Buscar

Áreas de Brodmann

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ana Luísa Rubim
ÁREAS DE BRODMANN
Tipos específicos de sinais de integração, motores e sensitivos são processados em determinadas regiões do cérebro.
· ÁREAS SENSITIVAS: recebem e interpretam os impulsos sensitivos.
· Área somatossensitiva primária (áreas 1, 2 e 3): está localizada imediatamente posterior ao sulco central de cada hemisfério cerebral, no giro pós-central de cada lobo parietal. 
A área somassensitiva recebe impulsos nervosos para sensações de tato, propriocepção (posição das articulações e músculos), dor, prurido, cócegas e temperatura. Cada ponto no interior da área recebe impulsos provenientes de uma partes específica do corpo.
A principal função da área somatossensitiva primária é identificar com precisão as áreas nas quais as sensações se originam; com isso se pode saber exatamente em que parte do corpo acertar um mosquito, por exemplo.
· Área visual primária (área 17): localizada na extremidade posterior do lobo occipital principalmente na face medial (próximas a fissura longitudinal), recebe impulsos que conduzem informações visual e está implicada na percepção visual.
· Área auditiva primária (áreas 41 e 42): localizada na parte superior do lobo temporal, próxima ao sulco lateral do cérebro, recebe informação dos receptores auditivos e está implicada na percepção auditiva. 
· Área gustatória primária (área 43): localizada na base do giro pós-central, superiormente ao sulco lateral do cérebro no córtex parietal, recebe impulsos gustatórios e está implicada na percepção gustatória.
· Área olfatória primária (área 28): localizada na face medial do lobo temporal, recebe impulsos para o olfato e está implicada na percepção olfatória. 
· ÁREAS MOTORAS: iniciam os movimentos.
· Área motora primária (área 4): está localizada no giro pré-central do lobo frontal. Cada região na área motora primária controla as contrações voluntárias de músculos ou grupos de músculos específicos.
· Área da fala de Broca (áreas 44 e 45): está localizada no lobo frontal, próxima do sulco lateral do cérebro. A fala e a compreensão da linguagem são atividades complexas que abrangem diversas áreas motoras, de associação e sensitiva do córtex. Em aproximadamente 97% da população, essas áreas da linguagem estão localizadas no hemisfério esquerdo. O planejamento e a produção da fala, na maioria das pessoas, ocorrem no lobo frontal esquerdo. 
A partir da área da fala de Broca, os impulsos nervosos passam para as regiões pré-motoras que controlam os músculos da laringe, faringe e boca. 
Os impulsos da área pré-motora resultam em contrações musculares coordenadas específicas. Simultaneamente, os impulsos se propagam na área de fala de Broca para a área motora primária. A partir daí, os impulsos também controlam os músculos da respiração, para regular o fluxo adequado de ar que passa pelas pregas vocais. As contrações coordenadas dos músculos da fala e da respiração nos permitem expressar nossos pensamentos. 
Pessoas que sofrem um acidente vascular cerebral (AVC) nessa área ainda têm os pensamentos claros, mas são incapazes de formas palavras, um fenômeno referido como afasia motora. 
*A paralisia cerebral é um transtorno motor que resulta na perda do controle e coordenação musculares; é provocada por áreas motoras do encéfalo durante a vida fetal, parto ou primeiro ano de vida.
· ÁREAS DE ASSOCIAÇÃO: lidam com funções de integração mais complexas, como memória, emoções, raciocínio, vontade, julgamento, traços de personalidade e inteligência. 
· Área de associação somatossensitiva (áreas 5 e 7): encontra-se imediatamente posterior e recebe os influxos da área somatossensitiva primária, bem como do tálamo e de outras partes do encéfalo. 
Esta área nos permite determinar a forma e a textura exatas de um objeto sem precisarmos olhar para ele, determinar a orientação de um objeto com relação a outro quando são palpados e sentir a relação de uma parte do corpo com outra. Outra função dessa área é o armazenamento das memórias de experiências passadas, permitindo que comparemos sensações atuais com experiências anteriores (por exemplo, essa áreas nos permite reconhecer objetos só tocando-os).
· Córtex pré-frontal (área de associação frontal): é uma área extensa, na parte anterior do lobo frontal, que é bem desenvolvida nos primatas especialmente nos seres humanos (áreas 9, 10, 11 e 12). Esta área apresenta numerosas conexões com outras áreas do córtex cerebral, tálamo, hipotálamo, sistema límbico e cerebelo. 
Relaciona-se com a formação da personalidade, intelecto, capacidade complexa de aprendizado, lembrança de informação, iniciativa, julgamento, previsão, raciocínio, consciência, intuição, humor, planejamento para o futuro e desenvolvimento de ideias abstratas da pessoa. 
· Área de associação visual (áreas 18 e 19): localizada no lobo occipital, recebe impulsos sensitivos da área visual primária e do tálamo. Relaciona as experiências visuais presentes e passadas, e é essencial para o reconhecimento e a avaliação do que é visto (exemplo: nos permite reconhecer um objeto apenas olhando para ele).
· Área de associação auditiva (área 22): localizada inferior e posteriormente à áreas auditiva primária, no lobo temporal, permite que reconheçamos um som específico como fala, música ou ruído. 
· Área de Wernicke (área posterior da linguagem) (área 22 e, possivelmente as áreas 39 e 40): uma ampla região nos lobos parietal e temporal esquerdos, interpreta o significado da fala, por meio do reconhecimento das palavras faladas. Está ativa quando traduzimos palavras em pensamentos. 
As regiões no hemisfério direito que corresponde às áreas de Broca e de Wernicke também contribuem para a comunicação verbal, acrescentando conteúdo emocional às palavras faladas, como raiva e alegria. 
Ao contrário daqueles que sofreram AVC na área de Wernicke ainda são capazes de falar, mas não conseguem organizar as palavras de maneira coerente.
· Área de integração comum (áreas 5, 7, 39 e 40): é limitada pelas áreas de associação somatossensitiva, visual e auditiva. Recebe impulsos nervosos provenientes destas áreas e da área gustatória primária, área olfatória primária, tálamo e partes do tronco encefálico. Esta área integra as interpretações sensitivas provenientes das áreas de associação de os impulsos originados de outras áreas, permitindo a formação de pensamentos com base em uma variedade de influxos sensitivos. Em seguida, retransmite sinais para outras partes do encéfalo, para resposta adequada à interpretação dos sinais sensitivos. 
· Área pré-motora (área 6): é uma área de associação motora, situada imediatamente anterior à área motora primária. Os neurônios nessa área se comunicam com o córtex motor primário, áreas de associação sensitiva no lobo parietal, núcleos da base e tálamo. A área pré-motora lida com o aprendizado das atividades motoras de natureza complexa e sequencial. Gera impulsos nervosos que induzem a contração de grupos específicos de músculos em uma sequência específica, como, por exemplo, quando escrevemos nosso nome. A área pré-motora atua como um banco de memória para tais movimentos. 
· Área dos campos oculares frontais (área 8): no córtex frontal e é algumas vezes incluída na área pré-motora. Esta área controla os movimentos voluntários de busca dos olhos (como, por exemplo, para ler o que escrevemos).

Outros materiais