Buscar

Educação especial em espaços formais deficiência sensorial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Educação especial em espaços formais deficiência sensorial
O vídeo foi gravado na escola municipal de ensino básico professora Nádia Aparecida Issa Pina,em são Bernardo do campo a escola nos mostra as dificuldades e as soluções para uma educação bilingue ou seja ensinar libras, a língua de sinais e língua portuguesa para alunos surdos do quarto ano os surdos aprendem a libras e também a ler e escrever em português.
A escola citada no vídeo é uma escola polo, ou seja, uma escola onde reuni deficientes auditivos com a língua portuguesa, e sua maioria são crianças ouvintes uma das maneiras das professoras ensinarem a libras é transformando os textos em imagens para que os surdos consigam compreender a língua de sinais.
O principal desafio de um educador que tem um aluno surdo em sua sala de aula, é compreender como os surdos pensam e como eles organizam seus conhecimentos. O professor tem que estar atento para a nova metodologia de ensino e levar em conta que a forma de que aprendeu não vai ser a mesma maneira que o aluno surdo vai aprender.
Tendo em vista que o trabalho com o surdo não se limita ao simples processo de alfabetização, mas todo um trabalho de aquisição de linguagem, o tempo esperado para a realização do processo de alfabetização corresponderá ao ritmo de aprendizagem de cada aluno.
Para a especialista no ensino de libras, Ronice Muller os surdos de escola regular podem fazer um contraturno na escola de surdos para que eles tenham contato com crianças e professores surdos será um ganho para essas crianças terem a oportunidade de ver a língua de uma maneira normal e naõ como um grupo isolado. Diante desta situação pode se perceber que o professor ainda não está totalmente preparado para enfrentar as diversidades que aparecem no seu dia a dia. É necessário que ele tenha respaldo e qualificação adequada para que possa desempenhar o seu papel nesta nova realidade e assim colaborar de maneira eficaz para o ensino e aprendizagem do aluno surdo, desenvolvendo uma metodologia diferenciada, respeitando as competências individuais de cada um, favorecendo uma educação de qualidade. Portanto, hoje o aluno com necessidades especiais que no passado era excluído do meio social e principalmente das escolas do sistema regular de ensino, com o movimento da inclusão terá condições de participar não só do convívio no setor educacional, mas também em todos os setores sociais sem nenhum ato discriminatório ou preconceituoso.
Nome :Vanessa de Paula Cinci Marchi
Rgm:25284517
Instituição: cruzeiro do sul
Curso :educação especial

Continue navegando