Buscar

ESTUDO DE CASO CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo de caso – Cultura e Clima Organizacional
Para um gestor de RH, é de extrema importância estar atento ao clima organizacional de sua empresa.
Através de um clima organizacional favorável as pessoas acabam doando-se mais e a empresa obtêm melhores resultados. Para isso, é necessário um mapeamento detalhado de cada uma das áreas.
Uma maneira de se mapear e de medir o clima organizacional de uma empresa é através de questionários ou até mesmo uma pesquisa de satisfação semanal, tal qual possam se expressar os sentimentos relacionados a essa semana e a partir daí, pode-se analisar a cada mês como andam os sentimentos dos colaboradores em relação às suas rotinas, metas e ao dia a dia de um modo geral.
É importante criar um planejamento, visando o objetivo principal da pesquisa e através deste planejamento, buscar as respostas em relação aos sentimentos de cada equipe/colaborador.
Também deve-se pensar em quanto tempo essa pesquisa estará disponível para que ao final os responsáveis possam analisar e mapear os pontos a serem trabalhados individualmente de cada colaborador.
Hoje em dia temos diversas plataformas que são capazes de auxiliar neste mapeamento. E eu gostaria de citar uma plataforma utilizada pela empresa que eu trabalho que é o Qulture Rocks.
Através dessa plataforma, foi possível identificar que principalmente durante o período do home office, os colaboradores estavam com uma carga de trabalho excessiva e após este mapeamento, a empresa realizou planos de reestruturação por departamentos. Que foram importantes para notar uma melhora em relação ao clima organizacional em boa parte dos colaboradores e assim notamos uma maior produção e satisfação de nossos funcionários.

Continue navegando