Buscar

ATIVIDADE BNCC 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome Completo: José Carlos Nascimento da Silva
	RGM:
	Instituição: Cruzeiro do Sul – EAD (Campus Unipê)
	Data: 20/05/2021
	Curso: Ciências Biológicas 
	Disciplina: ESTÁGIO CURRICULAR SUP EM CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ATIVIDADE BNCC 2 - APLICAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS AOS COMPONENTES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
A Base Nacional Comum Curricular - BNCC - aborda inúmeras modificações por meio do entendimento dos níveis de ensino. É uma composição de um documento que é utilizado em instituições de ensino públicas e privadas no desenvolvimento, ou na reconstrução, de suas propostas pedagógicas e currículos. 
Na BNCC é determinado os direitos de aprendizado de todo alunado que cursa a Educação Básica em todo o país. O documento se constitui inicialmente de dez competências gerais que serve como meio norteador. Essas mesmas competências são utilizadas pelos discentes em todos os anos letivos da Educação Básica, por essa razão está atrelado a cada um dos componentes curriculares, das aprendizagens e das habilidades importantes e obrigatórias na BNCC. 
Essas Competências Gerais não carecem de ser analisadas e nem interpretadas como um componente curricular, mas sim, abordadas como interdisciplinares, expor em todas as áreas de conhecimento e estágios da educação brasileira. Essas competências foram estabelecidas através dos direitos éticos, políticos e estéticos confirmados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e de habilidade, atitudes, conhecimentos e também valores que são essenciais para a vida no século XXI. Elas são norteadores para o entendimento das tomadas de decisões curriculares, que conta com o apoio e a total participação das instituições de ensino. 
Com base na explanação percebemos que cada uma destas competências está relacionada com uma parte do currículo, ou seja, com os objetos do conhecimento, que serão também aliados as competências específicas de cada área. A atividade terá como base de análise e fundamentação a competência de número 5, a saber: “Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.” 
 Como sabemos, os estudos das disciplinas são feitos por Área do conhecimento, assim compreendendo para a disciplina BNCC de ciências, a área de Ciências da Natureza. Tal competência pode ser articulada com o ensino de Ciências (ensino fundamental) da seguinte forma, dentre outras: uma vez que aborda as tecnologias, podemos utilizar desta em diversas formas. O uso de óculos 3D VR, por exemplo, traz de forma muito próxima e real um determinado conteúdo para o estudante. Ele se diverte e aprende; executa e adquire experiências inovadoras. 
Para complementar a atividade, por se tratar do 9º ano do ensino fundamental, recorremos a Unidade temática Vida e Evolução, partindo do objeto do conhecimento Preservação da Biodiversidade, no intuito de relacionar sua ideia central com a competência escolhida. Conforme elucida a Competência escolhida para análise, que pensa o estudante como protagonista, podendo aliar ao item tecnologia, podemos integrar na sala de aula meios de incentivar o estudante a desenvolver vídeos educativos sobre a preservação da biodiversidade de sua comunidade. 
Por fim, podemos destacar a importância do trabalho viabilizado por competências, articulado com unidades temáticas e por fim objetos do conhecimento, proporcionando de forma efetiva ideias inovadoras para o ensino e consequentemente viabilizando uma aprendizagem significativa.

Outros materiais