Buscar

Potencial da membrana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3- O potencial de membrana
- O potencial de repouso se da pelos gradientes de concentração de íons na membrana e sua permeabilidade para cada íon. Estes íons se deslocam de acordo com o gradiente e, como a membrana é mais permeável para o K, o potencial de repouso é mais próximo ao Potencial de equilíbrio do potássio. 
- Os neurônios geram sinais elétricos através de mudanças na permeabilidade das membranas celulares a íons como K+ e Na+. O potencial da membrana representa a diferença de potencial elétrico do meio intra e extra celular e na maioria das células, o potencial no meio extra é mais positivo que o meio intra. Os neurônios possuem um potencial de repouso da membrana (ou simplesmente, potencial de repouso) que varia de -30 mV  até -90 mV. 
- A membrana é polarizada e quando seu potencial é mais positivo que o potencial de repouso, a membrana se torna despolarizada. Se o potencial de repouso se torna mais negativo, hiperpolarizada.
- Os íons não conseguem passar diretamente através de regiões lipídicas hidrofóbicas por serem carregados. Dessa forma, eles passam através de canais hidrofílicos, como os canais de vazamento ou canais em repouso. Há canais extremamente seletivos com os íons e canais mais abrangentes. Nos neurônios, o potencial de repouso da membrana depende principalmente do movimento de K+. 
-No final, a diferença de potencial elétrico através da membrana da célula acumula a um nível alto e a força elétrica que conduz o +K novamente para o interior da célula fica igual à força química conduzindo o potássio para fora da célula. Quando a diferença de potencial através da membrana chega neste ponto, não há nenhum movimento fluido de K+ em nenhuma direção e o sistema é considerado em estado de equilíbrio. Tanto o K+ quanto o Na+ contribuem com o potencial de repouso dos neurônios.
- A maioria dos neurônios em repouso são permeáveis ao Na+ e ao Cl−  assim como ao K+ tendo a diferença de potencias causada principalmente oela permeabilidade da membrana.

Continue navegando