A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
20 pág.
APOL 1 NOTA 100

Pré-visualização | Página 1 de 6

Questão 1/10 - Sistemas de Informação Gerencial
Os sistemas de informações contam com elementos humanos, tecnologias e procedimentos (processos). Sob o ponto de vista tecnológico, consideram-se os elementos: software, hardware e rede de dados.
Observe a figura:
Fonte: FURTADO. L., 2020. Rota de Aprendizagem 1. Sistemas de Informações. Uninter.
A respeito dos elementos de um sistema de informação, relacione as colunas
	Elementos de Sistema de Informação
	Descrição
	1) Software
	(      ) Links que unem os computadores.
	2) Hardware
	(      ) responsável pelo armazenamento e recuperação das informações processadas pelo Software
	3) Rede de Dados
	(      ) parte lógica dos sistemas de informação.
	4) Banco de Dados (BD)
	(      ) trata-se dos componentes físicos.
 
Selecione a alternativa que apresenta a sequência CORRETA das respostas.
	
	A
	4, 3, 1, 2
	
	B
	2, 1, 3, 4
	
	C
	1, 3, 4, 2
	
	D
	1, 4, 3, 2
	
	E
	3, 4, 1, 2
GABARITO:  letra e (3, 4,1,2)
Rota 2, p. 6
- Software: parte lógica dos sistemas de informações, comandam o processamento com auxílio do hardware e das redes de dados.
- Hardware: tratam-se de todos os componentes físicos, os computadores, vídeos, teclado, discos rígidos, cabos, etc.
- Rede de dados: são os links que unem os computadores, ou seja, a rede em si; a mais famosa é a internet, no entanto, existem redes privadas de dados, especialmente em empresas.
- BD, é o Banco de Dados, que é um software responsável pelo armazenamento e recuperação das informações processadas pelo software.
Questão 2/10 - Sistemas de Informação Gerencial
As TICs – Tecnologias da Informação e Comunicação - são utilizadas das mais diversas formas, na indústria (no processo de automação), no comércio (no gerenciamento, nas diversas formas de publicidade), no setor de investimentos (informação simultânea, comunicação imediata) e na educação (no processo de ensino aprendizagem, na Educação a Distância). O desenvolvimento de hardwares e softwares garante a operacionalização da comunicação e dos processos decorrentes em meios virtuais. No entanto, foi a popularização da internet que potencializou o uso das TICs em diversos campos. A democratização da informação, aliada à inclusão digital, pode se tornar um marco dessa civilização. Contudo, é necessário que se diferencie informação de conhecimento. Sem dúvida, vivemos na Era da Informação.
Fonte: Thais Pacievitch. Disponível em: https://www.infoescola.com/informatica/tecnologia-da-informacao-e-comunicacao/. Acesso em: 14/02/2021
No texto acima, a autora cita as aplicações das TICs e explica que foi a popularização da internet que potencializou o uso das TICs em diversas áreas. Abaixo selecione a alternativa que é uma definição de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC.
	
	A
	Conjunto formado por rede de computadores e satélites interligados.
	
	B
	Conjunto de grandes datacenters e a computação em nuvem para armazenamento das informações.
	
	C
	Conjunto formado por hardware, software, tecnologia de armazenamento e tecnologia de comunicações.
Gabarito: Letra C
Rota 3, página 3.
Conjunto formado por hardware, software, tecnologia de armazenamento e tecnologia de comunicações.
	
	D
	Conjunto formado pelos gigantes da tecnologia Google, Amazon e Microsoft.
	
	E
	Conjunto de tecnologias de cabeamento de redes e redes de dados.
Questão 3/10 - Sistemas de Informação Gerencial
Observe a tirinha:
Disponível em: https://atividadesdeportugueseliteratura.blogspot.com/2016/09/atividade-com-tirinha-para-trabalhar.html. Acesso em 15/01/2021.
Woodstock, o pássaro amigo do Snoopy, mudou-se e está informando o novo endereço para o amigo. Nas rotinas dos processos organizacionais também há necessidade de circulação de informações, nesse contexto leia as frases:
I. As informações devem ser divulgadas para todos nas organizações, gerando assim a transparência necessária no processo.
II. O colaborador necessita de todas as informações disponíveis na organização para o cumprimento de suas tarefas.
III. As informações devem ser divulgadas a quem interessa e no momento certo.
Estão corretas as frases:
	
	A
	I apenas
	
	B
	II apenas
	
	C
	III apenas
Rota 1, página 6
I. Será que todas as informações são passíveis de serem divulgadas para todos? Não. Somente as informações necessárias para o desenvolvimento de suas atividades. As informações estratégicas só dizem respeito aos gestores que tomam as decisões.
II. Cada colaborador precisa das informações úteis e necessárias para suas atividades, não de informações desnecessárias para que ele cumpra suas tarefas. 
III. Não se trata de censura ou algo do tipo, mas sim de preservar informações importante, que devem ser divulgadas a quem interessa e no momento certo para que não prejudique as atividades e planejamento da organização.
	
	D
	II e III apenas
	
	E
	I e III apenas
Questão 4/10 - Sistemas de Informação Gerencial
Em se tratando de informações, uma empresa precisa ter a segurança e o controle como prioridades. A segurança abarca as políticas, os procedimentos e as medidas técnicas usadas para impedir acesso não autorizado, alteração, roubo ou danos físicos a sistemas de informação.
LAUDON, K. C.; LAUDON, J.P. Sistemas de Informação Gerenciais. revisão técnica Belmiro do Nascimento João ; [tradução Célia Taniwaki]. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014. (Adaptado).
Considerando as ideias do texto, analise a seguinte situação hipotética.
Uma empresa possui políticas que definem os critérios do acesso às informações, como exemplo de uma de suas políticas, a empresa optou por não disponibilizar para quem trabalha na linha de produção os dados dos clientes. Com base nessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A empresa tomou uma decisão assertiva, pois esses colaboradores não têm contato com os clientes. Informações de clientes servem para uso dos colaboradores e setores que necessitam fazer contatos com clientes.
PORQUE
II. Não se trata de censura ou algo do tipo, mas sim de preservar informações importantes, que devem ser divulgadas a quem interessa e no momento certo para que não prejudique as atividades e planejamento da organização.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Gabarito: letra A (As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.)
Rota 1, página 5 e 6
- Assertiva I é verdadeira. Cada colaborador precisa das informações úteis e necessárias para suas atividades, não de informações desnecessárias para que ele cumpra suas tarefas.
- A II justifica a I, pois as informações devem ser disponibilizadas a quem interessa e no momento certo.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 5/10 - Sistemas de Informação Gerencial
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos gasta mais em tecnologia da informação do que qualquer outra organização no mundo — 34,1 bilhões de dólares no ano fiscal de 2013, para ser exato. Como todas as áreas do governo federal norte-americano estão sofrendo pressão para reduzir gastos, os militares foram orientados a cortar seu orçamento de infraestrutura de TI em 30%. Inicialmente, o Pentágono deve reduzir seu número de datacenters (dependências dedicadas ao processamento e armazenamento de dados em computadores e a redes de comunicação). O número de datacenters do governo federal norte-americano cresceu rapidamente, passando de 423 em 1992 para 2.094 em 2011. Especialistas acreditam que muitos deles são subutilizados e que seus gastos superam o orçamento, sendo apenas 27% de sua capacidade efetivamente utilizada. O Gabinete de Gestão e Orçamento identificou 800 datacenters que deverão ser fechados

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.