Buscar

UNIVERSIDADE PAULISTA - PIM II-1

Prévia do material em texto

5 
 
5 
 
11 
 
 
UNIVERSIDADE PAULISTA 
CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA 
 
 
 
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR II – PIM II LOGÍSTICA: 
Empresa Remasstec Sorocaba 
 
 
 
 
 
 
 
SOROCABA 
2019 
 
 
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR II – PIM II LOGÍSTICA: 
 	Empresa Remasstec Sorocaba 
 
O Projeto Integrado Multidisciplinar é apresentado ao curso de “Logística” da Universidade Paulista – UNIP 
como um requisito de avaliação parcial das disciplinas envolvidas no semestre. 
 	 	 	 	 
 Orientador: Prof. José Geraldo J. Garcia 
 
 
 
 
SOROCABA 
2019 
RESUMO 
O Projeto Integrado Multidisciplinar do curso de Gestão Tecnológica em Logística aborda o levantamento de informações da empresa Remasstec, que atua no ramo de manutenção de máquinas e ferramentas pneumáticas de Sorocaba e relaciona dados relevantes sobre sua fundação, funcionamento, ramo de atividade, interpessoais, contabilidades, operação por categoria e produto. O presente projeto foi baseado em pesquisas e visita técnica na empresa, sobre o funcionamento da empresa e a prestação de serviços oferecido, visando sempre prover serviços de qualidade, segurança e comprometimento atribuído no trabalho desenvolvido pela empresa. Levando em consideração o crescimento de desenvolvimento estabelecido mediante o porte de microempresa. Dessa forma foi apontadas algumas sugestões e recomendações, com o intuito de ajudar nos processos junto à empresa, tais como: auxilio na administração, elaboração da estrutura física e organizacional. 
 
Palavras chaves: Manutenção. Pneumáticas. Máquinas. 
 
 
 
 
 
ABSTRACT 
The Multidisciplinary Integrated Project of the Technological Management in Logistics course addresses the information gathering of the company Remasstec, which operates in the field of maintenance of Sorocaba pneumatic machines and tools and lists relevant data about its foundation, operation, field of activity, administrative characteristics, inventory control planning, interpersonal relationships, accounting, category and product operation. The present project was based on research and technical visit in the company, about the company's operation and the services offered, always aiming to provide quality services, safety and commitment attributed to the work developed by the company. Taking into account the growth of development established through micro enterprise size. Thus, some suggestions and recommendations were pointed out, in order to help in the processes with the company, such as: assistance in the administration, elaboration of the physical and organizational structure. 
 
Keywords: Maintenance. Pneumatic. Machines. 
 
SUMÁRIO 
 
1 INTRODUÇÃO .................................................................................................... 5 
2 FUNDAMENTOS E IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA ........................................ 6 
2.1 Atendimento ao ciente e satisfação em relação ao lead time ....................... 6 
2.2 Processamento de pedidos ............................................................................. 6 
2.3 Transporte ......................................................................................................... 6 3 CONTABILIDADE .............................................................................................. 7 
3.1 A importância da contabilidade para empresa ............................................... 7 
3.2 Relações da contabilidade na logística .......................................................... 7 
3.3 A empresa Remasstec e sua contabilidade ................................................... 8 
3.4 Ativo, passivo e patrimônio líquido ................................................................ 8 4 ESTATÍSTICAS APLICADA............................................................................... 9 
4.1 Gráfico de Market Share ................................................................................... 9 
4.2 Estrutura de mão de obra .............................................................................. 11 
5 PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUES ......................................... 11 
5.1 Estoque ............................................................................................................ 12 
5.2 Ideias de Melhorias ......................................................................................... 14 
6 PLANEJAMENTO E OPERAÇÃO POR CATEGORIA DE PRODUTO ........... 14 
7 DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS ............................................. 16 7.1 A Importância das Relações Interpessoais nas Empresas ......................... 16 
7.2 Fatores Determinantes das Relações Interpessoais ................................... 16 
7.3 O Relacionamento Interpessoal no Ambiente de Trabalho ........................ 17 
8 CONSIDEÇÕES FINAIS ................................................................................... 18 
REFERÊNCIAS ......................................................................................................... 19 
 
 
1 INTRODUÇÃO 
Este projeto de pesquisa Multidisciplinar – PIM II tem como tema a gestão de logística e como referência a empresa Remasstec. O projeto foi desenvolvido com base em visitas técnicas que os integrantes do grupo fizeram na empresa, e tem como objetivo identificar falhas no processo de produção e uma possível melhoria. 
 
