Buscar

Trabalho Cia Hering (7) Final


Continue navegando


Prévia do material em texto

21
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
ADMINISTRAÇÃO 
Graziela Tonet Faust 
Gregori da Silva Pereira
PROJETO MULTIDISCIPLINAR AMBIENTE FINANCEIRO
EMPRESA CIA.HERING
Blumenau - SC
 2020
 UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
ADMINISTRAÇÃO
Graziela Tonet Faust - RGM 24107867
Gregori da Silva Pereira - RGM 24222968
PROJETO MULTIDISCIPLINAR AMBIENTE FINANCEIRO
Cia. Hering
Trabalho de projeto apresentado ao curso de Administração, como parte de requisitos para a conclusão da disciplina projeto Multidiisciplinar – ambiente financeiro – 2020 sob orientação dos professores tutores Profs. Ms. Me Rogerio Campos, Wania Simões e Tatiza Morais
BLUMENAU - SC
2020
RESUMO
O presente estudo tem por finalidade relacionar o aprendizado teórico associado a pratica da empresa na qual aborda a pesquisa, nos permitindo conhecer o setor financeiro e todas as suas atividades. Além de descrevermos a história, ramo de atuação, filiais, estrutura hierárquica, linha de produção e fornecedores. Tem como foco estudar e analisar assuntos do ambiente financeiro da empresa Cia. Hering, com analise do demonstrativo financeiro, índice de liquides e orçamento empresarial.
Palavra chaves: Administração, Ambiente Financeiro, demonstrativo financeiro, analise financeiro, resultados.
 
SUMARIO
1.INTRODUÇÃO---------------------------------------------------------------------------------------	5
2. A EMPRESA----------------------------------------------------------------------------------------	6
2.1 História da Empresa Cia Hering-----------------------------------------------------------	6
2.2 Porte da Empresa------------------------------------------------------------------------------- 7
2.3 Produtos Oferecidos---------------------------------------------------------------------------	7
2.4 Linha de Produção -----------------------------------------------------------------------------	8
2.5 Filiais -----------------------------------------------------------------------------------------------	8
2.6 Colaboradores e Vendas---------------------------------------------------------------------	9
2.7 Fornecedores-------------------------------------------------------------------------------------	9
2.8 Clientes Cia Hering-----------------------------------------------------------------------------	10
2.9 Crescimento com Responsabilidade-----------------------------------------------------	10
3 FINANCEIRO----------------------------------------------------------------------------------------	11
3.1 Como Funciona Setor Financeiro --------------------------------------------------------	11
3.2 Estrutura Hierárquica do Setor Financeiro---------------------------------------------	11 
3.3 Balanço Patrimonial ---------------------------------------------------------------------------	12
3.4 Demonstração Resultados-------------------------------------------------------------------	14
3.5 Fluxo de Caixa ----------------------------------------------------------------------------------	16
3.6 Destaques Consolidados Cia Hering-----------------------------------------------------	17
3.7 Análise Desempenho Cia Hering----------------------------------------------------------	18
3.8 Orçamento-----------------------------------------------------------------------------------------	19
3.9 Situação Atual------------------------------------------------------------------------------------	19
4 CONCLUSÃO----------------------------------------------------------------------------------------	20
5 REFERENCIAS------------------------------------------------------------------------------------- 21
 1 Introdução
A Cia Hering nasceu do desejo de um imigrante alemão em prosperar em terras brasileiras, e proporcionar melhor qualidade de vida para sua família, trazendo todos para a cidade de Blumenau Santa Catarina. Cidade esta que era apenas um vilarejo, que após o surgimento da indústria de confecção têxtil Hering se tornou um polo industrial, fornecendo milhares de empregos além de alimentar a economia catarinense e brasileira.
 Após 140 anos no mercado a Cia. Hering é conhecida internacionalmente, como um grupo multimarcas de confecção de roupas, no qual abrange as marcas Hering, Hering kids, PUC e Dzarm. Atualmente conta com mais de 600 franquiados em diversas regiões brasileiras além de lojas online. 
