Buscar

FORMAÇÃO OFÍCIO 2021

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CMEI XAPINHAL II
ESTUDO DO DIA 05-03-2021
PROFESSORA: JOCIMARA DE SOUZZA SILVA MATRÍCULA 185414
SÍNTESE DO OFÍCIO CIRCULAR NÚMERO 02-2021
O ofício veio para nortear a forma como devemos proceder em relação ao retorno das atividades presenciais, visto que estamos vivenciando uma pandemia e temos várias situações de contágio pela COVID-19. Com algumas sugestões, recomendações e adequações pedagógicas para nos orientar nesse momento, ampliando assim novas possibilidades de adaptação na Educação infantil. 
Porém esse ofício não chegou para nos obrigar a seguir com rigidez os modelos apresentados, mas sim para nos mostrar que é possível trabalhar adaptando as situações que venham surgir, entendo que ele é um modelo flexível, podendo ser mudado conforme a localidade e identidade de cada unidade, dependendo de todo o seu contexto.
Baseando-se em todo o contexto que vem acontecendo em todo o mundo, esse ofício nos oferece a possibilidade de refletir sobre o que aconteceu no período que ficamos em trabalho remoto, quantos impactos psicológicos, emocionais e físicos enfrentamos. A partir desses acontecimentos podemos identificar o quanto somos seres de relações, necessitamos estar conectados com outras pessoas para que possamos evoluir como seres humanos, isso acontece também com as crianças que precisam estar se relacionando com o outro e o mundo. 
Nesse momento de retomada das atividades vão existir algumas necessidades de nossas crianças, na educação infantil esse momento depende de planejamento e ações que venham trazer uma escuta, afeto e cuidado para que a entrada dessas crianças na unidade seja feita com todo o acolhimento possível. Adequar sempre os planejamentos e ações dentro da unidade, organizando os espaços e tempos, sempre promovendo as mudanças necessárias nas relações. 
Os protocolos de segurança devem ser seguidos sempre com orientações para que todos possam entender e respeitar cada uma das ações que a unidade esteja apresentando. Os diálogos entre as famílias e a unidade devem ser sempre o melhor meio de comunicação visando sempre o respeito entre ambas as partes. As famílias nesse momento são uma parte importante para o cumprimento de todo o protocolo de segurança, sendo assim, devem estar sendo informadas de todo os protocolos que chegar em relação ao retorno das atividades. 
Sabemos que a unidade educativa tem um potencial de fortalecer as relações entre pais, professores e crianças, quando percebemos esse potencial podemos colocar em prática todo o protocolo de segurança, fazendo as devidas orientações e organizações. A unidade juntamente com toda a sua equipe pedagógica deve trazer a segurança e o desenvolvimento integral a criança, assegurando seu acesso aos brinquedos, livros,diferentes materiais e desenvolvendo ações que possam possibilitar a integração entre as crianças seguindo os protocolos de segurança, intensificando o cuidado. No ano de 2020 as rotinas no Cmei foram transformadas e levadas por um longo período para dentro das casas, assim, toda a dinâmica foi mudada, mas todo o esforço foi coletivo de levar as famílias um pouco de aprendizado, através de videopropostas,kits pedagógicos e de alimentação, fazendo com que as famílias se sentissem mais próximas da unidade educativa. 
Cada família colaborou com a unidade educativa, encaminhando fotos, vídeos e algumas adaptações que fizeram para tornar as propostas de atividades mais prazerosas para as crianças, foi realmente uma ajuda coletiva. 
Os professores puderam estudar propostas que fizessem a diferença na vida das crianças, fazendo sempre a manutenção dos vínculos através de vídeos com contação de histórias, músicas cantadas nas salas de referência, entre outras propostas. Um esforço generalizado na unidade educativa para que todas as propostas, kits pedagógicos e alimentação pudessem chegar a todas as famílias. Consideramos assim que todo o ano de 2020 foi um grande aprendizado. 
Agora nesse novo momento de 2021, começamos com um acolhimento diferente com as nossas crianças e comunidade, porém sem deixar de seguir o protocolo de segurança. Podemos seguir grande parte desse ofício, adaptações e novas organizações serão feitas, como foi citado no começo, esse oficio é flexível e podemos fazer algumas adaptações respeitando sempre a segurança de nossa unidade educativa e de todos que colaboram para o desenvolvimento integral das crianças. As palavras que devem se encaixar para esse ano de 2021 juntamente com esse ofício são: adaptação, adequação, acolhimento, organização e paciência.
 Como o próprio ofício cita sobre os encaminhamentos: “...devem estar diretamente ligados à função social,política e educativa da unidade, primando pelo direito à educação pública e gratuita,de qualidade e com as adequações emergenciais que demanda o contexto do COVID-19.” 
Devemos fazer o nosso melhor para garantir a educação de nossas crianças.

Continue navegando