Buscar

Resenha-Sist Int Gestao-Zara-T I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Resenha Zara TI para Moda Rápida
DALVAN DE BRITO
Trabalho da disciplina: Sist. Int. de Gestão para Tomada de Decisão 
 		 Tutor: Prof. Geraldo Gurgel
Fortaleza
2021
ZARA: TI PARA MODA RÁPIDA
Referências: HARVARD BUSINESS SCHOOL, LACC 610 – P01
			ANDREW MC A FEE, VINCENT DESSAIN, ANDERS SJOMAN
Este estudo de caso conduziu-nos a uma conversa informal entre Xan Salgado Badás e Bruno Sánchez Ocampo, que decorreu num bar da cidade de La Coruña, ambos funcionários do Grupo Inditex e Salgado era o diretor de informática (TI) Sanchez é o líder técnico do sistema de ponto de venda (PDV) da Zara (uma das empresas do grupo). O conteúdo do diálogo é o sistema operacional utilizado no PDV da rede de lojas Zara. O que Sanchez e Salgado se preocupam é até que ponto essas mudanças afetarão a estrutura funcional da Zara. A atualização do sistema operacional melhorará o POS APP? No entanto, até agora, tudo o que eles construíram para a Zara pode se tornar obsoleto.
A Inditex, da Espanha, era uma varejista que desenhava, fabricava e vendia vestuário, principalmente através da Zara e outras cinco redes varejistas de vestuário, vinha numa crescente no mercado de ações no início dos anos 2000, tinha 1284 lojas em todo o mundo, empregando mais de 26 mil pessoas, e a sua grande maioria eram mulheres cerca de 78% desse total. Apenas 8,5% dos empregados estavam ligados a fabricação e os demais as atividades de logística e design, o lucro líquido no ano de 2001 representavam 340 Milhões de Euros. A produção era bastante fragmentada e boa parte dessa produção global era exportada e países em desenvolvimento promoviam metade dessa produção. Significa dizer que a cadeia explorava esses países por conta da mão de obra e insumos mais baratos. Sua localização no nordeste da Espanha, uma região pobre, mas de forte tradição secular no quesito têxtil, até por isso seu fundador Amancio Ortega Gaona posicionou a Zara como uma loja que vendia roupas de qualidade média e com preços acessíveis. Ele sempre mostrou interesse por tecnologia e investiu nesse ponto e pesadamente em logística, já no início dos anos 1990, possuía lojas em toda a Espanha. Os principais gestores eram espanhóis, enxergavam o papel do centro empresarial como o de um controlador estratégico, envolvido nas principais definições empresariais. Ortega e Castelhano O modelo de negócios que pretendem desenvolver. Outra ideia comum é sobre tendências da moda, públicos-alvo, preferências dos jovens urbanos e adeptos da moda. Essas mudanças são rápidas e dificilmente afetadas por campanhas publicitárias. O estilo apareceu repentinamente da mesma forma, tornou-se popular e desapareceu. O objetivo de Zara é identificar, produzir e vender seus produtos durante o clímax. Não faça Ele quer contar com o marketing para aumentar suas vendas. Outra característica de Ortega, Castelhano e outros gestores é sua inteligência e consciência crítica dos colaboradores para a tomada de decisões. Para o gerente Zara, este assume mais responsabilidades do que outras organizações do mesmo setor. Além de todas as responsabilidades inerentes ao cargo, também determinam como cada loja vende, e faziam os pedidos dos itens que eles acreditam ser o mais procurado. 
Em La Coruña, existe um grupo de pessoas denominado "publicidade comercial", Decida de forma independente quais produtos desenvolver e produzir. Siga a direção oposta Redes de lojas tradicionais, entre elas, destacam-se designers de moda. Coleção da Zara Eles foram concebidos, ampliados e modificados pela equipe "comercial". Cada subdivisão (Masculino, Feminino e Infantil) é uma equipe composta por 2 designers e 2 gerentes de produto, responsáveis ​​pela aquisição de materiais, ordens de produção e composição de preços. A "publicidade comercial" conhecida como gerente de produto da loja e A equipa de produtos para a ligação entre a sede de A Coruña e outras lojas Zara. Sua função Compreenda basicamente o comportamento da moda, observe as pessoas, converse com elas Gerentes de loja e conferem as vendas de cada loja de sua área. Para que eles possam entender O que produzir e quais são as chances de vendas bem-sucedidas.
O comercial informou a equipe do projeto sobre suas impressões, tendências e necessidades. Eles também fizeram As transferências de estoque entre lojas são baseadas nas vendas em cada região. Outras organizações são responsáveis ​​pela distribuição de mercadorias entre as lojas. Receba o pedido e verifique a disponibilidade de peças em estoque (se necessário) Mais do que o orçamento, eles decidem qual loja receberá o pedido completo. Para não perder flexibilidade no processo, a decisão do “comercial” é soberana, e o plano de marketing da Zara é contrário aos seus principais concorrentes, e não utiliza publicidade. A única forma de marketing é anunciar a abertura de uma nova loja e fazer duas vendas por ano. Estratégias para garantir a economia de recursos financeiros, entre as quais A receita e as despesas médias dos concorrentes estão entre 3% e 4%, enquanto Zara é de apenas 0,3%. O foco principal da Zara é investir em suas lojas. A escolha do local geralmente é em uma grande área comercial.
Todas as lojas Zara estão equipadas com sistemas POS e PDA, que foram incorporados em 1995. Devido ao lento e alto custo de transmissão de informações entre a loja e o CD, o CD usa o fax como única fonte de troca de informações. Eles são pouco confiáveis ​​e demorados, afetando todo o processo de colocação de "pedidos". Então Salgado e sua equipe de TI começaram os testes com um PDA, que se comunicava remotamente entre a loja e o La Coruña CD. Em 2003, tarefas como realização de pedidos, devolução de roupas em CDs e transferência de informações entre a loja e a matriz foram realizadas por meio do PDA. Todas as lojas da rede Zara possuem diversos PDAs, que serão atualizados com o desenvolvimento da tecnologia do aplicativo. Pelo contrário, o PDV não possui tecnologia de ponta, mas utiliza o sistema operacional Microsoft. Historicamente os DOS faziam um casamento perfeito com os PDV’s, apresentando-se estável, eficaz, fácil de usar e manter-se ao longo do tempo. O seu uso não requer nenhum conhecimento específico de área, e os funcionários podiam implantar e manter toda a sua funcionalidade.
Ao fim da leitura do artigo podemos concluir que o investimento em tecnologia pode ser um grande aliado do crescimento das vendas e do gerenciamento de uma boa cadeia logística. O investimento da Zara e todo seu planejamento fez com que a empresa se tornasse uma gigante no seu segmento. Onde a previsão de demanda e baixo estoque de produtos fazem com que sua cadeia seja altamente enxuta e lucrativa.

Continue navegando