Buscar

Atividade A1 Criatividade, Ideação e Resolução de Problemas

Prévia do material em texto

Design Thinking
Atividade A1
Aluno: Jonathan Salvini Ferreira
O Design Thinking é marcado pela multidisciplinaridade e em inovação. A proposta é trazer sua equipe e seus clientes para o protagonismo da tomada de decisões. É justamente isso que permite que soluções melhores sejam encontradas. E para isso ocorrer o Design Thinking baseia-se em três pilares principais e muita criatividade dos participantes.
Empatia; É a capacidade de compreender as experiências e contextos sociais de outras pessoas. Isso permite um melhor entendimento sobre suas escolhas e comportamentos, o design thinking coloca a vivência do ser humano em primeiro plano no momento de criação.
Colaboração; A colaboração propõe que você envolva sua equipe o máximo possível no processo de tomada de decisões. O objetivo é colher diferentes perspectivas e criar uma estratégia mais abrangente.
Experimentação; Públicos diferentes reagem de maneira única frente a cada situação. Normalmente, é necessário testar, experimentar e ajustar. Por isso, a experimentação é o terceiro pilar do design thinking. Partimos do princípio de que receitas prontas não costumam oferecer bons resultados.
Quanto mais personalizada for sua estratégia, mais eficiente ela será. É claro, experimentar é muito diferente de tomar decisões na base da tentativa e erro.
O trabalho com Design Thinking é dividido em Cinco etapas distintas; Empatia, Definição, Idealização, Protótipos, Testes.
Etapa da Empatia; é primordial para obter uma visão geral do cliente. É uma fase de conhecimento sobre necessidades e desejos. É usar a empatia para ouvir, ver e sentir. É perceber o cliente, colocar-se no lugar dele e enxergar o quê, como e quando uma ação é possível rumo a uma solução.
Etapa da Definição; talvez seja uma das mais desafiadoras, uma vez que envolve a interpretação de todos os fatos adquiridos no processo de empatia. Para que uma definição do problema seja atingida, é preciso processar tudo o que foi dito e visto na etapa anterior, o que pode ser bastante trabalhoso e demorado.
Etapa da Idealização; Idealizar é encontrar uma solução. Lembrando que não existe uma solução ideal, portanto a ideia é gerar o máximo de soluções possíveis, sempre com base nas necessidades apresentadas pelo usuário.
Etapa dos Protótipos; pegando o gancho dos incentivos visuais, a etapa dos protótipos pede que a equipe transforme as ideias em prática. Esse é um estágio de testes de possibilidades e gerenciamento de soluções.
Etapa dos Testes; A última fase é a fase de testes. É a hora de apresentar os protótipos criados ao cliente e buscar feedback. Essa etapa do Design Thinking serve para refinar ideias e soluções, e para aprender mais sobre o usuário.
Design thinking é um método prático-criativo de solução de problemas ou questões, com vistas a um resultado futuro. Nesse sentido é uma forma de pensar baseada ou focada em soluções, com um objetivo inicial, em vez de começar com um determinado problema. Então, concentrando no presente e no futuro, os parâmetros do problema e suas soluções são exploradas simultaneamente. O que o diferencia do método científico é que este se inicia definindo todos os parâmetros do problema em questão para a definição de um objetivo. Já o design thinking identifica e investiga tanto aspectos conhecidos como ambíguos, buscando alternativas possíveis que podem até mesmo redefinir o problema inicial.
O Design Thinking é um processo não linear. Onde, as etapas envolvidas nessa abordagem de negócio não seguem uma ordem preestabelecida. Elas ocorrem em paralelo, podem ser necessárias em estágios distintos e devem ser encaradas mais como diferentes formas de contribuir para um projeto, sem seguir uma ordem específica.
2

Continue navegando