Buscar

CURRÍCULO TEORIA oficial

Prévia do material em texto

CURRÍCULO TEORIA E PRÁTICA UMA ELABORAÇÃO SIGNIFICATIVA?
Disciplina: Currículo Teoria e Prática
Professor (a): Maria Alejandra Iturrieta Leal
Aluna: Vanessa Vieira de Souza Lamon
INTRODUÇÃO
 O presente relatório pretende abordar a importância do currículo como um elemento enriquecedor para o ensino na educação básica. Incluem-se na educação básica, alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, da rede pública e privada de ensino, em todo território brasileiro. Ele aborda a metodologia e o processo de ensino-aprendizagem que deverão ser vivenciadas pelos alunos.
 
O que é o currículo escolar? 
 A escola é uma das principais protagonistas na construção do indivíduo como cidadão e o currículo escolar tem a missão de promover as habilidades necessárias para a sua formação, de forma ética e democrática. 
 O currículo escolar é um importante documento elaborado pelos membros da escola para orientar o trabalho pedagógico do professo r dentro de sala. Ele é um referencial que envolve as competências, as disciplinas, os conteúdos e as atividades necessárias para o desenvolvimento pleno do aluno. De acordo com BRASIL, "A reflexão sobre o currículo está instalada como tema central nos projetos político-pedagógicos das escolas e nas propostas dos sistemas de ensino, assim como nas pesquisas, na teoria pedagógica e na formação inicial e permanente dos docentes”. Ele influencia diretamente na formação do aluno, na sua aprendizagem e na produção dos conhecimentos. 
 O currículo escolar para ser bem elaborado, deve ser flexível e dinâmico, sempre aberto para mudanças e atualizações, já que sempre aparecem novas propostas e estratégias de ensino que valorizam a aprendizagem significativa. Porém, é necessário ressaltar que o currículo deve respeitar as necessidades do aluno e o contexto social e cultural no qual está inserido, levando em consideração as normas estabelecidas pela BNCC. 
O que é BNCC? 
 A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento elaborado para servir de referencial determinante dos conhecimentos, competências e habilidades essenciais que todos os alunos da Educação Básica têm o direito a aprender ao longo da sua jornada escolar, de acordo com o que foi definido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - 9.394/1996), Diretrizes Curriculares 
Nacionais, Plano Nacional de Educação e na Constituição de 1988. 
 O documento assegura também o desenvolvimento de dez competências gerais para serem trabalhadas no aluno com o propósito de construir uma sociedade mais democrática, ética, inclusiva e responsável. De acordo com a B NCC, competência é definida como a “mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e sócio-emocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
2. ANÁLISE DO CURRÍCULO ESCOLAR 
 O procedimento escolhido foi de observar as tarefas de casa de uma criança. Foram analisadas as tarefas de um aluno de 12 anos que freqüenta o 7ª ano do Ensino Fundamental em uma escola privada localizada no município do Rio de Janeiro. Os currículos escolares contem as disciplinas de Português, Matemática, Ciências, História, Geografia, Inglês, Espanhol, Artes, Música e Educação Física. 
 A escola não costuma passar tarefas para serem feitas em casa. O jovem, quando leva tarefa para casa, precisa fazer um trabalho que vale nota. Os trabalhos são variados: resumos, pesquisas, experiências e até maquetes. A maioria dos trabalhos é feito de forma individual, mas alguns trabalhos precisam ser feitos em grupo, então as crianças se encontram na casa de um dos amigos para fazer o trabalho, já que a escola não disponibiliza espaço para a realização do mesmo. 
 Depois de uma semana de análise, comparando o BNCC com o currículo da escola, baseado nas tarefas da criança escolhida, as seguintes observações foram feitas: 
• Português 
De acordo com a BNCC: "No componente Língua Portuguesa, amplia-se o conta todos estudantes com gêneros textuais relacionados a vários campos de atuação e a várias disciplinas, partindo-se de práticas de linguagem já vivenciadas pelos jovens para a ampliação dessas práticas, em direção a novas experiências. Como conseqüência do trabalho realizado em etapas anteriores de e scolarização, os adolescentes e jovens já conhecem e fazem uso de gêneros que circulam nos campos das práticas artístico-literárias, de estudo e pesquisa, jornalístico/midiático, de atuação na vida pública e campo da vida pessoal, cidadãs, investigativas”. 
