Logo Passei Direto
Buscar

FISICA 2 ENEM

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Em uma competição esportiva, um halterofilista de 80 kg, levantando uma barra metálica de 120 kg, apoia-se sobre os seus pés, cuja área de contato com o piso é de 25 cm2. Considerando g = 10m/s² e lembrando-se de que a pressão é o efeito produzido por uma força sobre uma área, e considerando que essa força atua uniformemente sobre toda a extensão da área de contato, a pressão exercida pelo halterofilista sobre o piso, em Pascal, é de:
a. 2 .10 5
b. 8. 10 5 CORRETA
c. 12.10 5
d. 25 .10 5
e. 2 .10 6

Um cubo oco de alumínio apresenta 100g de massa e volume de 50 cm³. O volume da parte vazia é de 10 cm³. A densidade do cubo e a massa específica do alumínio são, respectivamente:
a. 2,0 g/cm³ e 2,5 g/cm³ CORRETA
b. 0,5 g/cm³ e 0,4 g/cm³
c. 0,4 g/cm³ e 0,5 g/cm³
d. 2,5 g/cm³ e 2,0 g/cm³
e. 2,0 g/cm³ e 10,0 g/cm³

(PUC – PR) – Um trabalho publicado em revista científica informou que todo o ouro extraído pelo homem, até os dias de hoje, seria suficiente para encher um cubo de aresta igual a 20 m. Sabendo que a massa específica do ouro é, aproximadamente, de 20 g/cm3, podemos concluir que a massa total de ouro extraído pelo homem, até agora, é de, aproximadamente:
a. 8,0 . 103 t
b. 2,0 . 104 kg
c. 1,6 . 105t CORRETA
d. 4,0 . 105 kg
e. 20 milhões de tonelada

Para lubrificar um motor, misturam-se massas iguais de dois óleos miscíveis de densidades d1 = 0,60g/cm3 e d2 = 0,85 g/cm3. A densidade do óleo lubrificante resultante da mistura é, aproximadamente, em g/cm3:
a. 0,70 CORRETA
b. 0,72
c. 0,75
d. 0,65
e. 0,82

Um fazendeiro manda cavar um poço e encontra água a 12m de profundidade. Ele resolve colocar uma bomba de sucção muito possante na boca do poço, isto é, bem ao nível do chão.
A posição da bomba é:
a. boa, porque será fácil consertar a bomba se quebrar, embora tire pouca água.
b. ruim, porque gastará muita energia e tirará pouca água;
c. ruim, porque não conseguirá tirar água alguma do poço; CORRETA
d. boa, porque não faz diferença o lugar onde se coloca a bomba;
e. boa, apenas terá de usar canos de diâmetro maior;

No início do mês de julho de 2019, foram registradas temperaturas muito baixas em várias cidades do país. Em Esmeralda, no Rio Grande do Sul, a temperatura atingiu -2 °C e pingentes de água congelada formaram-se em alguns lugares na cidade.
Calcule a quantidade de calor por unidade de massa necessária para que o gelo a -2 °C se transforme em água a 10 °C.
a. 380,4 kJ/kg
b. 355,2 kJ/kg
c. 384,6 kJ/kg
d. 367,8 kJ/kg
e. 376,2 kJ/kg CORRETA

Misturam-se dois líquidos em um calorímetro, de capacidade calorífica desprezível. O primeiro tem massa m1 = 80 g, c1 = 0,20 cal/(g.oC) e está a 80 oC. O segundo tem massa m2 = 160 g, c2 = 0,10 cal/(g.oC) e está a 40 oC.
Encontre a temperatura final de equilíbrio.
a. 60 CORRETA
b. 120
c. 80
d. 20
e. 40

