Buscar

Ativ. contextualizada parasitologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
Parasitologia
Caro estudante, agora teremos uma oportunidade diferenciada de estudo, reflexão e construção de conhecimento no tema abordado em nossa disciplina de parasitologia. Percebemos que existem diversos termos parasitológicos que geram uma certa confusão como infestação e infecção, reservatório e hospedeiro, entre outros. No entanto, é fundamental que você compreende a diferença entre eles.
Então, a proposta aqui é que você produza um texto corrido de no mínimo 20 e no máximo 25 linhas elucidando as diferenças entre os seguintes termos parasitológicos: Infecção X Infestação; Hospedeiro X Reservatório; Incidência X Epidemiologia; Vetor biológico X Vetor Mecânico.
No presente texto, você deverá usar argumentos e exemplos fundamentados em uma literatura adequada ao tema, e se julgar necessário adicione outros termos, pode ficar à vontade!!
Caso você utilize material proveniente de meios digitais, indique a fonte onde ele foi adquirido. Ao final, poste no local indicado no AVA.
Infecção se refere à invasão, desenvolvimento e multiplicação de um micro-organismo no organismo de um animal ou planta, causando doenças. A invasão desencadeia no hospedeiro uma série de reações do sistema imunológico, a fim de defender o local afetado resultando, geralmente, em inflamações.
Infestações podem ser classificadas como internas ou externas, dependendo da localização do parasita em seu hospedeiro. Infestação externa ou Infestação ectoparasitica é uma condição em que o parasita vive primariamente na superfície do corpo de seu hospedeiro, como exemplos, podemos citar ácaros, carrapatos, piolhos e percevejos. Uma infestação interna ou infestação endoparasitica é uma condição em que o parasita habita primariamente o interior do corpo de seu hospedeiro e incluem, principalmente, infestações causadas por vermes. 
Reservatório é qualquer local, vegetal, animal ou humano onde vive e multiplica-se um agente etiológico e do qual é capaz de atingir outros hospedeiros. Alguns autores dizem que o reservatório vivo perfeito (animal ou humano) 
Hospedeiro é um organismo que abriga um parasita em seu corpo. O parasita pode ou não causar doença no hospedeiro.
Incidência é uma medida da ocorrência de novos casos durante um período especificado em uma população em risco de ter a doença.
Epidemiologia: É a ciência que estuda a distribuição e os determinantes dos problemas de saúde (fenômenos e processos associados) em populações humanas. É a ciência básica para a saúde coletiva, principal ciência de informação de saúde
Vetor Biológico é quando o agente etiológico se multiplica ou se desenvolve no vetor. Exemplo: Microfilárias (minúsculas larvas de vermes), parasitas responsáveis pela doença de Chagas
Vetor Mecânico é quando o parasito não se multiplica ou se desenvolve no vetor. Só serve de transporte ao parasito. Exemplos: Formigas, baratas
Fonte: 	
https://www.infoescola.com/biologia/hospedeiro/
http://www.ifcursos.com.br/sistema/admin/arquivos/09-29-10-apostila-parteii.pdf
https://www.parasitologia.org.br/

Outros materiais