Este trabalho busca efetuar uma detalhada análise operacional e financeira da Cia. Hering, nos dando possibilidades real de avaliar o crescimento da empresa ao longo dos anos, se obtém lucros ou está em decadência. Além do Balanço Patrimonial Cia. Hering, comparativo de Encerramento Exercício dos anos 2016, 2017,2018 e 2019.
 Por ser uma empresa de capital aberta todas as informações apresentadas neste estudo estão à disposição do público.
 
2. A EMPRESA
2.1 História da CIA Hering 
Cia. Hering é uma empresa brasileira com 140 anos, sendo uma das mais antigas companhia do país, sua principal fabrica está localizada no município catarinense de Blumenau.
A história da Cia. Hering começa em 1878, quando o alemão Hermann Hering, aos 43 anos, cruza o atlântico e imigra para a cidade de Blumenau-SC com o único sonho de empreender e construir um futuro melhor. Inicialmente, Hermann se ocupa com a produção e venda de charutos, mas logo no ano seguinte, muda seu foco para a produção têxtil, ainda de maneira informal e como pessoa física, munido apenas de seus três primeiros ativos: um terreno, um tear circular e um caixote de fios. No ano seguinte ele traz toda sua família para o Brasil e inicia formalmente a Cia Hering. No decorrer das décadas a empresa aumenta sua produtividade alcançando vários prêmios no segmento têxtil.
 Na década de 60, adotando uma filosofia empresarial avançada, voltada para a valorização do trabalho e atualização permanente do seu parque industrial, a empresa passou por sucessivas etapas no seu processo de crescimento, tornando-se a maior malharia da América Latina. Na década de 80 a empresa comemorou seu centenário confirmando-se como uma das marcas mais consagradas do país
Até chegar ao nome atual da empresa, a mesma passou por vários nomes, além de incorporar outras marcas ao grupo Hering, como Hering kids em 1992 e Dzarm em 1998. Foi a primeira empresa têxtil brasileira a exportar seus produtos, em 1964. Em 1994 a rede iniciou o sistema de lojas franqueadas por todo o Brasil. Em 1993 na cidade do Rio de Janeiro, no Shopping Via Park, a primeira loja Hering Family Store. Este conceito evoluiu para tornar-se uma grande rede de franquias nacional do segmento vestuário. Ao longo de sua história, a empresa fabricou e colocou no mercado bilhões de camisetas. Esse volume grandioso se consagrou em 1997, quando a Hering alcançou o número de 5 bilhões de camisetas fabricadas e distribuídas ao mercado.
Matriz CIA. Hering/Blumenau – Foto: Cristiano Mascaro
Fonte/https://projetoestruturalonline.com.br/perfil-hans-broos/matriz-cia-hering-blumenau-foto-cristiano-mascaro/
2.2 Porte da empresa 
A empresa Cia. Hering é uma sociedade de capital aberto, da indústria têxtil, no qual possui mais de 7.000.00 funcionários, com faturamento anual de R$ 1.8 bilhões.
2.3 Produtos Oferecidos 
A empresa tem como atividade à fabricação e comercialização de produtos da indústria de fiação, tecelagem e malharia e confecção de produtos têxteis em geral, sendo seus produtos vendidos em lojas próprias, em lojas franqueadas e lojas multimarcas, no Brasil e no exterior.
Atualmente, são produzidos mais de mil itens, como jeans, moletons, blusas, bermudas, camisas e peças íntimas, com as etiquetas HERING, HERING KIDS, PUC (72 lojas) e DZARM (20 lojas). A empresa possui 9 unidades produtivas: cinco em Santa Catarina, três em Goiás – contando a Unidade Santa Helena, e uma no Rio Grande do Norte
2.4 Linha de Produção 
O modelo de produção híbrido é um dos diferenciais da Cia. Hering e é caracterizado pela combinação de produção própria, terceirizada e no mercado interno e externo garantindo flexibilidade evelocidade para atender à demanda do mercado. Em média, 80% dos itens são produzidos pela Companhia e os 20% restantes são comprados prontos. As operações fabris aplicam tecnologia de última geração, possibilitando a rápida entrega de elevados volumes de produtos, com qualidade. A utilização dessa tecnologia propicia mais eficiência na produção, minimizando desperdício de matéria prima e permitindo melhor controle de custos. Para manter esta tecnologia, são realizados investimentos tanto no parque fabril com na aquisição de equipamentos e modernização da estrutura, além de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores.
