Buscar

QUESTIONÁRIO UNIDADE I ESTUDOS DISCIPLINARES X

Prévia do material em texto

UNIP EADCONTEÚDOS ACADÊMICOSBIBLIOTECASMURAL DO ALUNOTUTORIAISLABORATÓRIOS
Pergunta 1
0,5 em 0,5 pontos
Leia o texto de Milton Santos.
De fato, para grande parte da humanidade a globalização está se impondo como uma fábrica de perversidades. Odesemprego crescente torna-se crônico. A pobreza aumenta e as classes médias perdem em qualidade de vida. Osalário médio tende a baixar. A fome e o desabrigo se generalizam em todos os continentes. A mortalidade infantilpermanece, a despeito dos progressos médicos e da informação. A educação de qualidade é cada vez maisinacessível. Alastram-se e aprofundam-se males espirituais e morais, como o egoísmo, o cinismo e a corrupção. Aperversidade sistêmica que está na raiz dessa evolução negativa da humanidade tem relação com a adesãodesenfreada aos comportamentos competitivos que atualmente caracterizam as ações hegemônicas. Todas essasmazelas são direta ou indiretamente imputáveis ao presente processo de globalização. SANTOS, M. Por uma outra globalização, do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record,2001. Com base na leitura, analise as afirmativas. I. O texto apresenta o processo de globalização como bom para todos. II. Para Milton Santos, a perversidade caracterizada pelas desigualdades é intrínseca à globalização. III. O texto destaca o aumento das ofertas de emprego promovido pela globalização. IV. O texto contrapõe-se ao discurso comum de que a globalização promove igualdade e crescimento a todos ospaíses e classes sociais. É correto o que se afirma somente em:Resposta Selecionada:
b.
II e IVRespostas:
a.
I, II e IV
b.
II e IV
c.
II, III e IV
d.
I e III
e.
II e IIIFeedbackdaresposta:
Resposta correta: alternativa B. Comentário: II – Afirmativa correta: Segundo o texto a perversidade sistêmica que está na raiz [da]evolução negativa da humanidade tem relação com a adesão desenfreada aos comportamentoscompetitivos que atualmente caracterizam as ações hegemônicas O autor afirma que: todas essasmazelas são direta ou indiretamente imputáveis ao presente processo de globalização. IV – Afirmativacorreta: No texto contrariam a ideia segundo a qual o processo de globalização seria capaz de levar àigualdade social e de promover o crescimento da totalidade das nações.
Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos
Leia o trecho da notícia.
Brasil é o 10º país mais desigual do mundo País apresenta mais disparidades que vizinhos como Chile e MéxicoMarcelo Corrêa O Brasil é o décimo país mais desigual do mundo, segundo dados divulgados no Relatório deDesenvolvimento Humano (RDH), elaborado pelas Nações Unidas. O levantamento usa como referência o chamadoÍndice de Gini, uma forma de calcular a disparidade de renda. O indicador varia de 0 a 1 — quanto menor, melhor.No Brasil, ficou em 0,515 em 2015, mesmo número registrado pela Suazilândia, e maior do que vizinhos da AméricaLatina, como Chile (0,505) e México (0,482). O ranking é liderado pela África do Sul, a nação mais desigual, com Ginide 0,634. Namíbia, com 0,610, e Haiti, com 0,608, completam o top 3. Todos esses três países têm Índice deDesenvolvimento Humano (IDH) considerados baixos ou médios. O Brasil, que ficou estagnado em 2015, tem IDHde 0,754, considerado alto. A Ucrânia destaca-se como país menos desigual, com Gini de 0,241. Eslovênia (0,256) eNoruega (0,259) completam a lista das economias com menores disparidades de renda. A desigualdade social éapontada como um dos principais problemas do Brasil. Há vários anos, o ranking de desenvolvimento humanomostra como o país seria prejudicado por esse desequilíbrio, caso as disparidades fossem consideradas paracalcular o IDH. No relatório mais recente, o Brasil perderia 19 posições no ranking, com os ajustes peladesigualdade. Disponível em <https://oglobo.globo.com/economia/brasil-o-10-pais-mais-desigual-do-mundo-21094828#ixzz4oN96HYQB>. Acesso em 17 jul. 2017 (com adaptações).Com base na leitura, analise as afirmativas. I. O texto mostra que no Brasil não existe desigualdade social. II. O Índice de Gini do Brasil revela que a desigualdade social não é grande. III. A grande concentração de renda não impede que o Brasil apresente alto Índice de Desenvolvimento Humano(IDH).Resposta Selecionada:
c.
