Buscar

atividade 6 projeto paisagistico urbano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

atividade 6 projeto paisagistico urbano
PERGUNTA 1
1. Qual das alternativas abaixo completa de maneira correta o texto a seguir:
A ____________ da _________ __ ____ nas grandes cidades deriva, entre outras coisas, da _____ ______ de _______ ________ associada ao escasso tempo que os moradores dispõem para se dedicar ao lazer, uma vez que precisam enfrentar _______ _____________ para a realização das tarefas cotidianas. As _____ ________ das cidades também sofrem com a perda da vitalidade decorrente do ___________ e ___________. Essas áreas que tiveram grande importância na ________ e na ________ _________ dessas cidades foram, com o passar do tempo, preteridas por outras de maior interesse do _______ ___________, mesmo apresentando ______ ______________ ______. Nesse sentido, o deslocamento dos centros econômicos motivados por ofertas de espaços maiores ou mais adequados às necessidades atuais das empresas, associado à tendência de monofunção determinada pelo zoneamento, contribuem para a ____________ dessas áreas centrais, que também acabam sendo objeto de ___________ ___________ uma vez que são ricamente nutridas de ______________ ________.
	
	a.
	Precarização; qualidade de vida; muita oferta; espaços públicos; mínimos deslocamentos; áreas centrais; esvaziamento; subocupação; formação; dinâmica econômica; mercado imobiliário; pouca infraestrutura urbana; deterioração; especulação imobiliária; infraestrutura urbana.
	
	b.
	Precarização; qualidade de vida; pouca oferta; espaços públicos; grandes deslocamentos; áreas centrais; esvaziamento; subocupação; formação; dinâmica econômica; mercado imobiliário; grande infraestrutura urbana; deterioração; especulação imobiliária; infraestrutura urbana.
	
	c.
	 Precarização; qualidade de vida; enorme oferta; espaços públicos; pequenos deslocamentos; áreas centrais; esvaziamento; subocupação; formação; dinâmica econômica; mercado financeiro; grande infraestrutura urbana; deterioração; especulação imobiliária; infraestrutura urbana
	
	d.
	Precarização; qualidade de vida; pouca oferta; espaços privados; grandes deslocamentos; áreas centrais; enchimento; subocupação; formação; dinâmica econômica; mercado imobiliário; nenhuma infraestrutura urbana; deterioração; especulação imobiliária; infraestrutura urbana
	
	e.
	Precarização; qualidade de vida; muita oferta; espaços públicos; grandes deslocamentos; áreas centrais; esvaziamento; subocupação; formação; dinâmica econômica; mercado imobiliário; pequena infraestrutura urbana; deterioração; especulação imobiliária; infraestrutura urbana.
PERGUNTA 2
1. O processo de urbanização das cidades brasileiras e o aumento da população urbana estão inter-relacionados, e ocorreram concomitantemente provocando alterações na paisagem e no espaço urbano nas cidades brasileiras. Quais fenômenos que ocorreram mais intensamente ao longo do século XX nas cidades brasileiras influenciaram nesse processo?
	
	a.
	Transição rural (população da cidade migrando para o campo) e transição política (mudança do sistema ditatorial para a democracia).
	
	b.
	Transição democrática (mudança do sistema ditatorial para a democracia) e transição urbana (diminuição da taxa de mortalidade e aumento da taxa de natalidade).
	
	c.
	Transição democrática (mudança do sistema aristocrático para a democracia) e transição urbana (população do campo migrando para as cidades).
	
	d.
	Transição urbana (população do campo migrando para as cidades) e transição demográfica (diminuição da taxa de mortalidade e aumento da taxa de natalidade).
	
	e.
	Transição política (mudança do sistema ditatorial para a democracia) e transição demográfica (população do campo migrando para as ci
PERGUNTA 3
1. Analise as assertivas a seguir quanto à sua veracidade – V para VERDADEIRA ou F para FALS
I. Diversas cidades brasileiras sofrem constantemente alterações em suas paisagens devido às pressões de atividades econômicas, turísticas e imobiliárias, desta forma os instrumentos de política urbana, como os planos diretores, planos de arborização urbana e planos setoriais de mobilidade e habitação, por exemplo, podem estabelecer parâmetros e limites para que essas alterações possam ser controladas e previstas.
II. Parte significativa das cidades brasileiras sofre com a periferização e a supressão de elementos naturais, se considerarmos que as atividades do mercado imobiliário procuram associar as qualidades da paisagem e de infraestrutura urbana em benefício de seus empreendimentos.
III. A valorização do solo urbano é decorrente de diversos fenômenos contemporâneos, entre eles, a grande pressão das atividades do mercado imobiliário, empurra para as periferias das cidades grandes contingentes populacionais, que por estarem em vulnerabilidade econômica não conseguem ter acesso ao solo altamente valorizado.
IV. O poder público pode assumir o papel de mediador, para que os resultados desses conflitos e contradições tenham menores impactos socioeconômico-ambientais.
As assertivas I, II, III e IV são RESPECTIVAMENTE
	
	a.
	 V – F – V – F
	
	b.
	F – F – F – F
	
	c.
	V – V – V – F
	
	d.
	V – V – F – F
	
	e.
	V – V – V – V
PERGUNTA 4
1. Analise as assertivas a seguir quanto à sua veracidade – V para VERDADEIRA ou F para FALSA.
I. O parque urbano surgiu no centro das propostas de intervenção de cunho sanitarista como um elemento catalisador e potencialmente agregador de dinâmicas econômicas, culturais, esportivas, e de lazer.
II. Além de ser explorado como ponto turístico, o parque urbano pode ser um lugar de encontro, convívio e contemplação, possibilitando aos usuários momentos de conexão com a natureza.
III. Os parques urbanos nunca podem contribuir na restauração ou recomposição da paisagem, tendo pouca importância para as cidades ou para o ecossistema urbano.
IV. Nunca os parques urbanos irão contribuir para a recuperação ou preservação de elementos naturais pré-existentes, nem podem diminuir os impactos do crescimento urbano causados ao meio ambiente.
As assertivas I, II, III e IV são RESPECTIVAMENTE:
	
	a.
	 V – V – F – F
	
	b.
	 V – V – V – F
	
	c.
	 V – F – F – F
	
	d.
	F – F – V – F
	
	e.
	V – V – V – V

Outros materiais