Buscar

EAD - UNIDADE III - Concorrência Perfeita - Monopólio e Oligopólio

Prévia do material em texto

Mercados Consumidores
Concorrência Perfeita
Monopólio 
Oligopólio
Concorrência Perfeita
Concorrência Perfeita
È um tipo de mercado que o valor do produto vendido é determinado pelo consumidor, pelo motivo de que se tratar de produto perecível(que estraga com facilidade) o produtor cobrará pelo mesmo o valor de mercado, levando-se em conta a oferta do mesmo ao mercado; o preço de sua concorrência e a dificuldade de produção.
Exemplo:
Um hortifrutigranjeiro que produz(planta) alface, ele não poderá ter o seu produto com preço diferenciado dos seus concorrentes, neste caso o consumidor pela demanda é quem determina o preço do produto. 
Receita Total
RT=P x Q – Receita Total = Preço x Quantidade
Q
P
LT=RT-CT
LT= Lucro Total
RT= Receita Total
CT=Custo Total 
MONOPÓLIO
Monopólio
O produtor é único no mercado, porém seu produto tem que ter preços compatíveis para consumo, podendo se não houver não gerar prejuízo para o mesmo.
Pode o produtor ser oligopolista, contudo se o mesmo operar em um ramos de um determinado local de forma única ser considerado um monopolista.
Exemplo: A Auto Viação 1001 com a exclusividade da linha de transposte terreste de passageiros da cidade de Campos para a cidade do Rio de Janeiro.
Monopólio Naturais
 É quando uma única empresa pode oferecer o bem ou serviço para o mercado interno a um custo menor do que fariam duas ou mais empresas.
 Exemplo: Ampla, Águas do Paraíba. 
Maximização do Lucro
É quando uma empresa está operando na sua capacidade máxima, tornando assim, sua receita e produção no máximo com custos operacionais estando em baixa. 
Cartel
Cartel: É um acordo explícito ou implícito entre concorrentes para, principalmente, fixação de preços ou cotas de produção, divisão de clientes e de mercados de atuação ou, por meio da ação coordenada entre os participantes, eliminar a concorrência e aumentar os preços dos produtos, obtendo maiores lucros, em prejuízo do bem-estar do consumidor.
Cartel: significa o conluio(união) de produtores para determinar um preço(sempre elevado) em um determinado produto e o mesmo sendo sempre de elevada importância para o consumo. 
	Exemplo: Postos de gasolina localizados em uma região com pouca oferta do produto.
Dumping
	
Dumping: É uma prática comercial que consiste em uma ou mais empresas de um país venderem seus produtos por preços extraordinariamente abaixo de seu valor justo para outro país (preço que geralmente se considera menor do que se cobra pelo produto dentro do país exportador), por um tempo, visando prejudicar e eliminar os fabricantes de produtos similares concorrentes no local, passando então a dominar o mercado e impondo preços altos. É um termo usado em comércio internacional e é reprimido pelos governos nacionais, quando comprovado. Esta técnica é utilizada como forma de ganhar quotas de mercado.
	Como exemplo, pode-se constatar a prática de dumping se a empresa A, localizada no país X, vende um produto nesse país por R$ 100,00 e o exporta para o Brasil por R$ 80,00 sempre levando em consideração a existência de condições comparáveis de comercialização (volume, estágio de comercialização, prazo de pagamento etc.).
		
Discriminação de Preços
Ingressos de Cinema: Alguns cinemas cobram preços mais baixos pelo ingresso de crianças, estudantes e idosos. 
Passagens Aéreas: Os assentos dos aviões são vendidos por muitos preços diferenciados.
Cupons de Desconto: Muitas empresas oferecem cupons de descontos em jornais e revistas, proporcionando uma redução no valor do(s) próximo(s) jornal ou revista, desde que apresente o cupons de desconto.
OLIGOPÓLIO
Oligopólio
 
