Buscar

Atividade_-_Imitanciometria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade Federal da Bahia
Instituto de Ciência da Saúde
Biofísica V aplicada à Fonoaudiologia
Aluno: ____________________________________________________________________________________
 Data: _______/_______/_________________
	
	ATIVIDADE - Imitanciometria
1) Defina Imitância Acústica.
A oposição à passagem do fluxo de energia sonora
2) A impedância faz parte da imitância acústica. Defina-a considerando as características de reactância (X) e resistência (R).
 impedância é a oposição total ao movimento da onda sonora 
3) Defina admitância.
admitância seria a facilitação oferecida pela orelha média à
passagem da energia sonora ou fluxo sonoro
4) Cite três patologias que acometem a orelha média, em que a impedância está aumentada e a admitância reduzida.
otosclerose, a otite média crônica secretória e ainda a interrupção da cadeia ossicular
5) Relacione a definição de complacência com o índice de reflexão da onda sonora pela membrana timpânica.
6) O imitanciômetro também é chamado de analisador da orelha média. Quais as partes que constam nesse aparelho? Descreva-as.
7) Quais os exames que podem ser realizados no imitanciômetro? Quais estruturas anatômicas eles avaliam? Explique cada um deles.
8) Qual o objetivo da timpanometria?
a mensuração da mobilidade da membrana timpânica como uma função da pressão do ar mecanicamente variada no canal auditivo externo. Suas medidas se baseiam no fato de que a máxima complacência (mobilidade) da membrana timpânica é obtida mediante a igualdade entre as pressões endo e retrotimpânicas.
9) Na timpanometria podemos encontrar vários timpanogramas. Caracterize os principais tipos de curvas timpanométricas existentes e o que elas sugerem.
Existem três tipos básicos de curvas timpanométricas, A, B e C. A curva tipo A, caracterizada pelo ponto de máxima compliância em 0 (zero) mm H2O ou próximo dele, foi encontrada em orelhas normais ou com otoesclerose. A curva tipo B mostrou pequeno ou nenhum ponto de máxima compliância e foi encontrada em orelhas com otite média serosa. Na curva tipo C o ponto de máxima compliância estava deslocado para pressões negativas (igual ou maior que - 100 mm H2O). Pequenas pressões negativas foram encontradas em muitas orelhas sem patologia, mas quando o ponto de máxima compliância foi igual ou menor que - 100 mm H2O, foram consideradas significantes pressões negativas(5).
10) A membrana timpânica assume diferentes posições conforme a variação de pressão. O que se espera que aconteça com a membrana timpânica, a onda sonora e a compliância quando uma pressão inicial positiva de 200 daPa é inserida na cavidade da orelha média?
Teremos a membrana deslocada para dentro e a cadeia ossicular estará imobilizada, de tal modo que todo o som que atingir a membrana será refletido
11) Qual (ais) a (s) função (ões) do músculo estapédio?
músculo estapédio tem como finalidade a determinação do nível de limiar, no qual ocorre a contração deste músculo em função da apresentação de sons mais intensos. O reflexo acústico é uma contração involuntária dos músculos do ouvido médio em resposta a um estímulo sonoro intenso. Esta contração ocorre simultânea e bilateralmente, mesmo com estimulação de apenas um ouvido. Quando o músculo estapédio se contrai exerce tensão no estribo e enrijece a cadeia ossicular. O resultado desse enrijecimento é um aumento no nível de pressão sonora no meato acústico externo, devido à redução na transmissão da energia para frequências de baixa intensidade. Para ouvidos normais, os valores do reflexo estapediano para tons puros podem oscilar entre 70 a 100 dB NA, podendo ser pesquisado tanto contra como ipsilateralmente. A não capatação do reflexo pode ocorrer devido a diferentes fatores, dentre os quais perda auditiva neurossensorial, patologias da orelha média e lesão de tronco cerebral. A presença do reflexo estapediano dentro desses limites pode ser considerada como prova da ausência de um distúrbio da audição do tipo condutivo.
12) Após o estímulo sonoro ser apresentado a uma das orelhas através de um fone, como ocorre a captação do reflexo estapediano?
13) Com base em conceitos biofísicos e fisiológicos, explique a relevância da contração do músculo estapédio (localizado na orelha média) para o processo auditivo.
14) Quais as condições necessárias para a pesquisa dos reflexos acústicos estapedianos, no que diz respeito à pressão sonora e à intensidade para cada frequência testada (500 Hz, 1000 Hz, 2000 Hz e 4000 Hz)?
15) Caracterize algumas condições que possam influenciar nas respostas dos reflexos.
16) Analise as aplicações clínicas do reflexo estapediano e descreva as possibilidades de resultados:
a. Perda Condutiva
b. Perda auditiva sensorioneural
17) Destaque a importância clínica da associação entre os resultados timpanométricos e reflexos acústicos.
 
18) Explique o procedimento da pesquisa da função tubária com perfuração timpânica e seus possíveis resultados.
19) Quais os resultados do Decay do reflexo? Como é pesquisado?
20) Existem exames audiológicos subjetivos, que dependem da colaboração direta do paciente (audiometria tonal, logoaudiometria, etc.), e exames objetivos, que não dependem da colaboração direta do paciente (imitanciometria, emissões otoacústicas, etc.). 
a. Se um indivíduo chega ao seu consultório afirmando ser portador de perda auditiva sensorioneural bilateral de grau profundo. Qual seria o resultado esperado com relação aos reflexos acústicos? 
b. Havendo presença de reflexo no caso em questão, o que o Fonoaudiólogo poderia concluir?
http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?fase=r003&id_materia=1368

Outros materiais