Buscar

LABORATÓRIO DE GESTÃO DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL ATVDD 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aspectos Legais para Composição de uma empresa.
Após definir o tipo de negócio, ponto comercial, perfil de cliente, estratégias, entre outros, vamos falar sobre os aspectos legais para composição da empresa. 
O primeiro passo é constituir uma sociedade, caso possua, ter uma boa comunicação e, agir com integridade são passos importantes para dar o passo inicial. 
“todo aquele que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviço” – Código Civil 2002. Denominado direto da empresa, todo aquele que tiver capacidade de direito e não for legalmente impedido, seja por um cargo público ou qualquer outro impedimento, pode realizar a atividade de empresário.
Será necessário fazer uma pesquisa de viabilidade sobre nome empresarial, atividade escolhida e público, verificar o enquadramento jurídico, como por exemplo, MEI, EPP, EIRELI, qual o Capital Social para dar início as atividades. Dependendo do Ramo de atividade, buscar os órgãos públicos, para verificar liberação e autorização para exercê-la.
O contrato social é a Certidão de Nascimento da empresa, onde deve contar todas as informações relacionadas a capital social, sócios, endereço da empresa, finalidade, etc. Para realizar a constituição da empresa, os documentos necessários são: Contrato Social, RG e CPF do titular ou sócios, requerimento, ficha de cadastro nacional (FCN) e pagamento das taxas.
É muito importante também contratar um contador para tratar de situações mais burocráticas da empresa, realizar os corretos recolhimentos de tributos, aconselhar quanto a enquadramento tributário, contratação de funcionários, procedimentos admissionais e o atendimento a eventuais notificações, autuações. Ter um bom advogado também lhe traz a segurança de ocorrências jurídicas que possam aparecer.
Primeiro: escolha bem seus sócios. ...
Segundo: quem pode ser empresário? ...
Terceiro: definir o tipo empresarial e fazer a consulta de viabilidade. ...
Quarto: contrato social bem feito, completo e transparente. ...
Tenha um contador e um advogado de confiança.

Continue navegando