2.5 Filiais 
Atualmente possui mais de 600 lojas franqueadas espalhadas por vários estados brasileiros localizadas pincipalmente em shoppings centers, além de 5 lojas online das marcas do grupo. 
O canal de franquias é caracterizado por lojas que não são próprias da companhia, mas possuem a identidade visual da marca, comercializam exclusivamente os produtos da empresa e têm contratos assinados com a matriz que preveem regras a serem seguidas.
2.6 Colaboradores e Vendas 
A Cia. Hering possui dois centros de distribuição localizados em Blumenau – Santa Catarina e em Anápolis – Goiás. A partir deles, é possível atender a todas as lojas próprias e franqueadas, os clientes Multimarcas e as webs tores. O sistema de logística é integrado aos canais de distribuição, vendas, produção e compra de terceiros. Essa integração permite determinar a quantidade e periodicidade das distribuições, de acordo com a demanda no ponto de venda, níveis de estoque, características dos produtos e localização dos pontos de vendas. Os centros de distribuição recebem os produtos acabados das unidades de produção e de terceiros contratados já devidamente embalados e etiquetados com códigos de barras. Ao serem entregues ao transporte rodoviário, os produtos são separados de acordo com um roteiro previamente planejado, reduzindo o tempo de entrega e custo do transporte.
O canal de lojas apresenta aproximadamente 50 % das vendas, sendo 15% lojas operadas pela Companhia e 35% lojas geridas por franqueados. Adicionalmente, a Companhia dispõe de mais de 10.000 clientes no varejo multimarcas, que respondem por cerca de 47% da venda e as webs tores das marcas Hering, Hering Kids, PUC, DZARM e Espaço Hering, que juntas somam 3% das vendas.
2.7 Fornecedores 
· Os fornecedores de insumos, vendem para a empresa itens como tecidos, malhas e botões. 
· Os fornecedores de serviços, exemplo as empresas de logística e consultoria utilizadas pela companhia. 
· Os fornecedores de produção, denominados facções, que estão localizados próximos às instalações industriais da companhia e realizam de forma terceirizada parte das etapas de produção da empresa.
· Os fornecedores de outsourcing, que recebem apenas as especificações dos produtos e realizam as etapas industriais do começo ao fim no lugar da Cia. Hering.
2.8 Clientes Cia Hering
· O foco no cliente é alicerce de transformação cultural, empresa direciona todos os esforços na satisfação de seus clientes. 
· Com isso cada vez mais a Empresa Cia Hering busca ampliar contatos diretos com seus clientes, oferecendo melhorias em diversos canais, oferecendo uma vasta quantidade de produtos e serviços.
· Cia Hering busca conhecer o perfis de seus clientes, analisando e mapeando para direcionar soluções ágeis e eficazes para melhor atender.
· “Garantir a retroalimentação da cadeia com insights valiosos que promovam adaptação na oferta e norteiem os desenvolvimentos futuros, são a única e verdadeira forma de consolidar uma visão de centralidade do cliente”
· Mensagem da Administração.
2.9 Crescimento com Responsabilidade
 Em 2019 Hering, através de seus investimentos em energias renováveis, considerada energias limpas captada de centrais (PCHs) um montante de 89% de produção suficiente para abastecer 6 de suas unidades, com isso deixou de emitir 2.256 toneladas de CO2.
No Fim de 2019 empresa adquiriu maquinas que gera melhor aproveitamento de malha no encaixe e corte das peças, economia também da energia 65% com relação as anteriores.