De acordo com currículo da escola : O aluno está reforçando o que já aprendeu 
(atualmente: artigos, pronomes e predicados) em textos mais complexos. Passando a identificar conteúdos já aprendidos em poesias, artigos e trechos literários. A professora também investe em redação e criação de poesias de variados temas, o mais recente foi sobre o Dia das Mães. 
A disciplina acompanha o que está disposto no BNCC. 
De acordo com currículo da escola: Atualmente o aluno está aprendendo sobre história européia. Está estudando sobre a Idade Média, o feudalismo, a Igreja Católica, que abrangendo o século V e levando o aluno até o final do século XV. Ou seja, está dentro dos parâmetros do BNCC. 
• Geografia 
De acordo com a BNCC: "No 7º ano, os objetos de conhecimento abordados partem da formação territorial do Brasil, sua dinâmica sociocultural, eco nômica e política. 
“Objetiva-se o aprofundamento e a compreensão dos conceitos de Estado-nação e formação territorial, e também dos que envolvem a dinâmica físico-natural, sempre articulado às ações humanas no uso do território”. 
De acordo com currículo da escola: Atualmente o aluno está aprendendo sobre formação do território, tratados, limites e sobre a economia brasileira ao longo dos séculos, respeitando assim o que determina o BNCC. 
• Inglês 
De acordo com a BNCC: “A BNCC de Língua Inglesa para o Ensino Fundamental – 
Anos Finais está organizada por eixos, unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades. As unidades temáticas, em sua grande maioria, repetem-se e são ampliadas as habilidades a elas correspondentes. Para cada unidade temática, foram selecionados objetos de conhecimento e habilidades a ser enfatizados em cada ano de escolaridade (6º, 7º, 8º e 9º anos), servindo de referência para a construção dos currículos e planejamentos de ensino, que devem ser complementados e/ou redimensionados conforme as especificidades dos contextos locais". 
De acordo com currículo da escola: A criança em aula é instruída a falar apena s em inglês na sala de aula para desenvolver a oralidade e estão sendo abordados conteúdos antigos em textos mais extensos e complexos, para consolidação e ampliação dos conhecimentos, estando assim conforme indicado pelo BNCC . 
De acordo com a BNCC: “No Ensino Fundamental – Anos Finais, é preciso assegurar aos alunos a ampliação de suas interações com manifestações artísticas e culturais nacionais e internacionais, de diferentes épocas e contextos. Essas práticas podem ocupar os mais diversos espaços da escola, espraiando-se para o seu entorno e favorecendo as relações com a comunidade". 
De acordo com currículo da escola: O último trabalho feito foi um desenho em papel de gramatura alta onde a criança deveria fazer um desenho de livre escolha utilizando apenas tinta guache. Em aula o professor dialoga sobre as diferentes manifestações artísticas em diferentes épocas. 
• Educação Física 
De acordo com a BNCC: “Na BNCC, cada uma das práticas corporais tematizadas compõe uma das seis unidades temática s abordadas ao longo do Ensino Fundamental. Cabe destacar que a categorização apresentada não tem pretensões de universalidade, pois se trata de um entendimento possível, entre outros, sobre as denominações das (e as fronteiras entre as) manifestações culturais tematizadas na Educação Física escolar". As unidades temáticas são: Brincadeiras e jogos, esportes, ginásticas,danças, lutas e práticas corporais de aventura. 
De acordo com currículo da escola: Em geral a aula é mais teórica do que de prática, já que a aula de Educação Física com prática de exercícios físicos apenas acontece mediante ao bom comportamento dos alunos. Então, em sala, os alunos aprendem sobre fatos importantes envolvendo esportes. Atualmente, os alunos estão estudando sobre mulheres importantes para o mundo dos esportes, tema que foi trabalho de pesquisa em grupo recentemente.
REFERENCIAS:
 
 EYNG,ANA MARIA. CURRICULO ESCOLAR.EDITORA EBPEX,2010(SÉRIE PROCESSOS EDUCIONAIS) 2 EDIÇÃO. Av. Vicente Machado,317,14 andar-Centro,Curitiba PR.
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa(org). Curriculos: aspectos sociais Brasil. Campinas:Papirus,1999.

Continue navegando