 
 
 
 
2 FUNDAMENTOS E IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA 
A Remasstec é dividida em dois setores. É uma empresa de serviços, o cliente manda a máquina para conserto, ela é aberta e é analisado o que precisa ser feito, e então é feito um levantamento de quanto ficará para arrumar e é passado ao cliente o orçamento. 
É enviado para o cliente o valor do orçamento. Junto com o preço de uma máquina nova, para ele fazer uma análise se compensa ou não arrumar. 
E o estoque, que é de pós-uso, armazenando peças de reposição, que compõem o que está faltando na Máquina. 
2.1 	Atendimento ao ciente e satisfação em relação ao lead time 
O atendimento ao cliente é feito por uma única pessoa, onde ela usa um sistema para atender os pedidos para serem processados por ondem de envio. 
O OTIF (cumprimento ou prazo de qualidade do produto) é o método utilizado pela empresa para a entrega do produto ao cliente, pois eles prezam pelo tempo combinado, e é entregue o produto com serviço de qualidade em plástico bolha e em caixas. 
2.2 	Processamento de pedidos 
A empresa tem acesso à disponibilidade do estoque da APEX TOOL GROUP (fabricante de máquina que é feita manutenções) sistema chamado CUSTUMER LINK. 
Quando acaba uma peça, automaticamente o sistema já identifica e faz o pedido para não haver ruptura e ocorrer problemas no processo. 
2.3 	Transporte 
A área de transporte é alugada, ou seja, quando é necessário entregar os pedidos aos clientes ou qualquer outro serviço que é necessário transporte, o automóvel utilizado para locomoção dos mesmos, são alugados. 
Quando vem uma peça do exterior, o fornecedor embarca a peça por avião, pois de navio não compensaria, já que a máquina é pequena, um motoboy, ou motorista terceirizado vai até o aeroporto e leva á empresa para o processo, que leva em média de 10 á 15 dias. 
3 	CONTABILIDADE 
A contabilidade é a ciência que estuda as variações quantitativas e qualitativas que acontecem dentro de um patrimônio, seja ele de uma pessoa física ou jurídica. 
Por meio da contabilidade é fornecida uma gama de informações uteis para auxiliar na tomada de decisões e na situação real, dentro de uma empresa. 
Tendo por finalidade registrar fatos e produzir informações que possibilitem ao proprietário do patrimônio o controle e o planejamento de como agir em seu patrimônio. 
3.1 	A importância da contabilidade para empresa 
Através da Contabilidade a empresa sabe o valor de seus ativos, passivos, receitas, custos e despesas, a rentabilidade e lucratividade do negócio, produtividade da mão de obra e com isso, pode realizarum bom planejamento tributário. 
Mantém também grande importância, pois a maior parte de seus relatórios são técnicos, o que dificulta o entendimento dos gestores, nesse caso a contabilidade tem papel fundamental, o de auxiliar a alta direção no entendimento e no rumo do processo decisório. 
 
3.2 	Relação da contabilidade na logística 
A logística remete às atividades de armazenagem, carga e descarga e em especial ao transporte. A contabilidade pode auxiliar no controle detalhado das operações para o perfeito funcionamento e continuidade do negócio. 
A contabilidade como responsável pelo atendimento da legislação tributária e societária, nos seus demonstrativos tradicionais contempla as informações da logística classificados como custo dos materiais ou como despesas de distribuição, não evidenciado a logística em si. Este detalhamento é função da contabilidade gerencial que pode ser adequada à logística. 
3.3 	A empresa Remasstec e sua contabilidade 
A empresa Remasstec lida com suas finanças repassando seus lucros e despesas de uma forma terceirizada para um escritório especializado em contabilidade. Com isso acaba sendo necessário ao diretor responsável fornecer todas as informações econômicas e financeiras da empresa de forma clara e objetiva ao contador. 
Segue alguns dos documentos enviados ao escritório de contabilidade por meio da empresa Remasstec: 
· Pagamentos de impostos; 
· Comprovantes da folha de pagamento; 
· Extrato bancário da empresa; 
· Pagamentos e comprovantes das despesas; 
· Notas fiscais; 
· Valores de aquisições de bens; 
 Todo esse processo é realizado mensalmente pela empresa, para garantir sua saúde financeira, verificar o total de bens acumulados, o patrimônio líquido apurado e se obtiveram os lucros almejados ou não naquele mês. 
Através dos dados obtidos a empresa Remasstec consegue organizar seus benefícios, direitos e obrigações. 
3.4 	Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido 
Ativo: O ativo na economia, nada mais é que a representação de bens e diretos da empresa. Exemplos: Saldo bancário, saldo no caixa, estoque, imóveis, automóveis, marcas e patentes, softwares e duplicatas a receber. 
Passivo: Representa as obrigações da empresa. Exemplos: Impostos a recolher, salários a pagar e fornecedores a pagar. 
Patrimônio Líquido (PL): É o resultado entre o ativo e o passivo, que representa a riqueza líquida da empresa. Exemplos: Capital social, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados. 
Tabela 1: Balanço Patrimonial (Empresa Remasstec) 
	 Ativo 
	 Passivo e PL 
	 