IIIRespostas:
a.
I
b.
II
c.
III
d.
I e III
e.
II e IIIFeedbackdaresposta:
Resposta correta: alternativa C. Comentário: III – Afirmativa correta: Embora a concentração de renda no Brasil seja elevada, o paísapresenta alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), igual a 0,754 em 2015.
Pergunta 3
0,5 em 0,5 pontos
Leia a notícia publicada em 2016.
Só 8% dos brasileiros sabem se expressar plenamente, diz pesquisa. Analfabetos funcionais são 27% da população,de acordo com levantamento. Uma pesquisa revela que apenas 8% dos brasileiros entre 15 e 64 anos são capazesde se expressar e de compreender plenamente. Ou seja, só essa pequena parcela domina de fato o português e amatemática. Segundo o estudo "Analfabetismo no Mundo do Trabalho", uma parceria do Instituto PauloMontenegro (IPM) e a ONG Ação Educativa, a população tem 27% de analfabetos funcionais nessa faixa etária. Apesquisa, que busca aprimorar os dados do Índice Nacional de Analfabetismo (Inaf), separa a população em 5grupos: analfabeto, rudimentar, elementar, intermediário e proficiente. Apenas 8% chegam a este último. Alguémproficiente é capaz de entender e elaborar textos de diferentes tipos, como mensagens (um e-mail), descrições (umverbete da Wikipédia) ou argumentação (como os editoriais de jornal ou artigos de opinião), além de ser capaz deopinar sobre o posicionamento ou estilo do autor do texto. É também apto a interpretar tabelas e gráficos.Idealmente, os estudantes que completam o Ensino Médio (tendo um total de 12 anos de escolaridade) deveriamchegar a esse nível. Apenas 9% dos concluintes conseguem. Os problemas em relação a isso afetam a economia dopaís, como destaca Ana Lúcia Lima, diretora executiva do IPM: “O Brasil não tem sido capaz de garantiroportunidades de acesso a uma educação de qualidade a todas as crianças e jovens e, em consequência, deparacom limitações significativas na formação da população acima de 25 anos, principal força produtiva no País.Mesmo no caso da geração mais nova, entre 15 e 24 anos, que tem mais escolaridade, é preciso avançar nos níveisde aprendizagem para fortalecer o desenvolvimento social e a produtividade e capacidade de inovação de nossaeconomia”. O estudo mostra também que o maior grupo entre os brasileiros é o elementar, com 42%. São parte dafaixa mais baixa dos alfabetizados funcionalmente. Eles são capazes de interpretar textos e números em certas
31/05/2021 Revisar envio do teste: QUESTIONÁRIO UNIDADE I – 6602-20... 
condições, não muito grandes, e envolvendo especialmente a sua realidade doméstica e social. Não sãoanalfabetos funcionais (operam em sociedade pelo português e pela matemática), mas também não estão numnível capaz de se comunicar escrevendo. No conjunto, foram entrevistadas 2002 pessoas entre 15 e 64 anos deidade, residentes em zonas urbanas e rurais de todas as regiões do país. Disponível em <https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/so-8-dos-brasileiros-sabem-se-expressar-plenamente-diz-pesquisa-18773598#ixzz4hMWnx8gB>. Acesso em 17 mai. 2017 Com base na leitura e nos seus conhecimentos, qual é a melhor afirmação da Educação Brasileira:Resposta Selecionada:
a.
