Buscar

Literatura Brasileira do Período Colonial ao Romantismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	O pensamento renascentista operou mudanças no modo de conceber e pensar os fatos. Além disso, ocorreu uma renovação nas artes plásticas, na literatura e na arquitetura, bem como na organização política e econômica. A partir disso, disserte sobre as principais mudanças ocorridas no período renascentista.
	Resposta Esperada:
Com o Renascimento ocorre uma disseminação do humanismo, uma busca por uma afirmação da independência, autonomia e libertação do espírito humano. Acentua-se uma das principais características do humanismo, ou seja, o homem no centro de todas as preocupações filosóficas, morais e artísticas. O teocentrismo cede lugar ao antropocentrismo. Além disso, a base desse movimento descartava o pensamento servil proposto pela Igreja, valorizando os estudos clássicos e priorizando uma postura racional.
Sendo assim, na Idade Média, os fenômenos naturais ou acontecimentos estariam atrelados a uma explicação originada nos desígnios divinos, sendo que o pensamento teocêntrico obtinha maior força e o poder. Com o Renascimento, ampliam-se e são reconhecidas novas formas de se pensar as expressões artísticas, as ciências e a política e estes passaram a ser observados e estudados. O sucesso nos negócios dependia do raciocínio, do cálculo e não mais da intervenção divina.
No que tange à arte na Renascença, ela foi dividida em três fases: "Trecento" (século XIV), "Quatrocento" (século XV) e "Cinquecento" (século XVI). Destaca-se da primeira fase, o "Trecento", artistas como Petrarca e Dante Alighieri que, além de cantar o amor entre os amantes, escreviam também sobre o destino do ser humano após a morte. Foi Dante quem escreveu uma das obras-primas da Literatura universal, a Divina Comédia, que relata aspectos da vida eterna e, por isso, consagrou-se como o maior poeta italiano. No segundo período, o "Quatrocento", merece destaque o fato de que Florença tornou-se o principal centro renascentista. Quanto à terceira fase, o "Cinquecento" (século XVI), vários foram os artistas que se destacaram: Miguel de Cervantes, Leonardo da Vinci, dentre outros.
	2.
	O Romantismo não foi um movimento específico de literatura, ele foi além. Podemos afirmar que foi um movimento artístico e filosófico e que surgiu no final do século XVIII na Europa, indo até o final do século XIX. Uma das características mais marcantes do Romantismo era a visão de mundo que se contrapunha ao racionalismo do período anterior (neoclassicismo). Com base nas informações apresentadas, o Romantismo não é um movimento uno - é marcado por três gerações. Disserte sobre essas gerações românticas, apontando os principais autores e temáticas.
	Resposta Esperada:
Podemos citar a geração Condoreira ou Social, cujo representante é Castro Alves. Este explorou sentimentos liberais e abolicionistas.
A Ultrarromântica, também denominada Mal do Século, explorou o egocentrismo, sentimentalismo exagerado, morte, tristeza, solidão, tédio, melancolia, subjetivismo, idealização da mulher. Foram representantes dessa poesia: Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Junqueira Freire e Fagundes Varela.  
A poesia nacionalista ou indianista exalta a natureza, o excesso de sentimentalismo, o amor indianista, o ufanismo. Foram seus representantes Gonçalves de Magalhães e Gonçalves Dias.