 Bens: 
· Dinheiro (Caixa) 
· Estoque 
· Máquinas 
 
 Direitos: 
· Títulos a Receber 
· Depósitos em Bancos 
	 
 Obrigações: 
· Fornecedores 
· Salários a Pagar 
· Empréstimos Bancários 
· Impostos a Pagar Patrimônio Liquido: 
· Capital 
· Subscrito 
· Integralizado 
Fonte: Elaborado pelos integrantes do grupo. 
4 	ESTATÍSTICAS APLICADA 
Mercado (Market Share) e Margem de Lucro: 
Situada em Sorocaba, estrategicamente localizada entre a região da grande São Paulo e Campinas, é a única empresa especializada em manutenção de maquinas e ferramentas pneumáticas de Sorocaba (furadeiras, apertadeiras, rebitadeiras, parafusadeiras pneumáticas e controladores eletrônicos). 
Ela é representante das principais marcas do segmento tais como APEX TOOL GROUP, RECOULES, DOLER, QUACKENBUSH, CLECO e DOTCO. 
 Com a concorrência em baixa em uma região extremante industrializada, tendo como parte do corpo de empresas que compõem a área, montadoras como Toyota e multinacionais do porte da Case, ZF dentre outras que utilizam destas ferramentas especificas em seu processo produtivo, podemos afirmar que temos uma demanda agressiva e um ótimo cenário para a empresa. 
4.1 	Gráfico de Market Share 
Por ser representante exclusivo dos principais fornecedores e a escassez de concorrência na região onde está situada atende a maior parte da demanda. 
Gráfico 1: Market Share 
 
Fonte: Elaborado pelos integrantes do grupo. 
 
A lucratividade da empresa aumentou em cerca de 30% depois de fechado o contrato de manutenção com indústrias de grande porte como a EMBRAER e ZF, essas empresas pagam um valor mensal para a realização de visitas técnicas e acompanhamento das máquinas. 
Além disso, ela ainda presta serviços de manutenção emergências a outras empresas e venda de ferramentas. Com a diversificação dos clientes a empresa vem fechando no azul e reinvestindo em si. 
Seus custos principais são de aluguel do local onde se situa a empresa, salários e contas principais como água, luz e etc. Todos os equipamentos usados para manutenção são próprios e já estão pagos. 
Os funcionários terceirizados, como os técnicos, são pagos apenas quando realizam algum serviço e os vendedores recebem um valor em cima de um contrato fechado. Sua porcentagem de custo é baixa em vista do lucro da empresa. 
Gráfico 2: Margem de Lucro 
 
Fonte: Elaborado pelos integrantes do grupo. 
4.2 	Estrutura de Mão de Obra 
A empresa possui um diretor que é engenheiro de automação, dois técnicos de mecânica e uma pessoa responsável pelo RH. Essas 4 pessoas são registradas pela empresa e fazem sua jornada de trabalho dentro dela. 
A Remastecc terceiriza algumas de suas funções como, 2 técnicos de mecânica que fazem as visitas, 2 vendedores que buscam fidelizar mais empresas, um escritório que faz toda a parte contábil e uma empresa de frete para buscar e entregar as ferramentas. Em parcerias com seus fornecedores, desenvolve e qualifica seus colaboradores através de treinamentos, cursos e feiras na área de mecânica e automação. 
Gráfico 3: Estrutira de Mão de Obra. 
 
