Buscar

MAPA Teologia Biblíca


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

TEOLOGIA BÍBLICA
Bacharelado em Teologia
	ACADÊMICO: Kirla da Costa Pereira
	RA: 20076930-5
	POLO: Contagem - MG
a)      Elabore um texto de 5 a 10 linhas indicando como conhecer o contexto histórico de elaboração do texto de Ex 7,8-13 ajuda a entender qualquer um de seus aspectos.
O conhecimento do contexto histórico é de extrema importância, pois, além de evidenciar o verdadeiro significado de vários aspectos citados, revela ainda mais a Grandiosidade de Deus. Um desses aspectos, é a simbologia da serpente e do sol, ao qual, o faraó se intitulava e era reconhecido, como uma serpente e filho do sol. Através dessa ideologia, pode-se perceber o verdadeiro sentido entre os prodígios relacionados com a serpente e o sol, trazendo assim um significado diferente de quando o contexto histórico não é conhecido. Portanto, esse conhecimento é essencial para a interpretação correta do texto, pois, é através dele que há um aprofundamento maior e o conhecimento do verdadeiro sentido do texto (SCHWANTES, 2010). 
b)      Levante duas características teológicas presentes em Ex 7,8-13, indicando uma justificativa a partir do próprio texto bíblico. Cada característica deve ser apresentada entre 3-7 linhas.
Uma das características teológicas encontrada no texto Ex 7,8-13 é a obediência que como fiéis, devemos ter para com Deus. Assim como Moisés e Aarão tiveram, ao obedecer ao Senhor. Representada no versículo 10; “Moisés e Aarão para faraó e fizeram assim como ordenara Javé: e lançou Aarão sua vara em direção das faces de faraó e em direção das faces de seus ministros, e aconteceu para serpente.” (SCHWANTES, 2010, p. 2-3).
E outra característica é Soberania de Deus, que Ele é Senhor dos senhores, onde a vara de Aarão devora as varas dos sábios e feiticeiros do faraó. Demonstrado no versículo 12; “E lançou cada homem a sua vara, e aconteceram para serpentes, e devorou a vara de Aarão as suas varas.” (SCHWANTES, 2010, p. 3). 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
SCHWANTES, Milton. Já está vencido! Êxodo 7,8-13 – primeiro prodígio. Âncora, São Paulo, v. 5, abr. 2010.
ZABATIERO, Júlio Paulo Tavares. Teologia Bíblica. Maringá, PR: UniCesumar, 2016.
​