Com isso economia de agua em seus processos foi de 40%, processos químicos teve economia 50%, intensão e seguir melhorando, com meta de chegar a 2022 reduzindo mais 25%.
Implantado em 1950 e atualizado anualmente 100% de seus efluentes são tratados na Estação de Tratamento de Efluentes (ETE).
Um diferencial Cia Hering é utilização Body Size em suas camisetas, esta tecnologia elimina a costura lateral reduzindo em 50% a produção de resíduos.
Fonte https://www.hering.com.br/store/pt/hering-eco
3 FINANCEIRO
3.1 Como Funciona Setor Financeiro
Setor financeiro é responsável pela Gestão e desempenho das finanças de uma Empresa. Suas funções são de Contabilidade, Tesouraria, Gestão de Finanças, Controle de Tributos e Gestão de Custos. Setor financeiro relaciona diretamente com todos os setores da Empresa.
3.2 Estrutura Hierárquica do setor financeiro 
A Diretoria é composta por no mínimo quatro e no máximo nove membros, acionistas ou não, residentes no País, sendo um Diretor Presidente, um Diretor Vice-Presidente e até sete diretores eleitos pelo Conselho de Administração, podendo haver acúmulo de funções. A Diretoria é atualmente formada pelos membros a seguir:
· Fabio Hering – Diretor Presidente
· Marciel Eder Costa – Diretor Administrativo
· Rafael Bossolani – Diretor Financeiro e DRI
· Thiago Hering – Diretor Executivo de Negócios 
· Marcelo Toledo – Diretor Industrial 
3.3 Balanço patrimonial / Balanço Contábil
Tem por objetivo avaliar a real situação da Empresa, com apresentação de todos os Bens, Investimentos e Fontes de Recursos da Empresa é possível fazer análise da saúde financeira do negócio. Para isso acontecer ponto fundamental é ter Fluxo de Caixa preciso e organizado. Esse relatório é feito de um determinado período, normalmente dos últimos Doze meses do ano. 
Balanço Patrimonial Cia. Hering, comparativo de Encerramento Exercício dos anos 2016, 2017,2018 e 2019.
ATIVO = PASSIVO + PATRIMÔNIO LÍQUIDO
Essa relação matemática deve ser sempre respeitada. Isso porque os ativos da companhia são gerados pelos passivos ou pelo patrimônio líquido da empresa, de forma que precisam estar matematicamente atrelados ao lado direito do balanço. Como podemos ver na imagem, os ativos e passivos são divididos entre “circulantes” e “não circulantes”. Os ativos e passivos circulantes são aqueles que provavelmente serão realizados num horizonte de até 12 meses. Por exemplo: estoques, dívidas de curto prazo e contas a pagar aos fornecedores. Os ativos e passivos não-circulantes, ao contrário, são aqueles com prazo de realização previsto para mais de 12 meses. Dentro dos ativos não-circulantes, geralmente separa se a categoria de 
	Enceramento do Exercício:
	2019
