Buscar

ESTUDO DE CASO - BASES FISIOLÓGICAS -

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO
DISCIPLINA: BASES FISIOLÓGICAS DA NUTRIÇÃO
Uma mulher de 28 anos passou por exames laboratoriais de rotina que detectaram alterações. Após jejum ela apresentou valores de triglicerídeos plasmáticos de 427 mg/dl (desejável: <150 mg/dl). A paciente não apresentava sintomas ou queixas. Inicialmente seu médico recomendou uma dieta com restrição de gordura. A paciente seguiu suas orientações, mas mesmo assim não houve uma melhora dos níveis de triglicerídeos plasmáticos. Diante do insucesso do tratamento anterior o médico encaminhou a paciente para um nutricionista. Ao analisar o quadro de hipertrigliceridemia, o nutricionista indicou uma mudança radical na composição da dieta. Desta vez, a gordura não foi restrita, mas sim os carboidratos. Duas semanas após a instituição desta nova dieta foi verificado uma marcada redução dos triglicerídeos plasmáticos: na faixa de 142 mg/dl. A paciente foi liberada sob a recomendação de uma dieta com baixos níveis de carboidratos. Diante deste caso, discorra sobre o que é hipertrigliceridemia, indicando a razão pela qual o nutricionista restringiu carboidratos, mas não as gorduras.
R. 	A hipertrigliceridemia é uma condição médica que se refere a níveis incomumente altos de gorduras chamadas triglicérides no sangue.
O excesso de carboidratos, como massas, açúcares e bebidas alcoólicas, é a principal causa de hipertrigliceridemia.
A falta de atividade física pode contribuir para a elevação dos níveis sanguíneos de triglicérides.
Existe uma condição rara, a hipertrigliceridemia familiar, que é genética e não guarda relação estreita com a alimentação, mesmo podendo ser agravada por maus hábitos de vida. A elevação dos níveis de triglicérides ocorre por uma mutação genética e as taxas de triglicérides são extremamente elevadas. 
A dieta para diminuir os triglicerídeos deve ser pobre em alimentos com açúcar e farinha branca, como pães brancos, doces, salgados e bolos. Esses alimentos são ricos em carboidratos simples, que favorecem o aumento dos triglicerídeos no sangue. Devido a isso a nutricionista restringiu o consumo de carboidratos. 
Algumas dicas essenciais para tratar o triglicerídeos alto é:
· Reduzir o consumo de carboidratos simples (açúcar e farinha branca);
· Evitar a adição de açúcar em alimentos preparados em casa, como sucos naturais, café e chá;
· Evitar o consumo de bebidas alcoólicas, pois elas são ricas em calorias e estimulam a produção de triglicerídeos;
· Consumir gorduras boas como o azeite de oliva in natura, castanhas, amendoim, amêndoas, sementes de chia, linhaça, girassol, peixes como atum, sardinha e salmão, e abacate;
· Evitar o consumo de alimentos ricos em gordura processada, como salsicha, linguiça, presunto, mortadela, hambúrguer e comida pronta congelada;
· Consumir mais frutas, verduras e alimentos integrais (arroz integral, pão integral, macarrão integral, farelo de trigo e de aveia, aveia em flocos, quinoa, lentilha e sementes, como chia, linhaça, gergelim, abóbora e girassol), pois são ricos em fibras e auxiliam na redução dos níveis de gorduras e açúcar no sangue.
No caso a nutricionista não restringiu as gorduras boas pois o consumo das gorduras boas faz bem à saúde, já as gorduras de alimentos processados devem ser evitadas.
REFERENCIA
HIPERTRIGLICERIDEMIA. Portal São Francisco. Disponível em:<https://www.portalsaofrancisco.com.br/saude/hipertrigliceridemia>. Acesso em: 03 de Maio de 2021.
SAIBA O QUE SÃO TRIGLICERÍDEOS, RISCOS E COMO LIDAR COM TRIGLICÉRIDES ALTO. Alta excelência diagnóstica. Disponível em: < https://altadiagnosticos.com.br/saude/triglicerideos>. Acesso em: 03 de Maio de 2021.

Continue navegando