Um calorímetro de capacidade térmica igual a 80 cal/°C está a uma temperatura de 40°C. Ao misturar, dentro desse calorímetro, uma massa de gelo M a 0°C e 70 g de água a 80°C, a temperatura de equilíbrio é 50°C.
Calcule a massa de gelo M em gramas.
cágua= 1,0 cal/(g.°C)
Lfusão= 80 cal/g
a. 50
b. 70
c. 40
d. 80
e. 10 CORRETA

Três blocos metálicos de mesma massa possuem calores específicos c1, c2 e c3, e suas temperaturas iniciais são T1 = 0°C, T2 = 30°C e T3 = 20°C, respectivamente. Inicialmente colocam-se os blocos 1 e 2 em um calorímetro perfeito (com capacidade térmica desprezível) até que o equilíbrio térmico seja estabelecido, o que ocorre na temperatura de 10oC.
Calcule c3, em cal/(g.°C).
Dado: c1 = 0,20 cal/(g.°C)
a. 0,50
b. 0,20
c. 0,10 CORRETA
d. 0,15
e. 0,30

Dois blocos de materiais diferentes (ferro e concreto) e de mesma massa foram utilizados como amostras de um teste experimental. Os mesmos foram aquecidos, a partir da temperatura ambiente, por fontes térmicas idênticas, que transmitiram a mesma quantidade de calor aos blocos.
Com relação às propriedades térmicas dos materiais em pauta, tal fenômeno é explicado pelo fato de o bloco de ferro apresentar:
a. maior calor específico comparado ao de concreto.
b. menor calor específico comparado ao de concreto. CORRETA
c. a mesma capacidade térmica do bloco de concreto.
d. maior capacidade térmica que o de concreto.

Uma escala de temperatura foi criada e batizada com o nome “Escala Mackenzie (ºM)”. Como parâmetros, foram atribuídas as temperaturas de -5 ºM e 245 ºM para os pontos de fusão e ebulição da água a nível do mar, respectivamente.
A temperatura, na escala Celsius (ºC), que corresponde a 45 ºM é de
a. 35
b. 15
c. 30
d. 20 CORRETA
e. 10

A falta de conscientização das pessoas vem intensificando o aquecimento global. Como consequência desse fenômeno, atividades humanas estão sendo impactadas. Em Ontário, no Canadá, por exemplo, um efeito aparentemente paradoxal desse fenômeno fez com que a temperatura despencasse para o extremo de -58º F.
Marque a alternativa que corresponde corretamente ao valor desse extremo de temperatura nas escalas Celsius e kelvin:
a. -30º C e -227 K.
b. -50º C e 223 K. CORRETA
c. -20º C e -250 K.
d. -40º C e 246 K.

Com base nessa informação e em seus conhecimentos sobre a interpretação cinética da temperatura, considere as seguintes afirmacoes a respeito da relação entre a velocidade de escape e a atmosfera de um corpo celeste.
Apenas é correto o que se afirma em :
I. Corpos celestes com mesma velocidade de escape retêm atmosferas igualmente densas, independentemente da temperatura de cada corpo.
II. Moléculas de gás nitrogênio escapam da atmosfera de um corpo celeste mais facilmente do que moléculas de gás hidrogênio.
III. Comparando corpos celestes com temperaturas médias iguais, aquele com a maior velocidade de escape tende a reter uma atmosfera mais densa.
a. I e II.
b. III. CORRETA
c. I.
d. I e III.
e. II.

Um gás ideal está sob temperatura T, volume V e pressão 100 kPa. Reduzindo-se a pressão para 20 kPa e mantendo-se a temperatura constante.
O volume do gás passará a ser:
a. 5 V CORRETA
b. (1/5) V
c. (1/2) V
d. 2 V

Considerando que o volume de um gás ideal é V1 = 0,5 m3 na temperatura T1 = 0ºC e pressão P1.
Podemos afirmar que, na pressão P2 = 0,5 P1 e T2 = 10 T1, o volume do gás, em m3, será:
a. 0,1
b. 10 CORRETA
c. 20
d. 1
e. 5

Utilizados em diversas áreas de pesquisa, balões estratosféricos são lançados com seu invólucro impermeável parcialmente cheio de gás, para que possam suportar grande expansão à medida em que se elevam na atmosfera.
Qual é, aproximadamente, a razão V f/Vi, entre os volumes final Vf e inicial Vi?
a. 167 CORRETA
b. 240.
c. 426.
d. 234.
e. 17.