31/12
	2018
31/12
	2017
31/12
	2016
31/12
	Total do Ativo Circulante
	1213,62
	1189,32
	1019,69
	1014,83
		Caixa e Investimentos de Curto Prazo
	364,82
	320,54
	148,82
	204,75
	Caixa
	28,98
	42,31
	44,74
	21,61
	Caixa e Equivalentes de Caixa
	-
	320,54
	-
	-
	Investimentos de Curto Prazo
	335,85
	278,23
	104,08
	183,14
	Contas a Receber, Líquido
	519,04
	543,01
	514
	489,23
	Contas a receber -comércio, Líquido
	447,05
	465,3
	461,74
	455,44
	Inventário
	322,82
	320,14
	349,54
	308,09
	Despesas Antecipadas
	5,5
	5,63
	6,79
	5,9
	Outros Ativos Circulantes, Total
	1,42
	-
	0,55
	6,86
	Total do Ativo
	1811,77
	1704,13
	1538,16
	1528,69
		Imobilizado – Líquido
	374,41
	305,69
	315,45
	310,35
	Imobilizado – Bruto
	770,97
	609,49
	585,91
	537,17
	Depreciação Acumulada, Total
	-396,55
	-303,79
	-270,46
	-226,81
	Ágio, Líquido
	-
	-
	-
	-
	Intangíveis, Líquido
	92,97
	111,33
	115,12
	116
	Investimentos de Longo Prazo
	5,06
	4,83
	5,24
	4,82
	Realizável a Longo Prazo
	66,67
	42,98
	36,41
	40,01
	Outros Ativos de Longo Prazo, Total
	59,04
	49,98
	46,25
	42,68
	Outros Ativos, Total
	-
	-
	-
	-
	Total do Passivo Circulante
	325,2
	364,87
	286,35
	275,15
		A Pagar/Acumulado
	187,01
	207,91127,17
	172,03
	A Recolher/Auferidos
	-
	-
	-
	-
	Investimentos de Curto Prazo
	61,53
	63,65
	65,47
	45,72
	Notas a Receber/Empréstimos de Curto Prazo
	-
	-
	-
	-
	Parcela Circulante das Obrigações de Arrendamento Mercantil
	26,78
	-
	27,29
	2,12
	Outros Passivos Circulantes, Total
	49,88
	93,31
	66,41
	55,27
	Total do Passivo
	385,38
	384,05
	305,25
	319,28
		Total de Endividamento de Longo Prazo
	38,7
	-
	-
	25,61
	Endividamento de Longo Prazo
	-
	-
	-
	25,61
	Obrigações de Arrendamento Mercantil
	38,7
	-
	-
	-
	Imposto de Renda Diferido
	-
	-
	-
	-
	Participação de Acionistas Não Controladores
	-
	-
	-
	-
	Outros Passivos, Total
	21,47
	19,18
	18,9
	18,52
	Total do Patrimônio Líquido
	1426,4
	1320,08
	1232,91
	1209,41
		Ações Preferenciais Resgatáveis
	-
	-
	-
	-
	Ágio, Líquido
	-
	-
	-
	-
	Ações Ordinárias, Total
	381,17
	369,62
	369,62
	359,42
	Capital Social integralizado Adicional
	-
	-
	-
	-
	Lucros Retidos (Prejuízos Acumulados)
	1045,82
	957,46
	863,29
	856,21
	Ações em Tesouraria – Ordinárias
	-1,55
	-6,37
	-
	-4,61
	Garantia de Dívida de Opções de Compra de Ações
	-
	-
	30,82
	26,09
	Ganho/(Perda) não Realizado(a)
	-
	-
	-
	-
	Outros Patrimônios Líquidos, Total
	0,96
	-0,63
	-
	-1,61
	Total do Passivo e Patrimônio Líquido
	1811,77
	1704,13
	1538,16
	1528,69
	Ações Ordinárias em Circulação
	162,43
	161,4
	161,84
	160,91
	Ações Preferenciais em Circulação
	-
	-
	-
	-
 “Ativos permanentes”, aqueles de prazo indeterminado como por exemplo: terrenos, máquinas, etc.