Deficiências na formação dos professores.Respostas:
a.
Deficiências na formação dos professores.
b.
Os docentes são bem remunerados.
c.
Não existes problemas na infraestrutura das escolas.
d.
Todas as metas estabelecidas na Educação têm seus resultados alcançados.
e.
Alta contextualização do conteúdo desenvolvido.Feedback da resposta:
Resposta correta: alternativa A. Comentário: No Brasil há deficiências na formação dos professores.
Pergunta 4
0,5 em 0,5 pontos
Há uma discussão acirrada sobre preservação da natureza versus capacidade de produção e geração de riquezas.Alguns autores apontam o caminho da geração de riqueza como forma de superara devastação dos ambientesnaturais, pois, assim, seria possível investir em reposição das matas; outros, contrariamente, enfatizam que apreservação da natureza é o caminho para uma economia sustentável. BARBIERI, J. C.; CAJAZEIRA, J. E. R.Responsabilidade social empresarial e empresa sustentável: da teoria à prática. São Paulo: Saraiva, 2012 (comadaptações). O Cadastro Ambiental Rural (CAR), criado pela Lei N° 12.651/2012 no âmbito do Sistema Nacional de Informaçãosobre Meio Ambiente (Sinima) e regulamentado pela Instrução Normativa MMA N° 2, de 5 de maio de 2014, passoua ser obrigatório para todas as propriedades rurais. I - O Cadastro Ambiental Rural (CAR) tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situaçãodas Áreas de Preservação Permanente (APP), das áreas de Reserva Legal (RL), das florestas e dos remanescentes devegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país. II - Cadastro Ambiental Rural (CAR) é uma base de dados estratégica para a gestão ambiental do país e contribuipara o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativado Brasil. III – O cadastro Ambiental Rural (CAR) é uma base de dados para o planejamento ambiental e econômico dosimóveis rurais. Considerando as informações apresentadas, escolha a melhor afirmação a seguir:Resposta Selecionada:
e.
I, II e IIIRespostas:
a.
I, apenas
b.
II, apenas
c.
III, apenas
d.
II e III, apenas
e.
I, II e IIIFeedbackdaresposta:
Resposta correta: alternativa E. Comentário: Todas são corretas porque na Lei N° 12.651, de 25 de maio de 2012, consta que todapropriedade rural deve fazer parte do Cadastro Ambiental Rural. Para satisfazer essa lei, foiestabelecida a instrução normativa N° 2/MMA, de 06 de maio de 2014, que dispõe sobre osprocedimentos para a integração, a execução e a compatibilização do Sistema de Cadastro AmbientalRural-SICAR e define os procedimentos gerais do Cadastro Ambiental Rural (CAR).
