Buscar

estdos disciplinares V unip farmacia

Prévia do material em texto

· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	O GH é conhecido como o hormônio do crescimento na infância. Porém, este hormônio também é importante na vida adulta, realizando ações essenciais para alguns tecidos e órgãos. Em relação às funções e ações do GH, assinale a alternativa INCORRETA.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
A falta dele no adulto pode causar o quadro de nanismo.
	
	
	
· Pergunta 2
0 em 1 pontos
	
	
	
	O eixo hipotálamo-hipófise controla diversas glândulas endócrinas, assim controlando a produção e secreção dos hormônios finais do eixo. Sobre o controle deste eixo, podemos afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
As alternativas a e b estão corretas.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	O crescimento longitudinal, ganho de altura, é um dos efeitos bem conhecidos e estabelecidos do hormônio do crescimento (GH), pode este hormônio apresentar muitas outras funções, tanto na infância quanto no adulto. Não faz parte destas funções:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Aumentar a síntese de lipídeos.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	O estresse é um processo que pode ocorrer nos indivíduos em seu dia a dia. Este processo pode ser considerado ruim ou bom. É considerado ruim o chamado estresse mental e bom o estresse físico. Ao se exercitar o organismo sai de uma situação basal e é colocado ao esforço, o que fisiologicamente consideramos estresse. Alguns hormônios são mais liberados nestas situações de estresse, são eles:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Cortisol e adrenalina.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o estresse afeta mais de 90% da população mundial e é considerado uma epidemia global. Na verdade, sequer é uma doença em si: é uma forma de adaptação e proteção do corpo contra agentes externos e internos. Baseado nestas informações sobre o estresse e em seus conhecimentos sobre os hormônios envolvidos nesse processo, responda qual a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Os principais hormônios produzidos e secretados em condições de estresse são o cortisol e a adrenalina, ambos produzidos pela glândula suprarrenal.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	A suprarrenal é uma importante glândula do nosso organismo por produzir pelo menos 3 diferentes hormônios, os quais mantêm-se em equilíbrio no corpo pelo eixo de controle hipotálamo-hipófise-suprarrenal. Em relação aos hormônios desta glândula, pode-se afirmar que:
I- O cortisol é essencial à vida, pois modula ações biológicas.
II- Uma das principais ações dos glicocorticoides é modular a resposta dos tecidos à inflamação, e são utilizados como imunossupressores em caso de transplantes.
III- A síntese do cortisol acontece principalmente a partir do colesterol, devido a este fato é considerado um hormônio lipossolúvel.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Todas as afirmativas estão corretas.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	O GH é hormônio do crescimento, mas também é conhecido como hormônio do sono. Por que pode ser assim chamado?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
A maior síntese e secreção ocorre quando estamos dormindo, principalmente na fase profunda do sono (sono REM).
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	O GH é um hormônio de molécula proteica e pequena, produzido no organismo para favorecer o crescimento, realizando o aumento em volume e número das células, proporcionando, desta maneira, um crescimento dos tecidos, órgãos e crescimento corporal. Sobre a produção e ação do GH, podemos afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
O GH é produzido pela adeno-hipófise e age em vários tecidos e órgãos.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	A produção e secreção do principal glicocorticoide, o cortisol, ocorre:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
De maneira circadiana, ou seja, a cada 24h e com seu maior pico no período matutino.
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	A glândula suprarrenal encontra-se aderida acima dos rins e possui um papel fundamental no metabolismo endócrino do organismo. Esta glândula é dividida anatomicamente em medula da suprarrenal e córtex da suprarrenal e este último ainda é subdividido em zonas: glomerulosa, fasciculada e reticular. Cada uma destas camadas é responsável por produzir um hormônio. Como ocorre esta produção?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Zona glomerulosa: glicocorticoides, zona fasciculada: mineralocorticoides e zona reticular: andrógenos.

Continue navegando