Fonte: Elaborado pelos integrantes do grupo. 
5 	PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUES 
A Remasstec é uma empresa criada em 1996 com foco em comércio de suprimentos industriais. Após um período, percebeu-se que o mercado estava carente de manutenção industrial, ferramentas pneumáticas / eletrônicas e automação e com isso acabou se curvando para esta área, com a intenção de oferecer serviços de manutenção e suporte técnico. 
 Onde hoje conta com muitos clientes, sendo dos mais importantes das categorias aeroespacial Embraer, Latecoere e Sobraer, da categoria automotiva a General Motors, Mercedes-Benz, Volkswagen, e as Indústrias ZF, Siemens e Apex Tool Group. 
A empresa trabalha com maquinas do tipo apertadeiras, torqueadeiras furadeiras, rebitadeiras e galifons hidráulicos e pneumáticos, das linhas Cleco,Dotco, Doler, Quackenbush e Recoules, todas fornecidas pela Apex Tool Group sendo essa sua maior fornecedora. 
Hoje a Remasstec em parceria com a Apex Tool Group, recebeu um certificado e está autorizada a comercializar a linha de ferramentas Cleco, e capacitada a efetuar manutenções, atuando como distribuidor associado e centro de serviços. 
Por ser uma empresa pequena, em processo de crescimento, ainda não é utilizado muitos métodos de gerenciamento do estoque, as peças ficam em uma casa alugada ao lado do barracão onde fica a empresa e é utilizada de estoque. 
Para ter acesso a ela, é necessário que saia da empresa, destranque a porta da casa (estoque) procurar a peça que esteja precisando naquele momento, no meio de várias caixas sem identificação. 
E assim continuar a manutenção da ferramenta, esse é o gargalo da empresa referente ao seu lead time, com os funcionários precisando sair da empresa para buscar as peças no estoque. Vale ressaltar que o lugar onde é destinado para a manutenção, fica no segundo andar da empresa. 
5.1 	Estoque 
O estoque é fundamental para as empresas, pois através dele são prevenidas perca de vendas, parada da produção por falta de MP (matéria-prima), pode se ter um valor de venda acessível a seus clientes, levandoem consideração os altos e baixos custos dos pedidos. 
Mas saber controlar bem o estoque é essencial, pois tem custos envolvidos, quanto maior for seu estoque, mais funcionários terá que ter para manter o controle, também tem a questão de que caso a demanda da sua empresa caia, pode ser que perca produtos pela validade deles, por isso é bom estudar seus clientes, o mercado financeiro e seus concorrentes. 
Na Remasstec por ser uma empresa de serviço de manutenção em ferramentas industriais, seu estoque não corre o riso de perca por validade, uma vez que grande parte do seu estoque é formado por peças de aço. 
Grande parte dos produtos que a Remasstec faz pedido de compra é na maioria das vezes por necessidade, nem sempre o que precisa tem na empresa, o que leva a importação de produtos. 
O tempo de devolução da ferramenta (lead time) ao cliente desde o momento que chega à empresa, é de 3 a 5 dias (sem contar o tempo de análise e a espera da resposta do cliente com o orçamento em “mãos” se aprova ou não o serviço, com isso levaria de 15 a 20 dias). Caso a ferramenta precise de alguma peça importada, o lead time levará em torno de 75 a 90. 
· Tipo de estoque utilizado: O estoque utilizado pela empresa é o ESTOQUE PÓS-VENDA, esse estoque é composto por materiais que são utilizados para repor algum produto que deu problema, ou que está em manutenção preventiva. 
Exemplo - Carros: pneus, limpadores de para-brisa, discos de freio; são peças do carro que em um determinado momento precisa ser trocado, esses produtos entra como (pós-venda) pois o carro já foi vendido e agora preciso ter peças de reposição que podem vir futuramente quebrar ou atingir sua vida útil. 
No caso a empresa Remasstec armazena borrachas, arruelas, parafusos..., que são utilizados na maioria das ferramentas que vão para conserto. 
· Sistema de manutenção de estoque: 
Inventario anual: A empresa utiliza o inventario anual, é feito sempre no começo do ano, sua acuracidade gira em torno dos 96% e 97%. 
Inventario rotativo: é feito mensalmente, ou seja, uma vez no mês a empresa faz o inventario de algumas peças mais importantes que existem no estoque e que tem uma demanda bem maior, como arruelas e borrachas. 
 
