Buscar

paper seminario interdisciplinar instrodução a pesquisa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO À PESQUISA: MÉTODOS CIENTÍFICOS
Ricardo Nowaczyk Vincensi
Rafael Stachack 
Ortolino Alves Andrade
 Diego Nunes Oliveira
 Tutor Ismael Rubert
Centro Universitário Leonardo Da Vinci-UNIASSELVI-Seminário Interdisciplinar II Turma:(EEA01)
 1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Considerando os métodos de pesquisa científica em um trabalho acadêmico, o pesquisador consegue desenvolver um trabalho bem elaborado a partir de métodos bem definidos e planejados, exercendo trabalhos mais técnicos quando exigido. Os procedimentos exigidos para obter sucesso em uma pesquisa científica são: Definir o problema a ser pesquisado, revisar a leitura do assunto a ser analisado, selecionar um plano de pesquisa, colete os dados e registre a informações, analise os elementos de sua pesquise e formule a conclusão com seus dados de análise.
 “Observemos que uma das principais tarefas iniciais na elaboração de uma pesquisa deve ser a escolha do assunto. Assim é preciso levar em consideração alguns fatores, pois caso o pesquisador não lhes dê atenção, correrá o risco de descobrir no meio do caminho, que a escolha foi equivocada.” (BAZZARELLA ANFRÉ; TAFNER ELIZABETH; MÜLLER ANTÔNIO), 2013.
.
A pesquisa atual se define por um planejamento dos métodos bem definidos, a análise que possui alto conhecimento técnico, também competências que permitem, por exemplo, que o conhecimento cientifico seja condicionado aos métodos de pesquisa, resolver situações das pesquisas adversas, tanto em termos técnicos de projeto quanto na solução dos problemas encontrados durante a análise dos métodos a serem usados. 
A escolha do método deve ser feita para que seja possível, de fato, confrontar ou colocar em xeque a ideia/questão de pesquisa e não, simplesmente ou apenas, confirmá-la. Assim, “[…] o que se espera é que, na escolha do método, opte-se por aquele que for mais crítico, mais forte e que tenha a maior probabilidade de provar que a ideia que será testada possa ser verdadeira ou falha” (CAMPOS, 2015, p. 68). Dito isto, esta Unidade aborda os desdobramentos, processos e procedimentos inerentes ao método e enfoques existentes para a elaboração de uma pesquisa científica. Com o entendimento de que “[…] o conhecimento científico é totalmente dependente de método […]” (CAMPOS, 2015, p. 45), se propõem uma classificação e tipologias metodológicas de pesquisa. Assim, neste tópico, serão abordadas as respectivas descrições conceituais de cada tipo de pesquisa, a considerar a classificação metodológica proposta com o objetivo de auxiliar o pesquisador a definir seu desenho de pesquisa e conseguir produzir um conhecimento considerado científico.
O método científico refere-se a um aglomerado de regras básicas dos procedimentos que produzem o conhecimento científico, quer um novo conhecimento, quer uma correção (evolução) ou um aumento na área de incidência de conhecimentos anteriormente existentes. Na maioria das disciplinas científicas consiste em juntar evidências sem caráter científico verificáveis. (SINGH SIMON,2006).
Neste estudo pretende-se apontar características dos métodos de pesquisas, definir problema e solução para pesquisa e seu desenvolvimento a partir de técnicas usadas para melhorar o desempenho no resultado da pesquisa.
Referências Bibliográficas:
MÜLLER, Antônio. Metodologia Científica: Ciências Humanas.1. ed. atual. Indaial: UNIASSELVI, 2013. 206 p. v. 1. ISBN 9788578307493.
FRAINER, Juliana. Metodologia Científica. Indaial: Uniasselvi, 2020. 205 p. ISBN 9786556632735.
BECKER, Howard S. Métodos de pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Hucitec, 1999.
 CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em ciência humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 2006.
SINGH, Simon. O que é Ciência? Rio de Janeiro: Record, 2006. 459 p. (8501072133). Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9todo_cient%C3%ADfico#Elementos_do_m%C3%A9todo_cient%C3%ADfico. Acesso em: 15 maio 2021.

Continue navegando