31/05/2021 Revisar envio do teste: QUESTIONÁRIO UNIDADE I – 6602-20... https://ava.ead.unip.br/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_64334938_1&course_id=_149002_1&content_id=_1933775_1&retur… 4/7 
Pergunta 5
0,5 em 0,5 pontos
O termo sustentabilidade nunca foi tão utilizado quanto no nosso contexto atual, onde as preocupações com asmudanças climáticas e os seus impactos no futuro do planeta se mostram urgentes. Nas escolas, nas empresas, namídia e até mesmo nos discursos governamentais é fácil encontrar essa terminologia. Quanto à preservação danatureza versus capacidade de produção e geração de riquezas. Alguns autores apontam o caminho da geração deriqueza como forma de superar a devastação dos ambientes naturais, pois, assim, seria possível investir emreposição das matas; outros, contrariamente, enfatizam que a preservação da natureza é o caminho para umaeconomia sustentável. BARBIERI, J. C.; CAJAZEIRA, J. E. R. Responsabilidade social empresarial e empresa sustentável: da teoria àprática. São Paulo: Saraiva, 2012 (com adaptações). O Cadastro Ambiental Rural (CAR), criado pela Lei N° 12.651/2012 no âmbito do Sistema Nacional de Informaçãosobre Meio Ambiente (SINIMA) e regulamentado pela Instrução Normativa MMA N° 2, de 5 de maio de 2014,passou a ser obrigatório para todas as propriedades rurais. Analise as afirmações a seguir: I - O Cadastro Ambiental Rural (CAR), por outro lado, pode ser prejudicial ao agronegócio, visto que a fiscalizaçãopode se tornar mais efetiva quanto à área de preservação, porém, a área de preservação é obrigatória antesmesmo da institucionalização do CAR. II - Portanto, teoricamente, não haveria mudanças significativas quanto à área produtiva. Por outro lado, o CAR temimpacto positivo, pois pode conduzir o produtor a adequar ambientalmente a sua propriedade. III- O CadastroAmbiental Rural (CAR), criado pela Lei N° 12.651/2012 passou a ser obrigatório para todas as propriedades rurais.IV- Na Lei N° 12.651, de 25 de maio de 2012, consta que toda propriedade rural deve fazer parte do CadastroAmbiental Rural. Para satisfazer essa lei, foi estabelecida a instrução normativa N° 2/MMA, de 06 de maio de 2014,que dispõe sobre os procedimentos para a integração. Informe a melhor resposta:Resposta Selecionada:
e.
I, II, III e IVRespostas:
a.
I, apenas
b.
II, apenas
c.
III, apenas
d.
IV, apenas
e.
I, II, III e IVFeedbackdaresposta:
Resposta correta: alternativa E. Comentário: Verdadeiro porque na Lei N° 12.651, de 25 de maio de 2012, consta que toda propriedaderural deve fazer parte do Cadastro Ambiental Rural. Para satisfazer essa lei, foi estabelecida ainstrução normativa N° 2/MMA, de 06 de maio de 2014, que dispõe sobre os procedimentos para aintegração, a execução e a compatibilização do Sistema de Cadastro Ambiental Rural-SICAR e define osprocedimentos gerais do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Disponível em:<http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/padrao_resposta/2016/cst_agronegocio_prp_ok.pdf>. Acesso em 29 out. 2018 (com adaptações).
Pergunta 6
0,5 em 0,5 pontos
A produção orgânica pressupõe o uso racional dos recursos naturais, de modo que se mantenha a qualidade daágua e do solo. Essa prática promove melhorias diretas na qualidade de vida do agricultor e de sua família, vistoque não utiliza insumos químicos, agrotóxicos, fertilizantes e organismos geneticamente modificados. A respeito daprodução de alimentos orgânicos no Brasil, avalie as afirmativas. I. Na produção orgânica, não é permitido o uso de sementes crioulas para o cultivo. II. A produção orgânica caracteriza-se pelo envolvimento familiar. III. Técnicas tradicionais e regionais de produção têm sido resgatadas pelos agricultores na produção orgânica. É correto o que se afirma em:Resposta Selecionada:
b.
II e III, apenasRespostas:
a.
I, apenas
b.
II e III, apenas
c.
I e III, apenas
d.
II, apenas
e.
I, II e IIIFeedbackdaresposta:
Resposta correta: alternativa B. Comentário: II e III, afirmativas corretas: A produção orgânica tem como base de seu desenvolvimentoas pequenas propriedades onde a produção, o gerenciamento e as demais atividades têmcaracterística familiar. Na agricultura orgânica, há o desenvolvimento e o uso de tecnologiasapropriadas às realidades locais de solo, de topografia, de clima, de água, de radiações e debiodiversidade, próprias de cada contexto. Há a manutenção da harmonia desses elementos entre si ecom os seres humanos.
