Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

O fórum da disciplina Geopolítica, Regionalização e Integração abordam sobre “A cooperação entre os Estados não ocorre simplesmente por aceitação harmônica, dá-se no princípio da reciprocidade e é com este pensamento que a reciprocidade constitui um dos princípios basilares para a cooperação entre os povos, vendo no princípio da reciprocidade o instituto necessário para fazer com que os Estados solucionem seus conflitos internacionais sem que haja ferimento à igualdade ou ao respeito entre os Estados. A aplicação do princípio da reciprocidade merece uma análise mais aprofundada em uma sociedade que tende à criação de um sistema legal supranacional. O direito internacional tradicional baseou-se no princípio da reciprocidade desde os seus primórdios em suas relações diplomáticas. Princípio da reciprocidade: herói ou vilão das nações em desenvolvimento? Obrigação-direito ou ato de cooperação internacional?”.
A existência de uma sociedade internacional exige naturalmente para a um bom gerenciamento de seus conflitos, um reconhecimento de direitos. E é nesse momento em que surge a necessidade de um Direito Internacional, instituto regulador dos conflitos da sociedade internacional. Ele aparece em condição precisamente necessária para a sobrevivência da sociedade internacional, neste cenário que se tem o Direito Internacional como condição necessária para a existência de tal sociedade, ou seja, sem o direito para regular as mais diversas relações entre a comunidade internacional, aquela sucumbiria antes mesmo de se ter como existente.
 No entanto, a cooperação entre os Estados não ocorre simplesmente por aceitação harmônica da vontade de outro ente internacional, mas sim como resultado de conflitos solucionados exatamente amparando-se no princípio da reciprocidade, e é com este pensamento que Celso Mello (2004), acredita que a reciprocidade constitui um dos princípios basilares para a cooperação entre os povos, vendo no princípio da reciprocidade o instituto necessário para fazer com que os Estados solucionem seus conflitos internacionais sem que haja ferimento à igualdade ou ao respeito entre os Estados.
 O princípio da reciprocidade, portanto, pode ser considerado como uma variante capaz de influir diretamente na formulação do Direito Internacional, e consequentemente nas relações sociais do meio internacional.
Nesse sentido a disciplina de Geopolítica é importante na formação profissional como uma importante ferramenta para o entendimento, a compreensão das novas interações e tendências dos países no cenário mundial.

Mais conteúdos dessa disciplina