Buscar

Avaliação final discurssiva de micologia clínica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Micologia Clínica e Virologia Clínica (17529)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:670162) ( peso.:4,00)
	Prova:
	31700971
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	O HIV é uma doença causada por um retrovírus. No Brasil, o primeiro caso foi registrado em 1980, mas confirmado apenas dois anos mais tarde, quando a Aids foi reconhecida. Descreva como deve ser realizado o diagnóstico laboratorial desta doença.
	Resposta Esperada:
O diagnóstico é realizado por vários testes, como os testes rápidos, que são simples de detecção para anticorpos contra HIV, os quais utilizam amostras de sangue obtidas por uma punção capilar, sendo o resultado disponibilizado em minutos. Após o resultado, em caso positivo, é necessária a realização de outros testes para a confirmar o resultado, realizando os testes imunoenzimáticos do tipo ELISA e posterior a realização de um teste molecular, a fim de eliminar um resultado falso-reagente.
	2.
	A coleta adequada e um bom processamento das amostras auxiliam na obtenção de um diagnóstico micológico adequado. Frente a essas condições, recomenda-se uma adequação com exames micológicos e amostras biológicas dos pacientes, tais como: sangue, escarro, pontas de catéteres intravasculares, líquido peritoneal e urina. Com relação ao diagnóstico das micoses, disserte sobre o fluxo a ser seguido desde a recepção do paciente até o processamento dos laudos.
	Resposta Esperada:
*Recepção do paciente. *Coleta da amostra, identificação, armazenamento adequado, transporte até o laboratório. *Processo de identificação do microrganismo: engloba teste a fresco (exame microscópico), cultivo do microrganismo (cultura fúngica) em meio de cultura apropriado. * Macroscopia da colônia: nos permite a diferenciação entre os fungos filamentosos e fungos leveduriformes. *Microcultivo/Provas Bioquímicas.* Liberação do Laudo.
Parte inferior do formulário

Continue navegando