Pergunta 7
0,5 em 0,5 pontos
Os produtores familiares têm enfrentado desafios para a produção de morango. Em ordem de importância, asdificuldades mais relatadas são: incidência de doenças e pragas, aquisição de mudas, custo alto das embalagens,mão de obra e altos custos de produção. Uma das alternativas para aprimorar a produção dessa fruta é aProdução Integrada de Morango (PIMo), cujo objetivo é:RespostaSelecionada:
e.
Garantir a competitividade da atividade agrícola com segurança alimentar e redução dacontaminação ambiental.Respostas:
a.
Retirar os defensivos agrícolas do sistema de produção.
b.
Garantir a venda do produto a qualquer mercado nacional ou internacional.
c.
Utilizar exclusivamente fertilizantes orgânicos na nutrição da cultura.
d.
Utilizar variedades/cultivares nacionais no sistema de cultivo.
e.
Garantir a competitividade da atividade agrícola com segurança alimentar e redução dacontaminação ambiental.Feedbackdaresposta:
Resposta correta: alternativa E. Comentário: O enfoque da PI é a minimização dos riscos climáticos e fitossanitários e da perdaqualitativa na produção. Além disso, o sistema proporciona garantia de qualidade ao produto.
Pergunta 8
0,5 em 0,5 pontos
O preparo do solo compreende um conjunto de práticas que, se usadas racionalmente, possibilitam altaprodutividade das culturas a baixos custos, mas, se usadas de maneira incorreta, levam rapidamente o solo àdegradação física, química e biológica, o que, gradualmente, diminui o seu potencial produtivo. A utilização depráticas de manejo desolo não sustentáveis pode causar, ao longo dos anos, diversos problemas ao agronegócio,tais como: diminuição da produtividade por área; dificuldade no controle de plantas invasoras; inviabilização daprodução de determinadas culturas; prejuízo a outros ambientes, como cursos d’água, devido ao assoreamento. Disponível em <http://www.cnpso.embrapa.br>. Acesso em 23 jul. 2016 (com adaptações). Com relação às práticassustentáveis na utilização e no manejo do solo, avalie as afirmativas. I. No plantio direto, mantém-se, para um novo cultivo, a cobertura vegetal sobre a superfície do solo. II. A realização frequente de queimadas nas áreas produtivas é prática que favorece a sustentabilidade do sistemade produção, pois, nesse processo, os nutrientes que já estavam nas plantas são devolvidos ao solo ereaproveitados nas culturas seguintes. III. A rotação de culturas ameniza os problemas fitossanitários, visto que permite a quebra do ciclo dos agentescausadores desses problemas. IV. Os sistemas de produção que retiram os nutrientes do solo sem reposiçãoaceleram a degradação do solo e prejudicam seu uso sustentável. É correto apenas o que se afirma em:
Resposta Selecionada:
b.
I, III e IVRespostas:
a.
III
b.
I, III e IV
c.
I, II e IV
d.
I e II
e.
II, III e IVFeedbackdaresposta:
Resposta correta: alternativa B. Comentário: I, III e IV, afirmativas corretas: No plantio direto, a palha e os demais restos vegetais deoutras culturas são mantidos na superfície do solo, garantindo cobertura e proteção. A rotação deculturas, além de não exaurir o solo de determinado nutriente, quebra o ciclo reprodutor de agentesdanosos ao cultivo. Qualquer sistema que retira nutrientes do solo, como, por exemplo, as queimadas,é danoso ao meio ambiente e à produtividade da agricultura.
