A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
etica e moral prova 2

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Ética, Política e Sociedade (ADG18)
	Avaliação:
	Avaliação II -) ( peso.:1,50)
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A noção de ética, compreendida como um bem supremo da vida humana adquiriu valor a partir das elucubrações dos filósofos: Aristóteles, Platão e Sócrates. Embora esses três pensadores tenham desenvolvido reflexões distintas sobre o mesmo conceito, é consensual atribuir a eles o entendimento de ética que concebemos hoje em dia. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Aristóteles afirma que o conhecimento é uma virtude e que este leva à plenitude e à vida eterna.
II- Sócrates acreditava que a moral é a arte de preparar o sujeito à felicidade fora da vida terrena.
III- Aristóteles é o filósofo que refletiu sobre a felicidade alcançada através da moderação de suas paixões.
IV- Nenhum dos pensadores mencionados no texto refletiu sobre a noção ética.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	2.
	A mudança de pensamento político ocorrida na modernidade teve influência de diversos aspectos históricos. Estes aspectos históricos interferiram diretamente nas questões epistemológicas e científicas que facilitaram estas mudanças. Acerca destes aspectos históricos, analise as afirmativas a seguir:
I- Ao longo da modernidade, o feudalismo decaiu como modelo econômico, enquanto que a classe burguesa ampliou seus domínios socioeconômicos.
II- As atividades artesanais cresceram neste período, e o comércio com o Oriente se ampliou, o que favoreceu as grandes navegações.
III- As famílias aristocráticas perderam muitas fortunas e muitas terras foram relegadas ao abandono, em virtude das cruzadas.
IV- O feudalismo se consolidou como modelo econômico, pelo domínio da exploração da mineração e do desenvolvimento industrial.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 c)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	3.
	A Patrística é um movimento filosófico cristão ocorrido na Idade Média, que discutia as verdades da fé do cristianismo, e foi desenvolvido pelos Pais ou Padres da Igreja Católica. Um destes expoentes foi Agostinho de Hipona. Sobre este filósofo e padre, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Uma das reflexões de Agostinho de Hipona diz respeito a indicar a vida humana como ensaio para uma vida posterior na cidade divina. Assim, não se deve fazer ao outro o que não se deseja para si, pois amar ao próximo é amar a Deus.
(    ) Para Agostinho de Hipona, a política deve ser exercida a partir de interesses da coletividade, garantindo os valores humanos que preservam a vida, criação maior de Deus e que garante a dignidade humana.
(    ) O homem público, conforme o entendimento político de Agostinho de Hipona, não deve se deixar levar pela bondade divina. Ele deve ser conduzido pelos valores da coletividade e pela sua individualidade.
(    ) Conforme o pensamento agostiniano, são as escolhas humanas que concretizam ou não a possibilidade de se fazer o bem ou o mal, garantindo sua liberdade de opção e fundamentando suas escolhas éticas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	4.
	A Grécia antiga é considerada pelo conhecimento popular como o berço da democracia e da política, em especial, através dos exemplos das cidades-Estado de Atenas e Esparta. Ao mesmo tempo, na cultura helenística (grega), florescia a cultura clássica antiga. Os filósofos gregos refletiram sobre a política e buscaram compreender suas origens. Sobre as análises destes filósofos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Platão utiliza um mito para indicar que a política nasceu para provocar a discórdia entre os homens, a partir da intervenção de deuses.
	 b)
	Para os sofistas, foram os humanos que criaram a política, sem o auxílio dos deuses, para organizar a vida social.
	 c)
	Para Aristóteles, o homem já nasce um ser político e, portanto, a política está intrínseca na natureza humana.
	 d)
	Para Platão, a política é muito positiva, porque auxilia os homens a resolver os problemas que criaram.
	5.
	O campo da ética e da moral circundam com ênfase temas que têm mais significado e interesse, dependendo de cada época. Em determinadas épocas não foi de interesse social discutir sobre a "liberdade" como em outras. É dentro das instituições sociais, como família, sociedade civil e Estado, que a liberdade se realiza eticamente. Acerca da sociedade civil, analise as afirmativas a seguir:
I- Algumas reformas éticas dizem respeito às regras de conduta que envolvem a aquisição do trabalho e da propriedade.
II- Clisantes, Platão e Arquimedes foram filósofos que pensaram sobre os motivos pelos quais existe uma sociedade civil organizada.
III- A vontade política dos governantes deve ser a efetivação de princípios morais e éticos reformados, no que tange às regras de conduta.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	6.
	Ao pensarmos os problemas éticos que dizem respeito ao Estado, nos deparamos com uma grande complexidade, decorrente da própria dificuldade que há em se compreender os ideais políticos, notadamente quanto à questão da liberdade. No que tange a essa, podemos afirmar que as garantias democráticas são imprescindíveis para uma ação ética por parte do Estado. Assim, é necessária uma visão clara do papel do Estado, para a verificação de sua conduta segundo a ética. Quanto ao papel do Estado e sua relação com a ética, analise as seguintes afirmativas:
I- A liberdade do indivíduo se relaciona com a cidadania.
II- O Estado deve favorecer um único lado nos conflitos de classes.
III- O papel do Estado está em garantir a desigualdade social.
IV- O Estado tem o dever de garantir a liberdade de consciência.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	7.
	Para Aristóteles, a ética é indissociável da política. Segundo esse filósofo, seria na prática política que se exercitaria a ética. Para Aristóteles, política seria uma consequência natural da ética. Com relação ao pensamento político aristotélico, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Em Aristóteles, a causa da prática política está na natureza humana.
	 b)
	Para Aristóteles, a finalidade da política é fortalecer o estado.
	 c)
	Para Aristóteles, não havia diferença entre a justiça distributiva e a justiça participativa.
	 d)
	Aristóteles era um defensor da sofocracia: o governo do rei-filósofo.
	8.
	Atualmente, a ética vem sendo pensada como um dos instrumentos políticos que podem desempenhar um papel importante em termos de gestão e liderança no campo empresarial. Se hoje exigimos um comportamento ético das organizações, dentro dessas, a ética vem sendo valorizada na condução da liderança e chefia dos funcionários. Assim, a gestão e a liderança podem favorecer que as ações da organização se voltem para o bem coletivo. Quanto aos tipos de liderança que encontramos no âmbito das organizações, analise as seguintes afirmativas:
I- Na liderança autocrática, o grupo decide as diretrizes.
II- Na liderança liberal há participação limitada do líder.
III- Na liderança democrática, o líder orienta a equipe.
IV- Na liderança autocrática, o líder é pessoal no elogio.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 b)
	As afirmativas II,

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.