Buscar

TENDÊNCIAS%20PEDAGÓGICAS%20NA%20PRÁTICA%20ESCOLAR

Prévia do material em texto

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA PRÁTICA ESCOLAR 
 
O autor José Carlos Libâneo, na obra “Democratização da Escola Pública – A Pedagogia Crítico – Social dos Conteúdos”, fala sobre as tendências pedagógicas e também, que a prática escolar consta na concretização das condições que garantem a realização do trabalho docente. Essas condições não se reduzem ao estritamento pedagógico, já que a escola cumpre funções que lhe são dadas pela sociedade. 
As principais tendências pedagógicas usadas na Educação Brasileira são classificadas em duas grandes linhas de pensamento pedagógico: a pedagogia liberal e pedagogia progressista. 
 A tendência liberal afirma a ideia de que a escola tem o papel de preparar o aluno para conviver na sociedade de acordo com as aptidões dos indivíduos. Para isso, os indivíduos têm que aprender a adaptarem - se com os valores e regras estabelecidas na sociedade de classe onde vivem. Dessa forma, continua na perspectiva do desenvolvimento da cultura individual. A educação liberal iniciou a pedagogia tradicional e ambas conviveram na prática escolar. 
 A pedagogia progressista designa as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação. As ttendência progressista e libertadora têm, em comum, a defesa da autogestão pedagógica e o antiautoritarismo. A escola libertadora, também conhecida como pedagogia de Paulo Freire, vincula a educação à luta e organização de classe do oprimido. 
Os professores devem estudar e apropriarem – se dessas tendências, que servem de apoio para a sua prática pedagógica. Não se deve usar uma delas de forma isolada em toda sua docência. Mas, deve-se procurar analisar cada uma, e ver qual melhor convém ao seu desempenho acadêmico, com maior eficiência e qualidade de atuação. De acordo com cada nova situação que surge, usa-se a tendência mais adequada, e observa-se que hoje, na prática docente, há uma mistura dessas tendências. 
Conclui – se, portanto, que as tendências pedagógicas são um conjunto de pensamentos de filósofos e autores que falam de como a educação é compartilhada e que elas servem para basear a atuação na docência. Afinal, o ideal é mesclar algumas delas para ter mais eficácia na prática escolar e se encaixar no projeto pedagógico da instituição de ensino. 
 
Referências bibliográficas: 
SAVIANI, Demerval – Tendências Pedagógicas Contemporânea
KUENZER, Acácia A. e MACHADO, Lucélia R. S. – Pedagogia Tecnicista
MELO, Guiomar N. de – (org.) Escola nova técnicos no educação compensatória 
FREIRE, Paulo: Ação cultural para liberdade, pedagogia do oprimido e extensão ou comunicação.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Maria Adélia Chagas, acadêmica do curso de Letras da Universidade Federal do Maranhão UFMA.

Continue navegando