Um aparelho de ar condicionado funciona como uma máquina térmica. Utiliza-se um gás refrigerante, que é submetido a uma alta compressão, e posteriormente a uma expansão rápida, promovendo a queda da temperatura. Essa tecnologia de refrigeração está baseada na:
a. lei de Gay-Lussac.
b. lei de Boyle-Mariotte.
c. conservação da energia mecânica.
d. equação de Clapeyron.
e. primeira lei da termodinâmica. CORRETA

O segundo princípio da Termodinâmica assegura que é impossível construir uma máquina térmica operando em ciclos cujo único efeito seja retirar calor de uma fonte e convertê-lo integralmente em trabalho. Considerando as consequências deste princípio é CORRETO afirmar que:
a. uma máquina térmica que realiza uma transformação cíclica retornando ao estado inicial, depois de efetuar todos os processos termodinâmicos do ciclo, tem rendimento de 100%.
b. máquinas térmicas são dispositivos que convertem energia mecânica em energia térmica por meio da realização de trabalho e consumo de calor.
c. o rendimento de uma máquina térmica nunca pode chegar a 100%, pois nenhuma máquina térmica consegue transformar integralmente calor em trabalho. CORRETA
d. qualquer máquina térmica retira calor de uma fonte quente e rejeita integralmente esse calor para uma fonte fria após realizar um trabalho mecânico.
e. o rendimento de uma máquina térmica será de 100% quando o calor retirado da fonte em cada ciclo de operação da máquina for nulo.

Em um livro com diagramação antiga era apresentado o esquema a seguir, da troca de calor entre dois corpos A e B.
Nesse esquema o autor explica que “o calor espontaneamente não pode ir de um corpo para outro de temperatura mais alta". Essa afirmação está de acordo com a:
a. propagação de calor por convecção.
b. primeira Lei da Termodinâmica.
c. segunda Lei da Termodinâmica. CORRETA
d. transformação adiabática.
e. experimentação de Joule-Thompson.

Um gás ideal contido em um cilindro com pistão pode ser levado de um estado inicial i até um estado final f, seguindo dois processos distintos, I e II.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.
No processo I, o gás sofre duas transformações sucessivas, sendo a primeira ........ e a segunda ........ . A variação de energia interna no processo I, ∆UI, é ........ variação de energia interna no processo II, ∆UII.
a. isocórica − isotérmica − maior do que a
b. isocórica − isobárica − menor do que a
c. isobárica − isocórica − igual à CORRETA
d. isobárica − isocórica − maior do que a
e. isotérmica − isocórica − igual à

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Em uma competição esportiva, um halterofilista de 80 kg, levantando uma barra metálica de 120 kg, apoia-se sobre os seus pés, cuja área de contato com o piso é de 25 cm2. Considerando g = 10m/s² e lembrando-se de que a pressão é o efeito produzido por uma força sobre uma área, e considerando que essa força atua uniformemente sobre toda a extensão da área de contato, a pressão exercida pelo halterofilista sobre o piso, em Pascal, é de:
a. 2 .10 5
b. 8. 10 5 CORRETA
c. 12.10 5
d. 25 .10 5
e. 2 .10 6

Um cubo oco de alumínio apresenta 100g de massa e volume de 50 cm³. O volume da parte vazia é de 10 cm³. A densidade do cubo e a massa específica do alumínio são, respectivamente:
a. 2,0 g/cm³ e 2,5 g/cm³ CORRETA
b. 0,5 g/cm³ e 0,4 g/cm³
c. 0,4 g/cm³ e 0,5 g/cm³
d. 2,5 g/cm³ e 2,0 g/cm³
e. 2,0 g/cm³ e 10,0 g/cm³

