Buscar

PROVA 2 CIENCIAS HUAMANAS E SOCIAIS

Prévia do material em texto

Disc.: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS   
	Aluno(a): JOSIANE DA SILVA BENTES
	202003086797
	Acertos: 10,0 de 10,0
	06/05/2021
		1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Assinale a alternativa que completa corretamente o conceito de conhecimento científico. O conhecimento científico se distingue de outras formas de saber porque suas formulações são .........................., baseadas em fatos verificáveis e controláveis através de .........................., chegando, por isso, a conclusões .......................... e ........................... Ele se constitui a partir do estabelecimento de .......................... rigorosos de investigação e de um recorte específico de um objeto de estudo.
		
	
	sistemáticas, métodos, específicas, objetivas, caracteres subjetivos
	 
	sistemáticas, experiências, gerais, objetivas, métodos
	
	críticas, experiências, gerais, subjetivas, métodos
	
	assistemáticas, caráter subjetivo, específicas, objetivas, métodos
	
	assistemáticas, caráter objetivo, gerais, objetivas, processos
	Respondido em 06/05/2021 11:28:26
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A questão está relacionada e é de origem grega que significa o que está para além da física. É uma doutrina que busca o conhecimento da essência das coisas.
		
	
	Binômio
	
	Conhecimento Científico
	
	Revolução científica
	 
	Metafísica
	
	Nenhuma das alternativas
	Respondido em 06/05/2021 11:34:51
	
	Explicação:
Metafísica é uma palavra com origem no grego e que significa o que está para além da física. É uma doutrina que busca o conhecimento da essência das coisas. A tradição escolástica identificou o objeto de estudo da metafísica com o da teologia, ainda que tenha distinguido as duas pelos métodos usados tanto para explicar Deus, a metafísica recorre à razão e a teologia à revelação. No século XVIII a metafísica era considerada equivalente a uma explicação racional da realidade e no século XIX à pura especulação perante o caráter positivo das ciências.
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O relativismo cultural apresenta como pressuposto que cada cultura se expressa de forma:
		
	 
	Diferente.
	
	Superior .
	
	Excludente.
	
	Similar.
	
	Estável.
	Respondido em 06/05/2021 08:49:27
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	1- Max Weber alinhava-se à visão de Marx em relação ao tratamento do desenvolvimento do capitalismo no mundo moderno e às investigações sobre os sistemas anteriores de produção e as lógicas de relações sociais que se estabeleciam em volta deles. Entretanto, Weber discordava de Marx em alguns pontos cruciais. Quais são eles?
 
		
	 
	c) Enquanto Marx construiu sua teoria sob a perspectiva do materialismo histórico, Weber foi lembrado por sua sociologia compreensiva.
	
	b) Enquanto Weber elaborou seus trabalhos sob a perspectiva do materialismo histórico, Marx foi lembrado por sua sociologia compreensiva. .
	
	a) Enquanto Marx acreditava que a religião era o ópio do povo, Weber era um religioso convicto.
	
	e) Marx e Weber comungavam a ideia de um socialismo pleno
	
	d) Marx e Weber não discordaram em nenhum ponto de suas teorias
	Respondido em 06/05/2021 11:38:03
	
	Explicação:
O sociólogo alemão Max Weber discordou de maneira veemente da teoria sociológica de Durkheim. Para aquele, não existem fatos sociais, mas ações sociais que são individuais. O papel do sociólogo é compreender o funcionamento da sociedade pelo entendimento das ações sociais individuais via método compreensivo.
O materialismo histórico dialético de Marx compreende que a história da humanidade é baseada numa relação dialética entre classes sociais. No caso do capitalismo, a divisão dá-se entre burguesia e proletariado. A produção material, resultado do trabalho, é o principal elemento constitutivo da sociedade.
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	'Ordem e Progresso' é o lema nacional da República Federativa do Brasil a partir do momento de sua formação. A expressão é uma forma abreviada de qual corrente de pensamento?
		
	 
	Positivismo, com Auguste Comte, que defendia que o progresso era a uma das únicas saídas para a evolução da humanidade.
	
	Comunismo, com Karl Marx, que pregava o trabalho árduo da classe trabalhadora para tentar ficar rica.
	
	Socialismo, com Karl Marx, cujo lema era 'O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim'.
	
	Fato Social, com Émile Durkheim, que pregava a rebelião como solução para a desorganização da sociedade.
	
	Positivismo, com Émile Durkheim, cujo lema era 'O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim'.
	Respondido em 06/05/2021 11:34:16
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Uma das grandes contribuições que recebemos de Durkheim é a sua reflexão sobre o fato social, segundo o sociólogo o fato social se apresenta como uma forma de ajustar o indivíduo ou o seu comportamento dentro de uma determinada situação considerada padrão.
A partir da teoria de Durkheim sobre o fato social marque a alternativa INCORRETA.
		
	 
	Segundo Durkheim os fatos sociais apresentam quatro características básicas, educação, coerção, exterioridade e individualidade.
	
	Seguindo Durkheim o fato social tem característica de "generalidade" quando o fato é geral, isto é, ocorre em algum setor significativo de uma sociedade ou em distintas sociedades, em um determinado momento ou ao longo do tempo.
	