 
– Parâmetros para o ressuprimento do estoque; 
O ressuprimento do estoque vai muito pela necessidade que a empresa está no momento, o que se pode dizer é que importação tem bastante, a cada 15 dias tem de 4 a 6 pedidos de importação. 
5.2 	Ideias de Melhorias 
Nós demos a ideia de a área de manutenção descer e ficar ao lado do estoque, abrir uma porta de acesso já que a casa é do lado da empresa, e em cima subir o refeitório e o escritório administrativo, isso evitaria problema com funcionário subindo e descendo escada com coisas pesadas nas mãos (já que a empresa não possui elevador). 
Outra ideia de melhoria para a empresa seria a aplicação de sistemas de informação do tipo (TOTVS, América Soft, Sicof, Saap...) para um melhor controle do estoque e facilidade nas vendas, uma vez que os clientes possam acessar seu estoque por esses sistemas. 
6 	PLANEJAMENTO E OPERAÇÃO POR CATEGORIA DE PRODUTO 
É um processo que consiste em gerenciar as categorias como estratégias de negócios, para se ter resultados melhores a seus clientes. 
O gerenciamento por categoria ele é uma ferramenta entre o fornecedor e o varejo onde há uma otimização do retorno sobre o seu investimento, aumentar o consumo, reduzir seus custos e melhorar a competitividade frente aos seus concorrentes e agregar seu valor ao cliente. 
A Remasstec tem um diferencial, pois ainda se torna a única em Sorocaba que faz as manutenções preventivas, corretiva e assistência técnica e instalação. Na manutenção preventiva é especializa em furadeiras, apertadeiras etc. Tendo a prioridade de controle e monitoramento com o objetivo de impedir falhas no desempenho do equipamento. 
A manutenção corretiva é efetuada após a ocorrência de uma falha ou pane assim destinada a recolocar um item em condições de executar uma função requerida. Já a assistência técnica e instalação e desenvolver o projeto e toda infraestrutura necessária para o projeto. 
A Remasstec procura ser eficiente e fornecer a seus clientes a melhor combinação de custo, beneficio e qualidade em cada etapa da produção. A categoria de produtos ou serviços que os consumidores percebem como interrelacionados ou substituíveis para atender a alguma necessidade. 
Como representa a figura abaixo: 
 
Figura 1: 
Planejamento Remasstec
.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fonte:
 
Elaborado pelos integrantes do grupo.
 