(PUC – PR) – Um trabalho publicado em revista científica informou que todo o ouro extraído pelo homem, até os dias de hoje, seria suficiente para encher um cubo de aresta igual a 20 m. Sabendo que a massa específica do ouro é, aproximadamente, de 20 g/cm3, podemos concluir que a massa total de ouro extraído pelo homem, até agora, é de, aproximadamente:
a. 8,0 . 103 t
b. 2,0 . 104 kg
c. 1,6 . 105t CORRETA
d. 4,0 . 105 kg
e. 20 milhões de tonelada

Para lubrificar um motor, misturam-se massas iguais de dois óleos miscíveis de densidades d1 = 0,60g/cm3 e d2 = 0,85 g/cm3. A densidade do óleo lubrificante resultante da mistura é, aproximadamente, em g/cm3:
a. 0,70 CORRETA
b. 0,72
c. 0,75
d. 0,65
e. 0,82

Um fazendeiro manda cavar um poço e encontra água a 12m de profundidade. Ele resolve colocar uma bomba de sucção muito possante na boca do poço, isto é, bem ao nível do chão.
A posição da bomba é:
a. boa, porque será fácil consertar a bomba se quebrar, embora tire pouca água.
b. ruim, porque gastará muita energia e tirará pouca água;
c. ruim, porque não conseguirá tirar água alguma do poço; CORRETA
d. boa, porque não faz diferença o lugar onde se coloca a bomba;
e. boa, apenas terá de usar canos de diâmetro maior;

No início do mês de julho de 2019, foram registradas temperaturas muito baixas em várias cidades do país. Em Esmeralda, no Rio Grande do Sul, a temperatura atingiu -2 °C e pingentes de água congelada formaram-se em alguns lugares na cidade.
Calcule a quantidade de calor por unidade de massa necessária para que o gelo a -2 °C se transforme em água a 10 °C.
a. 380,4 kJ/kg
b. 355,2 kJ/kg
c. 384,6 kJ/kg
d. 367,8 kJ/kg
e. 376,2 kJ/kg CORRETA

Misturam-se dois líquidos em um calorímetro, de capacidade calorífica desprezível. O primeiro tem massa m1 = 80 g, c1 = 0,20 cal/(g.oC) e está a 80 oC. O segundo tem massa m2 = 160 g, c2 = 0,10 cal/(g.oC) e está a 40 oC.
Encontre a temperatura final de equilíbrio.
a. 60 CORRETA
b. 120
c. 80
d. 20
e. 40

Um calorímetro de capacidade térmica igual a 80 cal/°C está a uma temperatura de 40°C. Ao misturar, dentro desse calorímetro, uma massa de gelo M a 0°C e 70 g de água a 80°C, a temperatura de equilíbrio é 50°C.
Calcule a massa de gelo M em gramas.
cágua= 1,0 cal/(g.°C)
Lfusão= 80 cal/g
a. 50
b. 70
c. 40
d. 80
e. 10 CORRETA

Três blocos metálicos de mesma massa possuem calores específicos c1, c2 e c3, e suas temperaturas iniciais são T1 = 0°C, T2 = 30°C e T3 = 20°C, respectivamente. Inicialmente colocam-se os blocos 1 e 2 em um calorímetro perfeito (com capacidade térmica desprezível) até que o equilíbrio térmico seja estabelecido, o que ocorre na temperatura de 10oC.
Calcule c3, em cal/(g.°C).
Dado: c1 = 0,20 cal/(g.°C)
a. 0,50
b. 0,20
c. 0,10 CORRETA
d. 0,15
e. 0,30

Dois blocos de materiais diferentes (ferro e concreto) e de mesma massa foram utilizados como amostras de um teste experimental. Os mesmos foram aquecidos, a partir da temperatura ambiente, por fontes térmicas idênticas, que transmitiram a mesma quantidade de calor aos blocos.
Com relação às propriedades térmicas dos materiais em pauta, tal fenômeno é explicado pelo fato de o bloco de ferro apresentar:
a. maior calor específico comparado ao de concreto.
b. menor calor específico comparado ao de concreto. CORRETA
c. a mesma capacidade térmica do bloco de concreto.
d. maior capacidade térmica que o de concreto.

