Buscar

QUESTÃO 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÃO-) Gaspard Monge desenvolveu um método que representa informações tridimensionais em uma imagem bidimensional. Porém, é necessário saber ler e interpretar as informações na épura para que seja possível desenvolver projetos e resolver problemas planimétricos descritivos. Um problema planimétrico descritivo recorrente é a obtenção da verdadeira grandeza de segmentos de reta, detalhes de faces de objetos e ângulos.
Considerando o método mongeano e as representações na épura, responda: quais são os tipos de retas e os tipos de planos? Qual é o procedimento utilizado para obter a verdadeira grandeza de retas e faces de objetos que não estão paralelos aos planos de projeção?
RESPOSTA-) De acordo com o método mongeano temos o0s seguintes tipos de retas: reta qualquer, reta horizontal, reta frontal, reta de topo, reta vertical, reta fronto horizontal, e reta de perfil. Em relação aos planos temos dois que são perpendiculares entre si e ilimitados, o vertical e o horizontal. Para obter a verdadeira grandeza de restas e faces, é preciso projetá-las em um plano auxiliar que lhe seja paralelo. Para isso é preciso mudar a posição de um dos planos de projeção, plano horizontal de projeção ou plano vertical de projeção, ou os dois um após o outro, de forma que fique paralelo à face inclinada. Assim o objeto permanece fixo e os planos de projeção mudam de posição.
https://www.ensinoeinformacao.com/geometria-descritiva-tipos-de-reta
http://www.einsteinlimeira.com.br/painel/uploads/13_03_2012__23_59_23aula_4_-__projecoes_mongeanas_-_teoria.pdf
http://www.uel.br/cce/mat/geometrica/php/gd_t/gd_9t.php
http://www.uel.br/cce/mat/geometrica/php/gd_t/gd_17t.php

Outros materiais