Dados balanço patrimonial
Fonte https://br.investing.com/equities/cia-hering-on-nm-balance-sheet
3.4 Demonstração Resultados
	Encerramento do Exercício:
	2019
31/12
	2018
31/12
	2017
31/12
	2016
31/12
	Receita Total
	1549,16
	1539,57
	1562,32
	1475,14
		Receita
	1549,16
	1539,57
	1562,32
	1475,14
	Outras Receitas, Total
	-
	-
	-
	-
	Custos de Receitas, Total
	870,52
	883,58
	872,27
	893,11
	Lucro Bruto
	678,64
	655,99
	690,05
	582,03
	Total de Despesas Operacionais
	1372,93
	1341,61
	1362,57
	1324,21
		Despesas com vendas, gerais e administrativas
	431,62
	418,13
	427,84
	380,5
	Pesquisa e Desenvolvimento
	18,66
	17,94
	15,21
	14,56
	Depreciação/Amortização
	54,2
	30,19
	32,68
	28,57
	Despesas com Juros (Lucro)
	-
	-
	-
	-
	Despesas extraordinárias (Lucro)
	-4,53
	-0,02
	0,55
	0,06
	Outras Despesas Operacionais, Líquidas
	2,46
	-8,21
	14,02
	7,41
	Receitas Operacionais
	176,23
	197,96
	199,75
	150,92
	Receita de Juros (Despesas)
	25,59
	29,84
	46,71
	38,46
	Ganho (perda) na Venda de Ativos
	-
	-
	-
	-
	Outros, Líquido
	7,11
	7,37
	32,4
	8,22
	Lucro Antes dos Impostos
	208,93
	235,16
	278,86
	197,6
	Provisão para Imposto de Renda
	-5,78
	-4,35
	15,08
	-1,82
	Lucro Líquido depois Despesas com Imposto
	214,7
	239,51
	263,78
	199,42
	Participação dos Acionistas Minoritários
	-
	-
	-
	-
	Patrimônio Líquido de Controladas
	-
	-
	-
	-
	Ajuste de US GAAP
	-
	-
	-
	-
	Lucro Líquido Antes de Ítens Extraordinários
	214,7
	239,51
	263,78
	199,42
	Ítens Extraordinários
	-
	-
	-
	-
	Lucro Líquido
	214,7
	239,51
	263,78
	199,42
	Ajustes ao Lucro Líquido
	-
	-
	-
	-
	Lucro Disponível ao Acionista Ordinário Excluindo Itens Extraordinários
	214,7
	239,51
	263,78
	199,42
	Ajuste de Diluição
	-
	-
	-
	-
	Lucro Líquido Diluído
	214,7
	239,51
	263,78
	199,42
	Número Médio Ponderado de Ações - Diluído
	164,84
	165,45
	164,53
	164,82
	Lucro Diluído Por Ação Excluindo Itens Extraordinários
	1,3
	1,45
	1,6
	1,21
	Dividendos por Ações - Distribuição Primária de Ações Ordinárias
	1,06
	0,68
	1,61
	1,02
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Lucro normalizado diluído por Ação
	1,35
	1,45
	1,61
	1,21
Os demonstrativos de resultados do exercício (DRE) apresentam um registro financeiro das operações da companhia ao longo de um determinado período (geralmente um trimestre ou um ano). Na imagem acima temos o esquema de um DRE hipotético. O DRE tem início com a receita operacional bruta da companhia, da qual são feitas algumas deduções (impostos sobre receita, devoluções, etc.) para se chegar à receita operacional líquida da empresa.
 Em seguida, deduz-se também os custos das mercadorias vendidas (CMV) para se obter o chamado “lucro bruto”. Após o lucro bruto, são deduzidas as despesas da companhia, sendo as mais comuns as despesas com vendas, as despesas gerais e administrativas e a depreciação e amortização. Com isso, chega-se ao lucro operacional da empresa. Se não descontarmos a depreciação e amortização, chegamos ao chamado “EBITDA” (“earnings before interest, taxes, depreciation and amortization”). Após o lucro operacional, precisamos descontar também as linhas não -operacionais. 
Começamos pelo resultado financeiro, que geralmente representa principalmente o custo da dívida da companhia. Descontada essa linha, temos o LAIR (lucro antes de imposto de renda). Então, finalmente descontamos os impostos de renda pra chegar ao lucro líquido da empresa, a última linha do DRE.
