Buscar

Questionário ( Aula 7)

Prévia do material em texto

Instituto federal de educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-IFMA: Campus Buriticupu
Turma: Técnico em Agronegócio- Integrado 2019.1
Disciplina: História III
Docente: Thiago Vieira
Discente: José Rodolfo. Matrícula: 20191AGN.BCP0007
QUESTIONÁRIO – AULA 7 – O FASCISMO DOMINA A ITÁLIA
1. Quais os principais fatores que estiveram na base do surgimento do fascismo na Itália?
 Com o crescimento do comunismo, Mussolini fundou o movimento fascista, com o intuito de combater o comunismo que vinha se propaganda rapidamente, assim como a miséria social e o desemprego. Fruto de um profundo sentimento de frustração que havia dominado a Itália após a Primeira Guerra Mundial. O país saiu decepcionado por não ter suas reivindicações atendidas no Tratado de Versalhes e a situação econômica se tornou mais difícil do que era antes da guerra.
2. Como era a atuação dos grupos fascistas?
 Sua atuação se dava com ação de combate contra os focos de articulação comunista e socialista. Desse modo, os grupos fascista passou a atacar jornais, sindicatos e comícios da esquerda italiana. Criando uma força miliciana conhecida como “camisas negras”, os fascistas ganharam bastante popularidade em meio ao caos da economia nacional.
3. Como se deu a ascensão dos fascistas ao poder?
 Com à atuação dos das forças miliciano, ele conseguiram sufocar as articulações dos grupos comunista e socialista. A demonstração de poder do movimento deu-se quando, em 27 de outubro de 1922, os fascistas realizaram a Marcha sobre Roma. A manifestação, que tomou as ruas da capital italiana, exigia que o rei Vitor Emanuel III passasse o poder para as mãos do Partido Nacional Fascista. 
4. Cite três aspectos da doutrina fascista.
· O estado controlava todas as manifestações da vida individual e nacional.
· Defendia a intervenção estatal na economia.
· A salvação nacional viria por meio da organização militar, da luta, da guerra e do expansionismo.
5. O que era a Carta do Trabalho?
 A Carta do Trabalho foi a documento político que serviu de guia para a construção da política fascista na Itália, contendo os principais valores do movimento, suas principais decisões em políticas públicas e as normas do pacto social que conduzia a Itália.

Continue navegando