Pergunta 9
0,5 em 0,5 pontos
As preocupações com a segurança dos alimentos, somadas às atuais exigências e tendências dos consumidores,demandam por informações do produto desde o seu ponto de origem até o consumidor final. Portanto, em umcenário de expansão das relações comerciais com o mundo todo, torna-se vital desenvolver um arcabouçoinstitucional que permita ao país defender seus interesses junto aos fóruns internacionais que regulamentam aspráticas do comércio de alimentos. Desse modo, as cadeias produtivas de vários alimentos brasileiros, tais comocarnes, frutas, café e soja, são objeto de monitoramento constante, pois elas representam alguns dos principaisprodutos de exportação do país e devem atender às exigências dos países importadores. Nesse contexto, arastreabilidade tornou-se uma das demandas para que o Brasil continue exportando produtos para a Europa, aÁsia e os Estados Unidos. Disponível em <http://www.iea.sp.gov.br>. Acesso em 02 set. 2016 (com adaptações). Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. A rastreabilidade possibilita a obtenção de um histórico do produto, cuja complexidade dependerá do objetivo daempresa, das influências estratégicas e do ambiente externo em que ela está inserida. PORQUEII. A rastreabilidade funciona como complemento no gerenciamento da qualidade do produto e, quando aplicadaisoladamente, não representa segurança para o produto nem para o processo a que este é submetido até a fasefinal. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.Resposta Selecionada:
e.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.Respostas:
a.
As asserções I e II são proposições falsas.
b.
As asserções I e II são proposições falsas.
c.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.Feedbackdaresposta:
Resposta correta: alternativa E. Comentário: I – Asserção verdadeira: A rastreabilidade visa a atender às necessidades do consumidore do produtor (incluídas as indústrias de processamento e transformação) de manter um registroconfiável e seguro de todos os passos envolvidos nos processos da cadeia produtiva. II – Asserçãoverdadeira: A rastreabilidade da cadeia produtiva deve ser transparente, para atender à preocupaçãodos consumidores em ter mais informações sobre os perigos que podem afetar a qualidade e asegurança dos alimentos que consomem. Relação entre as asserções. A segunda asserção justifica aprimeira.
Pergunta 10
0,5 em 0,5 pontos
A proteção sanitária de produtos agropecuários compreende um conjunto de medidas adotadas para evitar apropagação de doenças, especialmente as exóticas, em biomas, plantações, criatórios ou áreas livres em que osorganismos não contam com defesas ou mecanismos naturais de controle biológico. Cada país estabelece regraspara garantir a qualidade e a segurança dos produtos comercializados. Entre os critérios mais comuns, incluem-seo controle de pragas, resíduos e contaminantes, as boas práticas agrícolas, as boas práticas de fabricação e ospadrões de higiene. Disponível em <http://www.agricultura.gov.br>. Acesso em 30 jun. 2016 (com adaptações). Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. As medidas sanitárias e fitossanitárias relativas a produtos agropecuários são definidas como regulações,padrões, métodos e requisitos impostos pelos governos, a fim de garantir a segurança alimentar dos consumidorese o equilíbrio dos ecossistemas. PORQUE II. Métodos de produção e processamento de produtos agropecuários, procedimentos de teste, inspeção,certificação e aprovação, realização de quarentenas, parâmetros para a avaliação de riscos, amostragem e análiseestatística e requisitos de certificação e embalagem estão diretamente relacionados à segurança alimentar e aomeio ambiente, afetando as exportações agrícolas de diversas maneiras. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.RespostaSelecionada:
a.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.Respostas:
a.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa correta da I.
c.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e.
As asserções I e II são proposições falsas.Feedbackdaresposta:
Resposta correta: alternativa A. Comentário: I – Asserção verdadeira: As medidas sanitárias e fitossanitárias visam a proteger a saúdehumana, animal e a sanidade vegetal por meio de normas, procedimentos e controles aplicáveis aocomércio internacional de produtos agrícolas, de forma a assegurar a inocuidade e a qualidade dosalimentos consumidos internamente e exportados. II – Asserção verdadeira: A certeza da qualidade eos instrumentos de fiscalização farão com que o consumidor acredite no produto, confiando nasegurança atestada pelo produtor por meio de selos de certificação, afixados aos rótulos dos produtose comprovada pelo dia a dia de consumo. Relação entre as asserções. A segunda asserção justifica daprimeira.

Mais conteúdos dessa disciplina