Buscar

Resumo em tópicos do Sistema Digestório para guia em apresentações ou explicações

Prévia do material em texto

Resumo em tópicos do Sistema Digestório para guia em apresentações ou explicações
· É responsável pela digestão dos alimentos, absorção dos nutrientes e eliminação dos restos não utilizado pelo corpo.
· O processamento se dá pela ação de vários órgãos, bem como a de glândulas acessórias.
· Os órgãos que compõem o sistema digestório são: boca, a faringe, o esôfago, o estômago, o intestino delgado, o intestino grosso, reto e ânus.
· Degustação (paladar): é o sentido capaz de receber e interpretar os sabores dos alimentos ingeridos; é um sentido químico.
· Boca ou cavidade oral: contém os LÁBIOS, DENTES, GLÂNDULAS SALIVARES, LÍNGUA, PALATOS, ÚVULA, AMIGDALAS.
· O início da digestão se dá pela boca.
· Língua: possui duas funções essenciais, sensibilidade e muscular que auxilia no caminho do alimento pelo tubo digestório.
· Palato: comumente conhecido como “céu da boca”, separa a cavidade oral da cavidade nasal. É essencial, juntamente com a língua, para criar certos sons fonéticos. Subdividido em palato duro e palato mole.
· A úvula (de úvula palatina) é encontrada no palato mole, ladeada pelas amígdalas. Tem a função de avisar que o alimento está chegando.
· Faringe: Liga a cavidade nasal à laringe e serve tanto para o sistema respiratório. É dividida em nasofaringe, orofaringe e laringofaringe. Tem como função a passagem do alimento.
· O esôfago é um órgão que faz parte do sistema digestório, mantendo a comunicação entre a faringe e o estômago. Responsável pelo peristaltismo que direciona o alimento ao caminho certo. Dividido em cervical, torácica e abdominal.
· No esôfago localizam-se os esfíncteres esofágicos (superior e inferior) que detém a função de “válvulas” entre o início e o fim dele.
· Estomago: É caracterizado como uma bolsa de paredes musculosas. Armazena o alimento após a passagem pelo esôfago. Realiza a digestão parcial do alimento com a participação do suco gástrico.
· Entre o estomago e o intestino há uma válvula os separando, cujo nome Piloro.
· O intestino delgado é a maior parte do aparelho digestivo. Inicia-se no piloro e segue até a válvula ileocecal, que separa os dois intestinos. As principais funções do intestino delgado são completar a digestão da comida e absorver os nutrientes (no duodeno).
· O intestino grosso corresponde à parte terminal do canal alimentar e é responsável pela reabsorção de água e alguns sais minerais.
· Apêndice: É uma bolsa com formato de tubo que fica localizado na região inferior direita da barriga. Sem função definida.
· O reto recebe este nome por ser quase retilíneo. É a última parte do intestino grosso. A função do reto é acumular as fezes, para a absorção final de nutrientes e água, antes de serem eliminadas pelo organismo, através do ânus.
· O ânus é o orifício no final do intestino grosso por onde são eliminadas as fezes e gases intestinais.
Esquema final da passagem do alimento pelo sistema digestório:
Boca >orofaringe > laringofaringe > esôfago > estomago > duodeno > restante do intestino delgado > intestino grosso > intestino grosso – reto > ânus.

Continue navegando