Buscar

AV1 - HISTORIA E TRADIÇÃO HEBRAICA


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SE ESSE MATERIAL FOR ÚTIL PARA VOCÊ
SIGA, CURTA, COMENTE, COMPARTILHE, SALVE
ATIVIDADE AVALIATIVA 1 – HISTÓRIA E TRADIÇÃO HEBRAICA
1)
A Bíblia fala dos heróis da fé, aqueles que demonstraram ter fé genuína em Deus e em suas promessas. O escritor da Epístola aos Hebreus, no capítulo 11, destaca diretamente e indiretamente algumas dessas pessoas ao fazer uma exposição acerca da verdadeira fé.
Foram homens que praticaram a justiça, foram levados ao sofrimento por causa da justiça, exortaram e guiaram o povo.
 
Sobre os grandes homens de Israel, associe as colunas A e B.
	Coluna A
	 Coluna B
	I. Davi
	a. Considerado o primeiro sacerdote de Israel, foi a voz de seu irmão frente aos líderes egípcios quando das negociações para a libertação do seu povo escravo, a fim de que rumassem para a terra prometida.
 
	II. Salomão
	b. Não foi um grande rei quanto a conquistas e batalhas, mas foi venerado por sua inteligência política e por suas boas relações com outros reinos. Seu grande feito foi a construção do primeiro templo, o grande símbolo nacional da presença de Deus e marca definitiva da nação.
	III. Arão
	c. O grande rei de Israel, conquistou muitas batalhas, dominou sobre vários territórios. Foi o Rei de Judá, conhecido por sua eficiência em liderança e administração dos exércitos. Constrói um maravilhoso palácio e traz para perto a Arca da Aliança, mas não consegue construir a “Casa do Senhor”.
	IV. Jacó
	d. É aquele que deu origem ao nome da nação de israel. Depois que Moisés conduz o povo pelo deserto, são divididos em tribos, de acordo com a descendência de seus filhos e de dois de seus netos, às quais são divididas as terras a serem habitadas. Aos descendentes de um dos filhos não foi oferecidas terras, mas o direito e dever de cuidar das coisas sagradas, servir ao Senhor, como sacerdotes.
	V. Jeremias
	e. Profeta, levado cativo muito jovem para a Babilônia, participou como estadista nos governos da Babilônia e da Pérsia. Seu senso de justiça e obediência a Deus o fizeram se destacar entre outros. Profetizou também sobre a vinda de Jesus.
	VI. Daniel
	f. Profeta que relacionou a sua própria vida à vida do povo de Israel. Com simplicidade e dedicação, suas admoestações ao povo foram importantes nos últimos 40 anos de existência de Judá como um reino, alertando o povo sobre o avanço e domínio dos babilônios.
 
Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre as colunas.
Alternativas:
· a) I – c; II – b; III – a; IV – d; V – f; VI – e. CORRETA
· b) I – d; II – b; III – a; IV – c; V – f; VI – e.
· c) I – c; II – d; III – e; IV – b; V – f; VI – a.
· d) I – a; II – b; III – c; IV – d; V – f; VI – e.
· e) I – b; II – e; III – d; IV – f; V – a; VI – c.
2)Os anciãos de Israel procuraram a Samuel e disseram: “Já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos pois agora um rei sobre nós, para que ele nos julgue, como o têm todas as nações. Porém, esta palavra pareceu mal aos olhos de Samuel, quando disseram: ‘Dá-nos um rei para que nos julgue’. E Samuel orou ao senhor” (1Sm 8.4-6).
 
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
 
1. I. Samuel se desagrada das palavras dos anciãos, considerando que viveu uma vida inteira de dedicação ao povo, como juiz, e é posto ingratamente de lado.
2. II. Mais grave do que a dispensa de Samuel como líder do povo era a atitude em não acharem suficiente a direção de Deus sobre eles. Israel queria imitar as nações vizinhas, contudo não havia entre as nações que a rodeavam líderes ou reis que despertassem admiração, que fossem justos e não preocupados com sua própria riquezas. Assim, a nação corria o risco de ser conduzida por caminhos que desagradassem a Deus, e sofreriam as consequências.
III. O povo estava abandonando Deus, seus cuidados e proteção, em nome de uma monarquia que poria em risco a continuidade da nação. Samuel avisa que o rei teria seus costumes: busca pelo esplendor, possíveis extorsões e trabalhos forçados, despotismo e opressão.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Alternativas:
· a) I e III, apenas.
· b)II e III, apenas.
· c) I, II e III. CORRETA
· d) III, apenas.
· e) I, apenas.
3)O “Templo Sagrado” – em hebraico, Beit Hamicdash – era uma enorme estrutura (cerca do tamanho de um estádio de futebol) com muitos níveis, internos e externos, que era o núcleo do Judaísmo, seu local mais sagrado. Ficava no alto do Monte Moriá em Jerusalém.
Qual era/é o significado do Templo?
Hoje, quando você deseja espiritualidade, procura dentro de si mesmo ou no mundo em volta, e vai até um rabino para que ele diga o que você está olhando. A espiritualidade está onde quer que você queira encontrá-la.  Antes, porém, a espiritualidade estava espalhada esparsamente aqui e ali, e principalmente concentrada num local físico. Quando você queria ser espiritual, ia para aquele local: o Templo. O Templo Sagrado era o lugar onde a presença de Deus em todo o universo podia ser sentida fisicamente.
Quando o Templo estava de pé, Deus era real para todos. Para encontrá-Lo, você viajava até Jerusalém e se conectava a Ele no Seu Templo. O Templo era um símbolo de Deus: majestoso, grande e inspirador de reverência, porque Deus é majestoso, grande e inspirador de reverência. Era um santuário para Deus e todas as coisas que “Deus” significa: responsabilidade, moralidade, ética, amor, compaixão, humildade. Era um lugar onde a pessoa encontrava espiritualidade: os Cohanim em silêncio servindo a Deus além das palavras, os Levitas cantando clamorosas canções de amor a Deus, os peregrinos ajustando seu relacionamento com Deus, as visões, os sons.
Você não precisava ser judeu para ir ao Templo; reis e plebeus de todo país e cultura viajavam longas distâncias apenas para sentir tudo aquilo. O Templo era a estrutura mais importante na sociedade, oferecendo estrutura à sociedade. Era um espaço sagrado, mais importante por sua significância do que pelo seu valor material. Então ele foi destruído.
 