Uma escala de temperatura foi criada e batizada com o nome “Escala Mackenzie (ºM)”. Como parâmetros, foram atribuídas as temperaturas de -5 ºM e 245 ºM para os pontos de fusão e ebulição da água a nível do mar, respectivamente.
A temperatura, na escala Celsius (ºC), que corresponde a 45 ºM é de
a. 35
b. 15
c. 30
d. 20 CORRETA
e. 10

A falta de conscientização das pessoas vem intensificando o aquecimento global. Como consequência desse fenômeno, atividades humanas estão sendo impactadas. Em Ontário, no Canadá, por exemplo, um efeito aparentemente paradoxal desse fenômeno fez com que a temperatura despencasse para o extremo de -58º F.
Marque a alternativa que corresponde corretamente ao valor desse extremo de temperatura nas escalas Celsius e kelvin:
a. -30º C e -227 K.
b. -50º C e 223 K. CORRETA
c. -20º C e -250 K.
d. -40º C e 246 K.

Com base nessa informação e em seus conhecimentos sobre a interpretação cinética da temperatura, considere as seguintes afirmacoes a respeito da relação entre a velocidade de escape e a atmosfera de um corpo celeste.
Apenas é correto o que se afirma em :
I. Corpos celestes com mesma velocidade de escape retêm atmosferas igualmente densas, independentemente da temperatura de cada corpo.
II. Moléculas de gás nitrogênio escapam da atmosfera de um corpo celeste mais facilmente do que moléculas de gás hidrogênio.
III. Comparando corpos celestes com temperaturas médias iguais, aquele com a maior velocidade de escape tende a reter uma atmosfera mais densa.
a. I e II.
b. III. CORRETA
c. I.
d. I e III.
e. II.

Um gás ideal está sob temperatura T, volume V e pressão 100 kPa. Reduzindo-se a pressão para 20 kPa e mantendo-se a temperatura constante.
O volume do gás passará a ser:
a. 5 V CORRETA
b. (1/5) V
c. (1/2) V
d. 2 V

Considerando que o volume de um gás ideal é V1 = 0,5 m3 na temperatura T1 = 0ºC e pressão P1.
Podemos afirmar que, na pressão P2 = 0,5 P1 e T2 = 10 T1, o volume do gás, em m3, será:
a. 0,1
b. 10 CORRETA
c. 20
d. 1
e. 5

Utilizados em diversas áreas de pesquisa, balões estratosféricos são lançados com seu invólucro impermeável parcialmente cheio de gás, para que possam suportar grande expansão à medida em que se elevam na atmosfera.
Qual é, aproximadamente, a razão V f/Vi, entre os volumes final Vf e inicial Vi?
a. 167 CORRETA
b. 240.
c. 426.
d. 234.
e. 17.

Um aparelho de ar condicionado funciona como uma máquina térmica. Utiliza-se um gás refrigerante, que é submetido a uma alta compressão, e posteriormente a uma expansão rápida, promovendo a queda da temperatura. Essa tecnologia de refrigeração está baseada na:
a. lei de Gay-Lussac.
b. lei de Boyle-Mariotte.
c. conservação da energia mecânica.
d. equação de Clapeyron.
e. primeira lei da termodinâmica. CORRETA

