Buscar

Semana 10 - HIST 6° - 03 a 07.05

Prévia do material em texto

EMEF THEODORO BOGEN
Disciplina: HISTÓRIA 	Professor: Guilherme Fraga	Turma: 6° ano
Período: 03 a 07 de MAIO de 2021
	
O PALEOLÍTICO NA PRÉ-HISTÓRIA
	E aí, queridas e queridos do 6° ano! Tudo certo? Como já estudamos a origem do ser humano, nessa semana daremos continuidade ao conteúdo estudando como era o modo de vida dos primeiros hominídeos.
	Observe a linha do tempo ao lado: 
Há cerca de 4 milhões de anos surgiu o Australopithecus na África. Ele andava em duas pernas, diferente de outros primatas e já usava utensílios. Na sequência do processo evolutivo, veio o Homo habilis que não só utilizava utensílios mas também os produzia, lascando pedras. Há cerca de 1,5 milhão de anos, temos o surgimento do Homo erectus que começou a se espalhar por outros continentes e descobriu como produzir fogo. Depois, o Homo sapiens neanderthalensis passou a viver em cavernas e a se especializar na produção de utensílios que lhe permitissem adquirir alimentos com maior facilidade. Por fim, há cerca 120 mil anos, nossa espécie passou a dominar o planeta.
	É importante destacar que a primeira fase da Pré-História (chamada de Paleolítico) é o período mais longo da história da humanidade pois iniciou-se a 2,7 milhões de anos e encerrou-se a cerca de 12 mil anos atrás, quando o ser humano passou a plantar seu próprio alimento e domesticar animais para deles se servir. Note que todas as espécies de hominídeos existiram no Paleolítico, mas só o Homo sapiens sapiens chegou até o Neolítico – o que pode representar uma marca da seleção natural.
CAÇADORES E COLETORES
	No Paleolítico, o ser humano sobrevivia da caça, da pesca e da coleta de frutas, sementes, raízes e folhas. Para fazer seus instrumentos de trabalho, batiam pedras duras em pedras menos resistentes até conseguir os objetos desejados: pontas de projétil (lanças, por exemplo), machados, pedras cortantes e arpões para pesca. Com essas ferramentas, abatiam animais, coletavam frutos e raízes, pescavam e faziam suas roupas. Caçavam animais grandes (como o mamute) e perigosos (como o tigre-dentes-de-sabre).
	Nesse período, o ser humano era nômade, ou seja, não tinha uma moradia fixa e se mudava quando não havia mais animais para serem caçados e frutos para serem coletados na região.
O DOMÍNIO DO FOGO
	Desde muito tempo, o ser humano obtinha o fogo mergulhando galhos em incêndios florestais causados por raios, mas não sabia produzir o fogo. Só descobriu como poderia fazer isso há 500 mil anos atrás.
	Com o domínio do fogo, a vida dos seres humanos mudou muito: foi possível sobreviver em regiões geladas, ter luz à noite, afugentar animais e cozinhar os alimentos. Cozida, a carne tornava-se mais saborosa, mas fácil de mastigar e de digerir.
ATIVIDADES DA SEMANA:
1. No Paleolítico, o ser humano era nômade. O que isso significa?
2. Na imagem ao lado, vemos como eram feitos os objetos de pedra na Pré-História. Para quê eram usados esses machados de mãos?
3. Cite três utilidades do fogo para o ser humano na Pré-História (podes observar o que está mostrando no quadrinho abaixo):
4. Vamos visitar um Museu onde há muitos vestígios de animais pré-históricos? Faremos uma Visita Virtual ao Museu de História Natural dos EUA. Lá é possível ver os fósseis (ossos petrificados) desses animais que viveram há milhares ou milhões de anos atrás. Nem todos eles conviveram com o ser humano e alguns existem até os dias de hoje.
	Entre no site: https://naturalhistory2.si.edu/vt3/NMNH/
	Clique nos pontos do mapa do Museu no canto superior direito e veja as diferentes exposições do Museu. Depois, responda:
a) O que mais te chamou a atenção?
b) Como o ser humano fazia para caçar animais tão grandes e fortes?
2

Continue navegando