emissor deseja alterar o comportamento do leitor, o receptor da mensagem.

Outros materiais