O segundo princípio da Termodinâmica assegura que é impossível construir uma máquina térmica operando em ciclos cujo único efeito seja retirar calor de uma fonte e convertê-lo integralmente em trabalho. Considerando as consequências deste princípio é CORRETO afirmar que:
a. uma máquina térmica que realiza uma transformação cíclica retornando ao estado inicial, depois de efetuar todos os processos termodinâmicos do ciclo, tem rendimento de 100%.
b. máquinas térmicas são dispositivos que convertem energia mecânica em energia térmica por meio da realização de trabalho e consumo de calor.
c. o rendimento de uma máquina térmica nunca pode chegar a 100%, pois nenhuma máquina térmica consegue transformar integralmente calor em trabalho. CORRETA
d. qualquer máquina térmica retira calor de uma fonte quente e rejeita integralmente esse calor para uma fonte fria após realizar um trabalho mecânico.
e. o rendimento de uma máquina térmica será de 100% quando o calor retirado da fonte em cada ciclo de operação da máquina for nulo.

Em um livro com diagramação antiga era apresentado o esquema a seguir, da troca de calor entre dois corpos A e B.
Nesse esquema o autor explica que “o calor espontaneamente não pode ir de um corpo para outro de temperatura mais alta". Essa afirmação está de acordo com a:
a. propagação de calor por convecção.
b. primeira Lei da Termodinâmica.
c. segunda Lei da Termodinâmica. CORRETA
d. transformação adiabática.
e. experimentação de Joule-Thompson.

Um gás ideal contido em um cilindro com pistão pode ser levado de um estado inicial i até um estado final f, seguindo dois processos distintos, I e II.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.
No processo I, o gás sofre duas transformações sucessivas, sendo a primeira ........ e a segunda ........ . A variação de energia interna no processo I, ∆UI, é ........ variação de energia interna no processo II, ∆UII.
a. isocórica − isotérmica − maior do que a
b. isocórica − isobárica − menor do que a
c. isobárica − isocórica − igual à CORRETA
d. isobárica − isocórica − maior do que a
e. isotérmica − isocórica − igual à

