Buscar

Atividade Dissertativa03_IBMEC - PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

Prévia do material em texto

IBMEC ONLINE
PATRÍCIA DALMORO VILIANO
PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO
FLORIANÓPOLIS
2018
1 PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO DO TIPO REESTRUTURAÇÃO SOCIETÁRIA
A Reestruturação Societária é uma forma de planejamento tributário, visto que objetiva o aumento da eficiência das empresas e de sua competitividade no mercado interno e externo, podendo proporcionar uma diversificação de negócios. Além disso, ela pode ser uma alternativa para viabilizar a redução de custos por meio da economia de tributos.
Alguns processos para a reestruturação societária envolvem operações complexas como a identificação de todos os problemas e interesses envolvidos. Vários aspectos devem ser observados quando de uma reestruturação societária, como reflexos tributários, observando-se os reflexos não só do ponto de vista da empresa como também dos acionistas, Aspectos organizacionais e operacionais e, principalmente, aspectos financeiros, que envolvam a necessidade de novos recursos dos atuais acionistas, de novos acionistas ou de financiamentos de terceiros.
Esse procedimento envolve quatro operações: transformação, incorporação, fusão e cisão. Por meio delas, as pessoas jurídicas mudam de tipo societário, reúnem-se ou dividem-se, visando um aprimoramento do perfil da sociedade e mais adequação à realização do seu objeto social.
Um dos casos mais comuns e recorrentes nos últimos anos, é a incorporação empresarial, que pode ser resumida como o ato pelo qual uma empresa já existente absorve outra, visando ao aumento de seu patrimônio, à tecnologia, ao pessoal especializado, entre outras muitas razões. 
Para exemplificarmos esta estratégia, podemos utilizar o caso da empresa francesa Michelin que comprou a brasileira Levorin.
A Levorin é dedicada à fabricação de pneus para motos e bicicletas e em 2015 registrou um volume de negócios de US$ 150 milhões e emprega cerca de 2.000 funcionários em suas fábricas de São Paulo e Manaus. O substrato econômico da operação é a estratégia da empresa em consolidar sua presença no mercado brasileiro e assim reforçar o desenvolvimento mundial de sua linha de pneus para veículos de duas rodas. 
Uma das alternativas que a incorporação disponibiliza é a operacionalização pois, uma estratégia é vislumbrar mecanismos que possibilitem maior retorno sobre o capital investido fazendo o planejamento tributário atuar através de medidas gerenciais que possibilitem a não ocorrência do fato gerador do tributo, que diminua o montante devido ou que postergue o seu vencimento. Um exemplo seria optar por negociar com fornecedores um prazo maior de pagamento permitindo encaixar o contas a receber dentro desse período para evitar assim empréstimos bancários.
Também, no caso de investimento e aumento de capital, podendo esse, mesmo sem obtenção de diminuição de tributos, ser a melhor estratégia devido ao montante final que acarretará no aumento de receita para o grupo, falando sobre incorporação. Pois, uma empresa adquirir outra visando aumentar sua fatia de consumidores no mercado, como o caso da empresa Johnson & Johnson, onde a estratégia da empresa com a aquisição da Actelion, líder mundial no tratamento de hipertensão arterial pulmonar foi se tornar-se líder mundial na área dos medicamentos para tratamento de uma espécie rara de hipertensão, tendo para isso, o controle do laboratório suíço Actelion. O fator motivador foi neste caso foi a melhora do mix de produtos e marcas, quando o objetivo também é aumentar o poder de barganha das empresas sobre o ponto de venda ou consumidor final, entre outros, já que até então atuava como a gigante americana das farmácias e dos produtos de higiene. 
 
REFERÊNCIAS
CARVALHOSA, Modesto. Comentários ao Código Civil: direito de empresa. São Paulo: Saraiva: 2003. V. 13.
VALVERDE, Miranda. Sociedade por ações. 2. Ed. Rio de Janeiro: Forense, 1953. V. 3.

Continue navegando