A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
AP2

Pré-visualização | Página 1 de 1

Universidade UNIGRANRIO
APLICAÇÃO PRÁTICA 
REFERENTE AS UNIDADES 5 A 8
Magé
2021
7
1ª ATIVIDADE (PESQUISA):
Quais as principais competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) que o mercado de atuação do seu curso exige de um Profissional da área?
Espírito de equipe e capacidade de liderança
Não são poucas as vezes em que o profissional de RH representa a voz da empresa entre os funcionários. Além disso, esse profissional está comumente implementando treinamentos, dinâmicas em grupo ou desenvolvendo os outros gestores da companhia. Desse modo, ser alguém com espírito de equipe e capacidade de liderança é algo realmente indispensável.
Excelente comunicação
Nenhuma habilidade de fato se destacará se o profissional de RH não tiver como característica principal uma excelente comunicação. É por meio dela que ele conseguirá liderar melhor a equipe, definir os objetivos (distribuindo as tarefas para cada indivíduo), além de passar conhecimento no momento da qualificação. Enfim, aquele profissional de RH que quer um lugar no topo das organizações precisa estar atento ao uso da comunicação no dia a dia. Ele precisa ter a capacidade de controlar e coordenar os funcionários e o trabalho desenvolvido por eles de maneira eficaz por meio de um diálogo claro.
Flexibilidade
Antes os melhores trabalhadores eram reconhecidos pelo alto comprometimento com a empresa, por sempre estarem presente fisicamente no local. O comprometimento não mudou, mas hoje, o profissional de RH deve estar focado em ser mais flexível em relação ao regime de trabalho. Segundo o Kantar, a flexibilidade, por exemplo, ajuda as mães a voltarem aos seus locais de trabalho. Além disso, essa medida auxilia as empresas a conquistarem um posicionamento favorável na lista de melhores lugares para se trabalhar. Inclusive, o profissional de RH que tem essa competência consegue administrar melhor o processo de tomada de decisões sobre a gestão de pessoas, adaptando os benefícios às necessidades do grupo.
Gerenciamento de riscos
A visão de negócio de um profissional de RH é essencial para prever o futuro. Mas como nem tudo pode ser medido, é preciso ter um planejamento, organização e controle dos recursos visando a minimização e administração das incertezas dentro da empresa. O gerenciamento de riscos deve atender a uma série de diretrizes, por isso, a importância do profissional de RH saber exatamente como agir nesses casos. Além de basear em informações concretas e de qualidade, ele precisa entender como reverter a situação para que ela se torne positiva e possibilite uma real melhoria no negócio.
Visão além do que é palpável
Um bom profissional de RH deve enxergar nas pessoas mais do que a simples aparência e ver o que todos os outros não veem. Por isso, ser visionário é a uma grande competência para quem trabalha ou deseja atuar na área. Imagine o processo de recrutamento e seleção, por exemplo. O profissional de gestão de pessoas não deve avaliar apenas os diplomas e certificados de um candidato, mas entender algo que vai muito além disso: o caráter.
Rapidez e eficácia nas escolhas
Alguém que trabalhe com gestão de pessoas está sempre tomando importantes decisões. Seja na hora de contratar, promover, transferir ou demitir alguém. Todas essas escolhas têm um efeito direto na vida dos trabalhadores e nos resultados do negócio. Então o profissional de RH deve saber lidar com a pressão das decisões, além de fazer escolhas rápidas e certeiras. Para isso, é indicado que se utilize bons indicadores-chave de desempenho relacionados ao seu departamento.
Conhecimento tecnológico para o desempenho das tarefas
A área de RH está cada vez mais moderna e exige novas tecnologias para otimização dos resultados internos. Hoje é possível falar em softwares para desdobramento de metas, sistemas de avaliação de desempenho, gestão de benefícios, plataformas de seleção e KPIs. Assim, é importante ter certa familiaridade com a tecnologia. Ferramentas como o Office, Excel e PowerPoint são companheiras diárias para quem atua nessa área. Além dessas, existem muitas outras que são cada vez mais comuns no departamento.
2ª ATIVIDADE (RELATÓRIO):
Resultado inventário de âncora de carreira
F - Dedicação a uma causa
Pessoas com essa âncora são orientadas em sua carreira por valores que querem imprimir em seu trabalho. Elas se voltam para os valores e se dedicam a causas, mais do que aos seus talentos e competências. São profissionais que querem, de alguma forma, contribuir para um mundo melhor por meio de seu trabalho.
SWOT Pessoal
O que você concluiu da sua Análise SWOT?
A análise SWOT me ajudou a me conhecer melhor, identifiquei minhas forças e minhas fraquezas. Me auxiliou no autoconhecimento.
O você pode aprendeu com essa análise?
Eu aprendi que análise SWOT é uma ferramenta que auxilia a traçar metas e planos. Analisando as minhas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças é possível compreender quais são as mudanças necessárias para melhorar o meu desempenho individual e assim, alavancar na minha carreira.
O que você poderia melhorar ou desenvolver para aproveitar melhor as oportunidades e diminuir as possíveis ameaças do ambiente externo?
Preciso melhorar a minha ansiedade, entender também que os problemas vão sempre existir e cabe a mim ter paciência e tranquilidade para resolvê-los.
As 2 competências que eu escolhi como sendo as mais importantes para o desenvolvimento inicial da minha futura carreira profissional foram:
Espírito de equipe e Capacidade de liderança
O profissional de RH representa a voz da empresa entre os funcionários, implementa treinamentos, dinâmicas em grupos e desenvolve os gestores, é imprescindível ter essas competências.
REFERÊNCIAS
· 5 Principais competências do profissional de RH
IMPULSE, Disponível em: <https://impulse.net.br/competencias-profissional-de-rh/> Acesso em: 07/05/2021
· Conheças as competências profissionais exigidas na gestão de RH
RHOPEN, Disponível em: <https://blog.rhopen.com.br/as-7-competencias-profissionais-exigidas-no-rh/> Acesso em: 10/05/2021
· Quais as competências necessárias para se inserir no mercado de trabalho
RH portal, Disponível em: <https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/competencias-mercado-de-trabalho/> Acesso em: 08/05/2021

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.