 O oligopólio: É uma estrutura de mercado caracterizada por um número pequeno de firmas, com alto grau de concentração local, ou de poder de mercado. As políticas adotadas pelos oligopolistas são tomadas de acordo com os efeitos sobre os seus rivais, como por exemplo: têm-se as políticas de preço que influem nos lucros e nas vendas dos concorrentes 
 Os oligopolistas sabem diante mão que são vistos mutuamente, devido a pouca quantidade de concorrentes existentes em seu entorno. Alguns exemplos de oligopólios são observados na Indústria Americana de Petróleo, pois oito firmas respondem por 60% da capacidade de refino da indústria. 
Alguns exemplos mais comuns nos Estados Unidos são a Indústria Automobilística, formada por três firmas: General Motors, Ford e Chrisler que atuam em plena liberdade na dominação do mercado, visto que nenhuma firma que seja potente ameaça este império. 
Equilíbrio de Nash
O Equilíbrio de Nash: representa uma situação em que, em um jogo envolvendo dois ou mais jogadores, nenhum jogador tem a ganhar mudando sua estratégia unilateralmente.
Para melhor compreender esta definição, suponha que há um jogo com n participantes. No decorrer deste jogo, cada um dos n participantes seleciona sua estratégia ótima, ou seja, aquela que lhe traz o maior benefício. Então, se cada jogador chegar à conclusão que ele não tem como melhorar sua estratégia dadas as estratégias escolhidas pelos seus n-1 adversários (estratégias dos adversários não podem ser alteradas), então as estratégias escolhidas pelos participantes deste jogo definem um "equilíbrio de Nash“.
John Forbes Nash Jr. (Bluefield,13 de junho de 1928) é um matemático norte americano que trabalhou na Teoria dos Jogos, na Geometria diferencial e na Equação de derivadas parciais, servindo como Matemático Sênior de Investigação na Universidade de Princeton. Compartilhou o Premio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel de 1994 com Reinhard Selten e John Harsanyi.
Nash também é conhecido por ter tido sua vida retratada no filme Uma mente brilhante, vencedor de 4 Oscar (indicado para 8), baseado no livro-biográfico homônimo, que apresentou seu gênio para a matemática e sua luta contra a esquizofrenia.
Dilema dos Prisioneiros
Dilema dos Prisioneiros: A cooperação pode obter-se como um resultado de equilíbrio. Aqui joga-se repetidamente, pelo que, quando se repete o jogo, oferece-se a cada jogador a oportunidade de castigar ao outro jogador pela não cooperação em jogos anteriores. Assim, o incentivo para defraudar pode ser superado pela ameaça do castigo, o que conduz a um resultado melhor, cooperativo.
Exemplo: Dois suspeitos, A e B, são presos pela polícia. A polícia tem provas insuficientes para os condenar, mas, separando os prisioneiros, oferece a ambos o mesmo acordo: se um dos prisioneiros, confessando, testemunhar contra o outro e esse outro permanecer em silêncio, o que confessou sai livre enquanto o cúmplice silencioso cumpre 10 anos de sentença. Se ambos ficarem em silêncio, a polícia só pode condená-los a 6 meses de cadeia cada um. Se ambos traírem o comparsa, cada um leva 5 anos de cadeia. Cada prisioneiro faz a sua decisão sem saber que decisão o outro vai tomar, e nenhum tem certeza da decisão do outro. A questão que o dilema propõe é: o que vai acontecer? Como o prisioneiro vai reagir?
Legislação Antitruste
 A legislação Antitruste: tem sido usada para condenar algumas práticas comerciais cujos efeitos não são óbvios.
Fixação de Preços de Revenda: Acordo entre as mpresas concorrentes para fixação de preços. Não permitindo a livre concorrência que traria um menor preço em competição favorecendo assim, o consumidos. 
Fixação de Preços Predatórios: Empresas com poder de mercado utilizam com frequencia esse poder para elevar os seus preços acima do nível concorrencial.
Venda Casada: Vender um produto com outro embutido na embalagem, estando na sua maioria em descontentamento com o consumidor. 
FIM

Continue navegando