Buscar

DIREITO CIVIL ATIVIDADE- SOLIDARIEDADE

Prévia do material em texto

QUESTÕES
1) Claudio comprou um apartamento mediante um financiamento bancário sendo prestada a garantia de dois fiadores após exigência do banco. Considerando a hipótese de Claudio falecer deixando um herdeiro, e a título de herança não deixou bens a inventariar. Avalie as responsabilidades do herdeiro e dos fiadores quanto ao empréstimo contraído pelo falecido de acordo com o Código civil vigente. 
R: Os herdeiros não poderão ser cobrados como solidários e se houvesse herança, só poderiam ser cobrados até o limite do patrimônio deixado. Portanto, não atinge o patrimônio pessoal destes. Em relação aos fiadores, irão continuar devendo o valor integral do empréstimo, respeitando a divisão.
2) Maria contratou um empréstimo da quantia de R$ 10.000,00 (dez mil reais) perante uma instituição financeira, passando essa a exigir dois fiadores. Todavia, após transcorrido o prazo para pagamento não houve qualquer manifestação de Maria. A instituição financeira decidiu notificar um dos fiadores a fim de receber a aludida quantia total devidamente acrescida dos juros e demais encargos moratórios. Avalie a validade de tal conduta promovida pela Instituição financeira perante o código civil.
R: Como não houve pagamento do devedor principal, os fiadores podem ser notificados para pagamento do principal e juros. A lei assegura que qualquer fiador pode ser responsável pelo pagamento integral destes.
3) Considerando que o empréstimo acima foi celebrado por três codevedores, mas apenas um deles foi demandado e quitou toda a prestação. Quais as consequências para os demais devedores solidários?
R: Os demais devedores solidários podem ser cobrados à sua cota parte pelo devedor que quitou a dívida.
4) Marcos e Ana venderam uma casa ficando estipulado a solidariedade quanto ao cumprimento da prestação entre as partes. Vislumbrando a hipótese da casa sofrer um incêndio antes da entrega aos compradores causado pela conduta negligente da Ana, quais as conseqüências jurídicas perante a lei civil pátria?
R: Eles podem responder pelo valor equivalente à casa, ou qualquer um deles separadamente, porém como o incêndio foi causado por negligência de Ana, somente esta pode responder por perdas e danos.
5) Maria e João vendeu uma casa pelo preço de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais), sendo que a prestação do pagamento não foi cumprida no modo e tempo ajustado contratualmente. Quais as atitudes que os vendedores poderão adotar perante os ditames do código civil vigente?
R: Por conta do descumprimento, eles podem cobrar conjuntamente, ou qualquer um deles, separadamente, tem legitimidade para efetuar tal cobrança em sua totalidade. 
6) Claudio comprou um carro de Paulo e seu irmão ficando convencionado que o veiculo seria entregue até o dia 20 do mês corrente. Considerando o fato de Claudio cobrar de Paulo toda a prestação, poderia este alegar que é devedor apenas e tão somente da metade do aludido veículo?
R: Não. O carro é um bem indivisível e o credor, portanto, pode cobrar a prestação integralmente. Ou então, o devedor pode responder pela prestação integralmente para um deles e o credor que não recebeu, pode cobrar pela sua cota parte após este recebimento.

Continue navegando