3.5 Fluxo de caixa / Demonstração Fluxo caixa Cia Hering
	Exercício:
	2019
31/12
	2018
31/12
	2017
31/12
	2016
31/12
	Período:
	12 Meses
	12 Meses
	12 Meses
	12 Meses
	Lucro Líquido do Exercício
	214,7
	239,51
	263,78
	199,42
	Fluxo de Caixa das Atividades Operacionais
	285,92
	362,88
	251
	287,75
		Depreciação /Exaustão
	88,42
	61,6
	61,19
	56,65
	Amortização
	-
	-
	-
	-
	Impostos Diferidos
	-8,89
	-3,11
	-4,01
	-5,24
	Itens não Monetários
	31,55
	18,8
	21,75
	15,12
	Recebimentos
	-
	-
	-
	-
	Pagamentos em Espécie
	-
	-
	-
	-
	Impostos Pagos
	-
	-
	-
	-
	Juros Pagos
	4,83
	3,82
	1,52
	0,09
	Capital de Giro
	-39,86
	46,07
	-91,71
	21,8
	Fluxo de Caixa das Atividades de Investimento
	-64,68
	-49,62
	-58,85
	-51,31
		Despesas de Capital
	-59,62
	-49,62
	-58,85
	-51,31
	Outros Fluxos de Caixa das Atividades de Financiamento, Total
	-5,06
	-
	-
	-
	Fluxo de Caixa das Atividades de Financiamento
	-176,95
	-141,54
	-248,09
	-139,77
		Ítens de Financiamento
	-0,23
	0,41
	-0,41
	-1,83
	Total de Dividendos pagos
	-171,08
	-109,99
	-259,87
	-164,03
	Emissão de Ações (Aposentadoria), Líquido
	17,61
	-6,34
	14,11
	0,38
	Emissão de Dívida (Aposentadoria), Líquido
	-23,25
	-25,61
	-1,92
	25,72
	Efeito do Câmbio
	-
	-
	-
	-
	Variações Líquidas no Caixa
	44,28
	171,72
	-55,93
	96,66
	Saldo Inicial em Caixa
	-15,3
	191,13
	100,67
	-
	Saldo Final em Caixa
	28,98
	362,85
	44,74
	-
	Fluxo de Caixa Livre
	221,24
	313,26
	192,15
	-
	Crescimento do Fluxo de Caixa Livre
	-
	-
	-
	-
	Rendimento do Fluxo de Caixa Livre
	-
	-
	-
	-
O fluxo de caixa de uma empresa distingue-se do DRE por ser elaborado dentro do chamado “regime de caixa”, em oposição ao “regime de competência” seguido pelo DRE. No regime de competência, os valores financeiros são registrados nos momentos em que acontecem os eventos que os originam. Por exemplo: a receita da companhia é registrada no momento em que o pedido é faturado e o bem é entregue ao cliente final. Porém, é fácil perceber que este não é necessariamente o momento em que o caixa se torna disponível para a companhia. Por exemplo, o cliente pode não ter optado pelo pagamento à vista. Neste exemplo hipotético, o DRE iria capturar essa transação imediatamente, mas o fluxo de caixa só iria capturar a transação quando o cliente efetivamente fizesse o pagamento à empresa. Esta é, portanto, a diferença fundamental entre os dois demonstrativos e os dois regimes contábeis. A imagem acima exemplifica um fluxo de caixa simplificado, com suas três categorias básicas: atividades operacionais, atividades de investimento e atividades de financiamento.
3.6 Destaques Consolidados Cia Hering
3.7 Análise Desempenho Cia Hering
Cia Hering em 2019 apresentou melhor desempenho comparado ao mesmo trimestre de 2020, onde teve receita bruta 33% maior que 2020, neste ano 2020, Cia Hering tomou decisões de ajustar suas coleções e optou por cancelar coleção de verão, com intuito de diminuir riscos de estoque em sua rede de parceiros e também na Cia., em virtude da pandemia Covid-19, mesmo com retomada gradualdas lojas, teve destaques na melhora sell-out, com vendas acima das projeções iniciais, cujo resultado já pode ser observado com reposição de estoque em todos os seus canais de vendas.
Fonte/https://api.mziq.com/mzfilemanager/v2/d/5532dc5b-7c76-4c5e-bb49-01cf77b7dac1/35250e8d-ab4d-760a-6abc-5c05abe7b3b7?origin=2
3.8 Orçamento 
O tipo de orçamento utilizado pela Cia Hering é o Estratégico, segundo informações financeiras disponíveis da empresa. 