Sobre o Templo judaico:
O primeiro Beit Hamicdash foi construído por ___________, no ano 833 a.C., e destruído pelo rei babilônico ___________, no ano 423 a.C. O segundo Beit Hamicdash foi completado no ano 349 a.C. pelos judeus que retornaram do exílio persa liderados por ___________ e ___________. No ano 19 a.C., ___________ completou dramáticas renovações no Templo dilapidado, mas exércitos saqueadores do Império Romano o destruíram em 69 d.C, quando começou a atual galut (exílio). Hoje, do Templo, permanece apenas o ___________.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Alternativas:
· a) Davi / Ramsés / Neemias / Esdras / Pilates / Portal do Ocidente.
· b)Salomão / Artaxerxes / Elias / Eliseu / Herodes / Portal do Ocidente.
· c)Davi / Ramsés / Elias / Eliseu / Pilates / Pátio Ocidental.
· d)Salomão / Nabucodonosor / Isaías / Neemias / Muro Ocidental.
· e)Salomão / Nabucodonosor / Neemias / Esdras / Herodes / Muro das Lamentações. CORRETA
4)Esta experiência [de construção da civilização dos hebreus], distante de nós mais de três mil anos, serviu ao povo de Israel como paradigma, como modelo de projeto de vida a ser sempre buscado (...) Foi por isso que olhamos com muito carinho aquele período da história de Israel.
 
GASS, Ildo Bohn (org). Uma introdução à Bíblia, vol. 3 – Formação do Império de Davi e Salomão. São Paulo: Paulus, 2003.
 
As reflexões sobre a tradição hebraica devem contemplar aspectos políticos, religiosos, sociais e culturais que permearam a formação histórica do povo hebreu, em uma perspectiva geográfica que abrangeu toda a região do Oriente Médio.
Nesse contexto, assinale a resposta correta:
Alternativas:
· a)As tradições hebraicas foram construídas no Egito Antigo, onde os hebreus abandonaram suas crenças politeístas. CORRETA
· b) De acordo com a tradição hebraica, a normatização das relações pela lei tinha uma origem divina, a exemplo dos Dez Mandamentos.
· c)Os hebreus mantiveram os hábitos do Egito Antigo, entre eles, a possibilidade de casamentosconsanguíneos (entre parentes).
· d) As práticas religiosas do povo hebreu se manifestaram por meio de espaços religiosos, como os zigurates, onde os mesmos cultuavam a divindade.
· e) Pela lógica do sacrifício de animais, os hebreus procuravam reproduzir os hábitos dos povos do Oriente em relação à adoração aos deuses da terra.
5)O culto e as cerimônias que caracterizavam-no [no Egito Antigo] distribuíam-se no decorrer do ano segundo m ciclo festivo que contribuía para a divisão do controle, a renovação do tempo e da ordem cósmica. Nessas ocasiões ocorria o encontro entre o deus-rei e seu povo. (...) Todos os ritos eram acompanhados por oferendas e sacrifícios, que permitiam a divisão das oferendas sacrificiais em cruenta e incruenta.
 
SCARPI, Paolo. Politeísmos: as religiões do mundo antigo. São Paulo: Hedra, 2004.
 
A dinâmica do sacrifício, na tradição hebraica (desde os tempos do cativeiro no Egito Antigo, cujas práticas religiosas remetem ao acima apresentado), deve ser estudada sob um paradigma histórico e teológico, a fim de avaliar sua importância para a esta civilização na Antiguidade.
Neste sentido, considerando as proposições do texto, analise as seguintes afirmações:
 
I – Os costumes dos hebreus aboliram o sacrifício de animais no contexto da entrada do povo hebreu em Canaã.
II – Os hebreus ofereciam oferendas pela expiação, isto é, para evitar a fúria de Deus pelos seus pecados.
III – As oferendas dos hebreus tinham um caráter ritual, porém eram formados apenas por itens da terra, como os frutos das primícias (primeiras colheitas).
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
· a) I, apenas.
· b)II, apenas CORRETA.
· c) I e II, apenas.
· d) I e III, apenas.
· e) II e III, apenas.