Buscar

Arquitetura básica do clp

Prévia do material em texto

Arquitetura básica do clp
DISCIPLINA: Automação de sistemas mecânicos
Professor: Rosivaldo
CLP
O Controlador Lógico Programável é um computador robusto projetado para o controle de processos industriais e, portanto, utilizado em automação industrial, em inglês: PLC – Programmable Logic Controller. Esses controladores podem automatizar processos específicos, máquinas, ou linhas de produção. O CLP monitora o estado dos dispositivos de entrada, toma decisões baseado no programa nele instalado e comanda o estado dos dispositivos por ele controlado.
CLP
Praticamente, qualquer linha de produção, máquina ou processo podem ser grandemente melhorados pela utilização de CLPs. Dessa forma, entre os benefícios de se utilizar um CLP estão a capacidade de reprogramação, alteração de sequências, ampliação de linhas, criação de réplicas de máquinas e processos, tudo isso enquanto podemos coletar e comunicar informações vitais.
CLP
Segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) um CLP, é um equipamento eletrônico digital com hardware e software compatíveis com aplicações industriais. Apesar desta definição hoje existem CLP’s com características e utilizações em automações residenciais e sistemas de segurança.
Principais características
Alta confiabilidade;
Capacidade de Programação;
Imunidade a ruídos e interferências;
Isolação elétrica de entradas e saídas;
Detecção de falhas e Auto diagnose;
Modularidade e expansão de E/S;
Operação em condições ambientais severas;
Capacidade de execução em Tempo-Real;
Segurança intrínseca (Atmosfera explosiva).
COMPOSIÇÃO DO CLP
 Antes de entender o funcionamento do CLP, precisamos conhecer os componentes físicos que o constituem. Veja abaixo uma explicação resumida sobre cada componente:
Memória: área do CLP onde ficam armazenadas todas as informações necessárias para que as atividades sejam executadas;
Cartão de entrada: recebe um sinal elétrico do ambiente externo e envia para dentro do CLP;
Processador: é um chip que irá processar o programa;
Cartão de saída: envia um sinal elétrico para o ambiente externo para acionar algum equipamento;
Fonte de energia: alimentação do equipamento.
Dispositivo de programaçao: interface de programação;
memória
As memórias de um CLP (volátil e não volátil) são as responsáveis por armazenar todas as informações necessárias para que um CLP possa funcionar e executar suas funções, o sistema operacional por exemplo é armazenado em memórias não voláteis, ou seja não podem ser acessadas e alteradas pelo usuário, assim como as informações de fábrica e outros que não podem ou devem ser alterados. O programa que será executado e é feito pelo usuário é armazenado em memórias voláteis, ou seja podem ser modificadas e apagadas.
Cartão de entrada
Esta parte do CLP é a responsável por fazer a conexão entre os atuadores e sensores de entrada com o CLP. 
A entradas podem ser tanto digitais como analógicas de acordo com as características dos CLP’s
Cartão de entrada
Veja alguns tipos de sensores e atuadores que podem ser ligados as entradas do CLP:
Botoeiras;
Chaves fim de curso;
Chaves de níveis;
Boias;
Sensores diversos;
Termostatos;
Termopares;
Pressostatos;
Fluxostatos;
Encoders.
processador
O processador tem a função básica que é a responsabilidade por ler e executar o programa desenvolvido pelo usuário, para isso é composto de um sistema operacional (não podendo ser modificado pelo usuário). O processador também tem função de analisar falhas do programa que está sendo executado e falhas internas do próprio CLP (auto diagnóstico) e gerenciar a comunicação de dados. Uma CPU pode ter mais de um processador de acordo com o modelo e fabricante.
Cartão de saída
Responsável por comunicar o CLP com as cargas diversas de um processo ou equipamento, pode ser compostos de saídas analógicas ou digitais como as entradas. Trabalham como o resultado de um programa que tem por finalidade atuar as cargas diversas estas podem ser:
Atuadores eletropneumáticos;
Atuadores eletroidráulicos;
Contatores (interfaceando com cargas diversas como motores, iluminações, resistências e etc);
Bobinas e temporizadores internos ao CLP.
Barramento
Barramento de entrada e saída de CLPO Barramento de Entrada e Saída (I/O) é um conjunto de circuitos e linhas de comunicação que se ligam ao resto do PC com a finalidade de possibilitar a expansão de periféricos e a instalação de novas placas no PC. Através deste barramento o processador faz a comunicação com o seu exterior. Nele trafegam os dados lidos da memória, escritos na memória, enviados para interfaces e recebidos de interfaces computacionais.
fonte de energia
A fonte de alimentação é responsável por regular as tensões para os níveis adequados de cada CLP. Geralmente os CLP são alimentados com 24VCC e ligados em redes de 220VAC, a fonte faz as devidas transformações e alimentam os módulos com suas tensões específicas como por exemplo os processadores que geralmente trabalham com 5VCC,
Dispositivos de programação
São os dispositivos em que o programa é inserido no CLP, um computador pode ser comunicado com CLP para transferência do programa para o processo ou equipamento, mas devido a certas dificuldades de se ter um computador em campo a maioria dos fabricantes disponibilizam dispositivos para transferência de programas.
Estrutura clp
Primeiramente, é necessário esclarecer que nenhum componente do CLP sabe de fato o que irá acontecer, ou seja, disparar a sirene. Quem vai cuidar disso é o eletricista que irá conectar os fios ao CLP.
Quando o interruptor for acionado, um sinal elétrico irá ligar a entrada “1” aqui do nosso exemplo. O cartão de entrada irá reconhecer que o fio está energizado e essa é a única informação que ele tem: “opa, a entrada ‘1’ foi acionada”. E o barramento irá levar essa informação para a chamada “tabela imagem de entrada”.
REFERENCIAS BIBLIOFRÁFICAS
https://alfacomp.net/
https://www.se.com/br
http://saladaautomacao.com.br/como-funciona-o-clp/
https://www.mundodaeletrica.com.br/controlador-logico-programavel-clp/
Alunos
Henrique José Silveira Fernandes - 201701177714
Igor Moura da Conceição – 201601433697
Matheus Cortat - 
Rafael Victor da Costa Rodrigues - 201702264751

Continue navegando