Planejamento das
 
necessidades de
 
materiais
 
Registros de 
estoque
 
Lista de 
Materiais 
 
Ordens de 
trabalho
 
Planos de 
materiais
 
Ordens de 
compras
 
Previs
ã
o de 
entrega 
 
Programa
çã
o 
mestre
 
Pedidos
 
 Remastec utiliza três tipos para manter o estoque: 
· Estoque isolador: Que também chamado de estoque de segurança, tem com o propósito compensar as incertezas inerentes a fornecimento e demanda. 
· Estoque de canal de distribuição: Existe porque o material não pode ser transportado ate o fornecimento. 
· Estoque de ciclo: Ocorre porque um ou mais estágios na operação não podem fornecer todos os itens que utiliza simultaneamente. 
O estoque é habitualmente gerenciado através de sistemas de informações computadorizados e também manualmente por eles, que tem algumas funções, como atualização dos registros de estoque, geração de pedidos das peças que mais utilizam previsão de demanda, relatórios comparativos como a curva ABC. 
A Remastec possui uma categoria de peças armazenadas para o consumo de reformas nos equipamentos, como a empresa ela busca as maquinas da Embraer, Volkswagen, Caterpillar, Dana, ZF, para se fazer a manutenção das peças se preciso trocá-las se for necessário. Como são peças pequenas de fácil manuseio o armazenamento são em pequenas gavetas para estante, elas são identificadas por códigos numéricos. 
7 	DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS 
As relações interpessoais estão ligadas diretamente aos comportamentos que determinam o grau de convívio na sociedade e dentro de uma organização. 
Em qualquer organização o relacionamento interpessoal é fundamental, são as pessoas que movem os negócios, que estão por trás dos lucros e de todo bom resultado, por isso é importante investir nas relações humanas. 
7.1 	A Importância das Relações Interpessoais nas Empresas 
O conceito de relacionamento interpessoal se dá pela interação entre duas ou mais pessoas. 
A todo o momento estamos interagindo, seja em casa, na comunidade, no ambiente social e principalmente no ambiente de trabalho. Mas na verdade nos relacionamos com as pessoas de forma automática. Nos acostumamos em agir e nos expressar de determinada forma, como uma marca registrada. Marca baseada no que somos e no que aprendemos na prática desta interação. 
7.2 	Fatores Determinantes das Relações Interpessoais 
Na relação interpessoal, o que define o tipo de interação que se estabelece entre as pessoas é o fator personalidade. Ou seja, a partir das características individuais de cada pessoa, é determinada a forma como ela se relaciona com o outro. 
Desse modo a empresa Remastecc busca com objetivo inserido entender e motivar seus funcionários com a comunicação clara e transparente, especialmente de forma que compreendam como eles podem contribuir para que a empresa alcance seu objetivo. 
Com base nisso, o diretor geral procura sempre conversar com os colaboradores sobre os resultados da empresa, as metas e objetivos, as possibilidades de crescimento e as formas como o funcionário pode evoluir profissionalmente. 
7.3 	O RelacionamentoInterpessoal no Ambiente de Trabalho 
É a forma como as pessoas se relacionam e interagem dentro de um grupo ou de um ambiente micro ou macro. Estamos constantemente nos relacionando e interagindo a todo o momento, em qualquer lugar. Trocamos informações, experiências e percepções, sem nos dar conta das informações e mensagens subliminares que estamos passando. Cada pessoa tem uma personalidade, um modo de ser e agir, este modo é o que determina o tipo de relação que temos com os demais. 
No ambiente corporativo na relação interpessoal no trabalho, ou seja, a interação entre as pessoas e equipes, constitui fator chave para alinhamento entre a estratégia da empresa e a operacionalização de toda a engrenagem operacional organizacional. Mas este fator pode influenciar todos os processos. As empresas são formadas por um conjunto de pessoas, que necessitam relacionarem-se entre si para que tudo funcione bem. 
Segundo Serge Moscovici, um psicólogo Social que se erradicou na França, a interação na empresa ocorre em dois níveis. O primeiro é a tarefa que ela executa individualmente e em grupos, e que podemos observar. O segundo nível é socioemocional que está diretamente relacionado com as emoções e sentimentos gerados pela convivência diária. 
Mas esses dois níveis estão interligados. Se os sentimentos são positivos, a produtividade é satisfatória com relação a tarefa designada, mas caso o clima emocional não seja bom ou satisfatório, tarefa tende a sofrer os efeitos despertando emoções negativas. 
Portanto se os relacionamentos interpessoais são construtivos, colaborativos ou permeados por laços de amizade ou afeto, é possível uma boa interação e coesão grupal, mas caso haja um clima desfavorável no nível emocional, toda a interação é comprometida e consequentemente o trabalho. Não basta ter competência técnica, é preciso ter competência emocional. 
8 	CONSIDEÇÕES FINAIS 
Depois da visita do grupo a empresa, conseguimos uma segunda visita para ajudá-los a organizar o estoque, onde antes ficava em caixas no chão, foi para prateleiras identificadas, a sala administrativa subiu para onde ficava a área de manutenção e a mesma desceu, ficando assim mais próximo do estoque. 
Podemos ter uma boa noção de como é a empresa referente a cada área de nossas matérias, entendemos bem, e os donos da empresa gostaram da nossa visita, uma vez que segundo eles, isso é muito importante. 
Quisemos pegar uma empresa em crescimento para aplicar ideias, sabíamos que seria difícil, mas conseguimos. 
A empresa cresceu bastante nos últimos anos e a tendência é de um crescimento ainda maior nos próximos. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
REFERÊNCIAS 
 
· Visita técnica a empresa; 
· Diálogo com os colaboradores da empresa; 
“Comercio, manutenção e assistência técnica de máquinas.” REMASSTEC, 2018. Disponível em: <http://www.remasstec.com/> Acesso em: 15 de Nov. de 2019. 
"Conceito de Contabilidade" em Só Contabilidade. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2019. Disponível em: 
<https://www.socontabilidade.com.br/conteudo/conceito.php> Acesso em: 15 de 
Nov. de 2019.

Continue navegando

Outros materiais