Buscar

Caso_Clinico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASO CLÍNICO:
Uma paciente, de trinta anos de idade, procurou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), relatando tosse com eliminação de expectoração amarelada havia dois dias, além de dor torácica do tipo pleurítica na base esquerda e febre de 38 ºC. O exame físico apresentou febre, com os demais sinais vitais normais. A paciente encontrava-se lúcida e orientada no tempo e no espaço. A oximetria de pulso mostrou saturação de 95%. A ausculta do aparelho respiratório revelou crepitações inspiratórias em região infraescapular esquerda. 
Com base no quadro clínico apresentado, foi solicitado o exame radiográfico do tórax, justifique: 
Foi pedido um exame radiográfico do tórax pois esse é um exame de diagnóstico por imagem que usa radiação ionizante para gerar imagens internas de várias partes do corpo como uma fotografia que exibe órgãos, ossos, músculos, vasos sanguíneos e outras estruturas (também chamados de exames de raios X). O raio X de tórax servirá no caso citado para colher registros internos do tórax, ver uma ou mais estruturas presentes na região torácica como coração, costelas e pulmões e servirá para investigar possíveis patologias,  o exame é conduzido por um técnico de radiologia, após a conclusão do exame, as imagens são encaminhadas ao médico responsável para realizar o diagnóstico final.
 O médico dará o laudo que revela se existe alguma anormalidade nas imagens, auxiliando no diagnóstico nesta patologia. Pode mostrar na paciente e ajudar a descobrir bloqueio de vasos sanguíneos, infecção nos pulmões, tumores, uma possível pneumonia, tuberculose, doença pulmonar, derrame pleural, fraturas, e outros males. Pode não ser suficiente para um diagnóstico completo, mas representa o ponto de partida para sinalizar alterações para uma investigação mais aprofundada. 
É um exame rápido, fácil de ser realizado e considerado mais barato do que outros exames de imagem. Faz parte da rotina em qualquer unidade de saúde pois é simples, não invasivo, indolor e normalmente, as radiografias não têm efeitos secundários, sendo a radiação baixa, não ficando no organismo, permitindo uma visualização rápida dos órgãos examinados. 
Abaixo alguns exemplos de imagem:

Continue navegando