Ao que se refere aos tipos de orçamento empresarial, o de planejamento estratégico é aquele define toda a estrutura para a construção do orçamento anual. Com isso diminuem-se os riscos e a tomada de decisões equivocadas.
Diante do orçamento de planejamento estratégico vários cenários são colocados em discussão para que qualquer possibilidade possa ser vislumbrada e analisada.
Seja para mensurar a criação de novos produtos, abertura de novas unidades da empresa, projetando quais as consequências de cada uma das decisões. Normalmente por meio dele a empresa consegue estabelecer metas e objetivos mais claros para cada setor.
3.9 Situação Atual Cia Hering
Neste mês de novembro de 2020 CIA HERING (HGTX3) divulgou alguns dados da empresa, que teve crescimento 142,5% em comparação com mesmo período do ano passado e melhor que consenso da Bloomberg de prejuízo de 3,25 milhões de reais. Receita liquida somou 257,8 milhões de reais no período, teve queda de 34% na mesma base de comparação. Reportou lucro de 155,5 milhões de reais no terceiro trimestre. Estes números estão atrelados aos créditos tributários, valor aproximado de 178,3 milhões de reais no período, apesar do números positivos foi registrado queda de 17 pontos em vendas em todas as lojas.
Com a retomada gradual das lojas, após as paralisações por conta pandemia do Covid-19, Cia Hering reportou movimentos de reposição em todos os canais, sinal de positividade para próximo trimestre.
Por Paula Barra /Publicado em: 04/11/2020 às 20h17Alterado em: 04/11/2020 às 21h32
Fontehttps://exame.com/mercados/no-radar-lucro-da-hering-no-3-tri-supera-estimativas-e-mais-4-balanco
4 CONCLUSÃO
Ao longo deste trabalho, buscou-se estudar em profundidade as características operacionais do negócio da Cia. Hering, a fim de se criar a base de conhecimento necessária para a modelagem das projeções financeiras da companhia.
No que diz respeito às características do mercado no qual a companhia está inserida, pode-se observar que se trata de um segmento extremamente cíclico e competitivo, mas também muito extenso. 
Quanto aos canais utilizados pela empresa para atingir esse mercado, pode-se verificar que se trata de um modelo fragmentado em 4 canais distintos: multimarcas, franquias, lojas próprias e webstores. Essa apreciação é de suma importância para uma projeção adequada das finanças da companhia, pois cada canal possui uma dinâmica de crescimento e um potencial distinto.
A Cia Hering é uma empresa que visa resultados satisfatórios de lucros, e pra isso está em constate adaptação e realizando melhorias de maquinários e capacitação de funcionários, lembrado que estamos falando de uma empresa centenária. 
Com margens excelentes e grande expectativa em possíveis criações de novas marcas para o portfólio da empresa, conjuntamente com seus sólidos fundamentos, a Cia. Hering mostra-se ainda com um excelente potencial de crescimento e disposta a aproveitar todas as oportunidades do ramo.
5 REFERENCIAS
ASSAF NETO, Alexandre. Estrutura e Análise de Balanços: Um Enfoque Econômico Financeiro. 8 ed. São Paulo, SP. Atlas, 2006. 371p.
CIA. HERING. Apresentação Institucional 2018. Cia. Hering. [S.l.], p. 64. 2018.
CIA. HERING. Demonstrações Financeiras Padronizadas. Cia. Hering. [S.l.].
CIA. HERING. Formulário de Referência 2019. Cia. Hering. [S.l.], p. 325. 2019.
Revista Exame. Exame Melhores e Maiores de 2010. Editora Abril, 2010
https://exame.com/mercados/no-radar-lucro-da-hering-no-3-tri-supera-estimativas-e-mais-4-balancos
https://br.investing.com/equities/cia-hering-on-nm-balance-sheet