Buscar

PTI - MACROECONOMIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Produção Textual Individual
Macroeconomia
Aluno (a): Bruna Raiane Faria
TEMA: PIB
Tendo em vista o resultado do PIB no terceiro trimestre de 2019 na economia brasileira, responda:
1. Explique os motivos pelos quais a queda da taxa básica de juros (Selic) e a baixa da inflação elevam o consumo das famílias e consequentemente do PIB brasileiro.
A taxa Selic está também associada ao chamado custo do dinheiro. Quando ela é reduzida, o consumo da população tende a aumentar, porque o crediário se torna mais barato, e isso estimula as pessoas a comprarem mais. Com o aumento do consumo, essa demanda pode superar a oferta, e isso gera um efeito ruim chamada inflação. Para conter a inflação, um dos instrumentos utilizados é elevar a taxa básica de juros (ou taxa Selic). Com isso o custo do dinheiro fica mais alto, e crediário também, e a população começa a conter seus gastos, reduzindo a demanda. Isso provoca uma retração na economia, redução nos preços dos produtos e serviços, e tudo isso faz a inflação cair.
1. O comércio internacional contribuiu para a elevação do PIB brasileiro no terceiro trimestre de 2019? Por que?
Não. O PIB do Brasil cresceu 0,6% no 3° trimestre, puxado pelo consumo das famílias. As exportações (comercio internacional) tiveram uma retração.
Referência: http://www.normaslegais.com.br / Apostila SENAC / https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/12/03/pib-do-brasil-cresce-06percent-no-3o-trimestre-diz-ibge.ghtml

Continue navegando