Buscar

AP3 - SEGURANCA,SAUDE E MEIO AMBIENTE

Prévia do material em texto

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (NEAD)
A pandemia da COVID19 e o trabalho remoto ou home-office não eliminaram as síndromes de trabalho, muito pelo contrário, sabe-se que elas continuam a produzir e acarretar problemas para os trabalhadores, familiares, empresas e governo. Elas podem ser causadas por influências do ambiente interno e externo na organização, gerando problemas que trazem desdobramentos para a vida dos trabalhadores. Entre elas temos o burnout e o estresse.
Com relação às duas síndromes listadas, faça um levantamento das medidas que estão ao alcance dos gestores para reduzir os seus impactos e faça um plano de ação para implementar pelo menos cinco delas em uma empresa de médio porte do segmento alimentício.
Justifique a sua resposta, sob a forma de um relatório, com um mínimo de 30 linhas (fonte Arial 12), contendo as fontes de consulta pesquisadas.
Para auxiliar na sua pesquisa, assista aos vídeos abaixo que contêm subsídios para o seu trabalho avaliativo:
Vídeos de apoio:
https://youtu.be/LfmbOiPS_vc
https://youtu.be/Ey-R_ZpnNQ0
	Critérios de avaliação
	Indicadores
	Pontuação
	
	
	
	
	
	
	
	
Existem muitos fatores estressantes no local de trabalho e isso pode causar ansiedade, desânimo, cansaço e até o esgotamento que é uma síndrome conceituada como resultado do estresse crônico no local de trabalho que não foi gerenciado com sucesso. O gestor, por sua vez, deve procurar maneiras de ajudar os colaboradores a combater o estresse e o esgotamento profissional causado pelo ambiente de trabalho e garantir que eles estejam saudáveis, felizes e seguros na profissão.
Para tentar diminuir esses efeitos, cabe as empresas investir na capacitação profissional dos trabalhadores e na gestão das principais lideranças, primar pelas boas práticas que visem o bem-estar e o bom relacionamento entre seus colaboradores, adotar políticas e treinamentos periódicos de combate ao assédio moral e qualquer forma de discriminação, evitar a prática de jornada extraordinária, observar o período legal de intervalo para alimentação e descanso, adotar o teletrabalho e/ou jornadas de trabalho flexível, assim como evitar a cobrança de metas (se houver) abusivas que merecer observar a proporcionalidade e razoabilidade de se atingir. Além disso, fazer cumprir às normas de medicina e segurança do trabalho e adotar práticas efetivas que visem evitar a ocorrência de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, a exemplo do burnout.
Da mesma forma, recomenda-se orientação ostensiva quanto à saúde e o bem-estar dos seus colaboradores e familiares, por meio de informações sobre os benefícios de uma alimentação saudável, de dormir bem e de práticas periódicas de atividades físicas, assim como orientações pessoais para desfrutar do convívio e de momentos de lazer em família e amigos. Empresas que aderem ao pet friedly day ou que possuem, por exemplo, ambientes de integração como sala de jogos, tendem a deixar seus colaboradores mais felizes, o que também pode reduzir o nível de estresse e aumentar a satisfação profissional e os relacionamentos interpessoais entre os colaboradores, assim como o comprometimento e apoio de toda a equipe, o que se traduz em resultado positivo para todos.
Medidas como estas podem auxiliar no bem-estar e na felicidade dos colaboradores no trabalho, além de previr riscos ocupacionais e, consequentemente, reduzir o passivo trabalhista das organizações nesse particular.
https://www.vittude.com/blog/burnout/#:~:text=crie%20relacionamentos%20baseados%20em%20confian%C3%A7a,para%20%E2%80%9Crecarregar%20as%20baterias%E2%80%9D.
https://exame.com/blog/opiniao/sindrome-de-burnout-como-organizacoes-podem-prevenir-no-ambiente-de-trabalho/
https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/estresse-no-trabalho-2/#:~:text=Estimule%20os%20hor%C3%A1rios%20de%20intervalo&text=A%20tenta%C3%A7%C3%A3o%20de%20continuar%20trabalhando,os%20hor%C3%A1rios%20de%20intervalo%20acabarem.

Continue navegando

Outros materiais