	Segundo Durkheim o fato social é um referencial para o cientista analisar a sociedade.
	
	Segundo Durkheim a coerção social é a força que os fatos exercem sobre os indivíduos, levando-os a conformarem-se às regras da sociedade em que vivem, independentemente de sua vontade e escolha.
	
	Segundo Durkheim o fato social tem característica exterior aos indivíduos, pois atuam sobre eles independentemente de sua vontade ou de sua adesão consciente.
	Respondido em 06/05/2021 08:49:49
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Para a sociologia compreensiva de Max Weber, a ação afetiva apresenta-se como:
I ¿ um tipo de ação em que há o predomínio dos elementos racionais. A ação é inspirada em emoções imediatas, com motivação racional.
II ¿ um tipo de ação em que há o predomínio dos elementos espirituais. A ação é inspirada em emoções imediatas, com motivação religiosa.
III¿ um tipo de ação em que há o predomínio dos elementos passionais. A ação é inspirada em emoções imediatas, sem motivação racional.
IV ¿ um tipo de ação em que há o predomínio dos elementos intelectuais. A ação é inspirada em emoções imediatas, sem motivação racional.
Analise as afirmativas acima e marque a opção correta:
		
	
	Os itens I e IV estão corretos.
	
	Somente o item II está correto.
	
	Os itens II e III estão corretos.
	
	Somente o item I está correto.
	 
	Somente o item III está correto.
	Respondido em 06/05/2021 11:46:30
	
	Explicação:
Guiada por uma conduta emocional. Sentimentos como raiva, ódio, paixão, desejo, ciúme orientam sua conduta. Muitas vezes, o resultado dessas ações não é o esperado pelo agente, em virtude da irracionalidade de seu ato. Os crimes passionais são exemplos típicos deste tipo de ação social.
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	No capitalismo, os trabalhadores produzem todos os objetos existentes no mercado, isto é, todas as mercadorias; após havê-las produzido, entregam-nas aos proprietários dos meios de produção, mediante um salário; os proprietários dos meios de produção vendem as mercadorias aos comerciantes, que as colocam no mercado de consumo; e os trabalhadores ou produtores dessas mercadorias, quando vão ao mercado de consumo, não conseguem comprá-las. [...] Embora os diferentes trabalhadores saibam que produziram as diferentes mercadorias,não percebem que, como classe social, produziram todas elas, isto é, que os produtores de tecidos, roupas, alimentos [...] são membros da mesma classe social. Os trabalhadores se vêem como indivíduos isolados [...], não se reconhecem como produtores da riqueza e das coisas. (CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. 13 ed. São Paulo: Ática, 2004. p. 387.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre alienação e ideologia, considere as afirmativas a seguir:
		
	 
	O processo de não identificação do trabalhador com o produto de seu trabalho é o que se chama alienação. A ideologia liga-se a este processo, ocultando as relações sociais que estruturam a sociedade.
	
	A consciência de classe para os trabalhadores resulta da vontade de cada trabalhador em superar a situação de exploração em que se encontra sob o capitalismo.
	
	É no mercado que a exploração do trabalhador torna-se explícita, favorecendo a formação da ideologia de classe.
	
	A ideologia da produção capitalista constitui-se de imagens e idéias que levam os indivíduos a compreenderem a essência das relações sociais de produção.
	
	As mercadorias apresentam-se de forma a explicitar as relações de classe e o vínculo entre o trabalhador e o produto realizado.
	Respondido em 06/05/2021 11:55:05
	
	Explicação:
Alienaçaõ é o processo de afastamento do trabalhador do seu produto. Alienação é o mascarento da realidade.
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Isso é coisa de macho, lugar de mulher é na cozinha. Essas expressões, recorrentemente utilizadas, expressam que tipo de preconceito?
		
	
	Preconceito de raça
	
	Preconceito de orientação sexual
	
	Preconceito de classe
	 
	Preconceito de gênero
	
	Preconceito de nacionalidade
	Respondido em 06/05/2021 12:01:13
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		10a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	As comunidades quilombolas são grupos, com trajetória histórica própria, dotados de relações territoriais específicas e com ancestralidade negra relacionada com a resistência à opressão histórica sofrida, conforme Decreto nº 4887/03. Essas comunidades possuem direito de propriedade de suas terras consagrado desde a Constituição Federal de 1988. Um levantamento da Fundação Cultural Palmares (FCP) mapeou 3.524 comunidades quilombolas no Brasil. Há outras fontes, no entanto, que estimam cerca de 5 mil comunidades. Partindo dessa perspectiva, foi criada a Agenda Social Quilombola (ASQ). O objetivo é articular as ações no âmbito do Governo Federal, por meio do Programa Brasil Quilombola (PBQ). Fonte: http://www.mds.gov.br/segurancaalimentar/povosecomunidadestradicionais/quilombolas. As comunidades quilombolas acima referidas inserem-se no contexto de criação e reconhecimento de:
		
	
	Novas identidades regionais
	 
	Novas identidades étnicas
	
	Novas identidades de classe
	
	Novas identidades de gênero
	
	Novas identidades nacionais
	Respondido em 06/05/2021 10:58:05

Continue navegando