Buscar

História do Pensamento Político e Econômico DISCURSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	História do Pensamento Político e Econômico (HIS33)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:670890) ( peso.:4,00)
	Prova:
	29174880
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Lênin foi um dos líderes da Revolução Russa de 1917 e dos maiores teóricos do Marxismo. Lênin também foi responsável por publicações direcionadas à organização política tanto de camponeses como de operários. Ao assumir o governo, aboliu a propriedade privada, nacionalizou todos os meios de produção e transporte, porém foi criticado por aplicar medidas capitalistas com o intuito de fortalecer a economia russa num primeiro momento, para que em seguida pudesse implementar o regime socialista. Nesse sentido, descreva as características da Nova Política Econômica (NEP) implantada por Lênin.
	Resposta Esperada:
Visando a fortalecer a economia russa para que posteriormente pudesse implementar o regime socialista, Lênin incentivou a entrada de capital estrangeiro destinado ao fomento de pequenas e médias empresas privadas. A Nova Política Econômica combinava elementos socialistas e capitalistas. Este modelo poderia ser observado inclusive no campo onde os camponeses vendiam os excedentes, arrendavam terras e contratavam mão de obra. O governo intervinha na economia controlando o sistema bancário e as indústrias de base.
	2.
	Platão foi um pensador de uma época conturbada. Oriundo de famílias aristocráticas, ele presenciou as primeiras discussões sobre a democracia e a queda das aristocracias. Neste sentido, descreva as teorias platônicas acerca da responsabilidade das decisões políticas.
	Resposta Esperada:
Platão argumentava que o governo deve ser exercido de forma aristocrática, ou seja, deve ser o governo dos "melhores". Aristocracia vem de aristoi = melhores, e cracia = poder. Platão não é um pensador democrático, no sentido original do termo, ele defendia que as decisões políticas deveriam ser de responsabilidade de pessoas preparadas para ocupar esses cargos, excluindo, assim, uma parcela considerável da sociedade. A administração de uma cidade ideal deveria ficar a cargo de pessoas com um alto grau de formação, neste caso, os filósofos. Para Platão, somente os filósofos poderiam ordenar de forma correta a sociedade, por ser amigos do saber (filo = amigo; sofia = saber) e da verdade, pela pesquisa e pelo discernimento.
Parte inferior do formulário

Continue navegando