Buscar

O brincar para todos alerta para importância de que cada brinquedo seja visto como possibilidade de acesso a todos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O brincar para todos alerta para importância de que cada brinquedo seja visto como possibilidade de acesso a todos, sem que haja qualquer obstáculos, principalmente porque o lúdico colabora para aquisições que influenciam fortemente o desenvolvimento infantil. Nesse sentido, descreva como o brincar para todos pode contribuir para o desenvolvimento infantil, favorecendo também para inclusão.
	Resposta Esperada:
A fase infantil deve ser envolvida de possibilidades lúdicas, pois as crianças carecem brincar, independentemente de suas condições físicas, intelectuais ou sociais. A brincadeira é fundamental à sua vida. O envolvimento em brincadeiras desperta a alegria e motiva as crianças, reforça a interação, unindo-as e oferecendo oportunidade de trocar experiências, ajudarem-se mutuamente independente da deficiência. O brincar para todos está pautado na perspectiva da inclusão.
	2.
	O papel do professor é fundamental no processo de ensino-aprendizagem, ele é o mediador e estimula a construção do conhecimento. As metodologias e os recursos tecnológicos vêm contribuindo para que isso ocorra de forma dinâmica e prazerosa; cabe ao educador incentivar a busca pelo conhecimento. Partindo dessa perspectiva, disserte sobre o professor como mediador na aprendizagem lúdica.
	Resposta Esperada:
* A escola deve propiciar às crianças atividades lúdicas que contribuam no processo de ensino-aprendizagem e estimulem a busca pelo conhecimento.
* O professor precisa acreditar em sua prática, levando em consideração a realidade na qual a criança está inserida, ter clareza dos objetivos que pretende atingir.
* Saber tirar máximo proveito dos recursos tecnológicos, aprimorando constantemente sua prática e metodologia, almejando a qualidade do ensino, relacionando teoria e prática.
* O educador deve ter conhecimento sobre o jogo que aplicará, fazer um prévio planejamento, preparar os alunos, imbuídos do espírito de cooperação, saber a sequência em que fará a execução das atividades lúdicas e conhecer suas possíveis consequências e resultados.
* Desde a educação infantil, os jogos devem ter uma intencionalidade pedagógica, promovendo o desenvolvimento integral da criança, no qual ela aprende brincando e brinca aprendendo.

Continue navegando