Prévia do material em texto

SE ESSE MATERIAL FOR ÚTIL PARA VOCÊ >>>> SALVE, COMENTE, SIGA
FÍSICA 2 - ENEM
 (VUNESP) – Em uma competição esportiva, um halterofilista de 80 kg, levantando uma barra metálica de 120 kg, apoia-se sobre os seus pés, cuja área de contato com o piso é de 25 cm2. Considerando g = 10m/s² e lembrando-se de que a pressão é o efeito produzido por uma força sobre uma área, e considerando que essa força atua uniformemente sobre toda a extensão da área de contato, a pressão exercida pelo halterofilista sobre o piso, em Pascal, é de:
Escolha uma:
a. 2 .10 5
b. 8. 10 5  CORRETA
c. 12.10 5
d. 25 .10 5
e. 2 .10 6
(Fesp – SP) – Um cubo oco de alumínio apresenta 100g de massa e volume de 50 cm³. O volume da parte vazia é de 10 cm³. A densidade do cubo e a massa específica do alumínio são, respectivamente:
Escolha uma:
a. 2,0 g/cm³ e 2,5 g/cm³  CORRETA
b. 0,5 g/cm³ e 0,4 g/cm³
c. 0,4 g/cm³ e 0,5 g/cm³
d. 2,5 g/cm³ e 2,0 g/cm³
e. 2,0 g/cm³ e 10,0 g/cm³
(PUC – PR) – Um trabalho publicado em revista científica informou que todo o ouro extraído pelo homem, até os dias de hoje, seria suficiente para encher um cubo de aresta igual a 20 m. Sabendo que a massa específica do ouro é, aproximadamente, de 20 g/cm3, podemos concluir que a massa total de ouro extraído pelo homem, até agora, é de, aproximadamente:
Escolha uma:
a. 2,0 . 104 kg
b. 20 milhões de tonelada
c. 8,0 . 103 t
d. 4,0 . 105 kg
e. 1,6 . 105t  CORRETA
(EFOMM) – Para lubrificar um motor, misturam-se massas iguais de dois óleos miscíveis de densidades d1 = 0,60g/cm3 e d2 = 0,85 g/cm3. A densidade do óleo lubrificante resultante da mistura é, aproximadamente, em g/cm3:
Escolha uma:
a. 0,70 CORRETA
b. 0,72 
c. 0,75
d. 0,65
e. 0,82
(VUNESP) – Um fazendeiro manda cavar um poço e encontra água a 12m de profundidade. Ele resolve colocar uma bomba de sucção muito possante na boca do poço, isto é, bem ao nível do chão. A posição da bomba é:
Escolha uma:
a. boa, porque será fácil consertar a bomba se quebrar, embora tire pouca água.
b. ruim, porque gastará muita energia e tirará pouca água;
c. ruim, porque não conseguirá tirar água alguma do poço;  CORRETA
d. boa, porque não faz diferença o lugar onde se coloca a bomba;
e. boa, apenas terá de usar canos de diâmetro maior;
(UFRGS 2020) No início do mês de julho de 2019, foram registradas temperaturas muito baixas em várias cidades do país. Em Esmeralda, no Rio Grande do Sul, a temperatura atingiu -2 °C e pingentes de água congelada formaram-se em alguns lugares na cidade.
O calor específico do gelo é 2,1 kJ/(kg °C), e o calor latente de fusão da água é igual a 330 kJ/kg.
Sabendo que o calor específico da água é o dobro do calor específico do gelo, calcule a quantidade de calor por unidade de massa necessária para que o gelo a -2 °C se transforme em água a 10 °C.
Escolha uma:
a. 380,4 kJ/kg
b. 355,2 kJ/kg
c. 384,6 kJ/kg
d. 367,8 kJ/kg
e. 376,2 kJ/kg CORRETA
(PUC-RIO 2020) Misturam-se dois líquidos em um calorímetro, de capacidade calorífica desprezível. O primeiro tem massa m1 = 80 g, c1 = 0,20 cal/(g.oC) e está a 80 oC. O segundo tem massa m2 = 160 g, c2 = 0,10 cal/(g.oC) e está a 40 oC. Encontre a temperatura final de equilíbrio.
Escolha uma:
a. 60 CORRETA  
b. 120
c. 80
d. 20
e. 40
(PUC-RIO 2020) Um calorímetro de capacidade térmica igual a 80 cal/°C está a uma temperatura de 40°C. Ao misturar, dentro desse calorímetro, uma massa de gelo M a 0°C e 70 g de água a 80°C, a temperatura de equilíbrio é 50°C.
Calcule a massa de gelo M em gramas.
 cágua= 1,0 cal/(g.°C)  Lfusão= 80 cal/g
Escolha uma:
a. 50
b. 70
c. 40
d. 80
e. 10 CORRETA
(PUC-RIO 2020) Três blocos metálicos de mesma massa possuem calores específicos c1, c2 e c3, e suas temperaturas iniciais são T1 = 0°C, T2 = 30°C e T3 = 20°C, respectivamente. Inicialmente colocam-se os blocos 1 e 2 em um calorímetro perfeito (com capacidade térmica desprezível) até que o equilíbrio térmico seja estabelecido, o que ocorre na temperatura de 10oC. O bloco 1 é, então, retirado do calorímetro e substituído pelo bloco 3. A temperatura final de equilíbrio entre os blocos 2 e 3 é de 15°C.
Calcule c3, em cal/(g.°C).
 Dado: c1 = 0,20 cal/(g.°C)
Escolha uma:
a. 0,50
b. 0,20
c. 0,10 CORRETA
d. 0,15
e. 0,30 
(ECE 2020) Dois blocos de materiais diferentes (ferro e concreto) e de mesma massa foram utilizados como amostras de um teste experimental. Os mesmos foram aquecidos, a partir da temperatura ambiente, por fontes térmicas idênticas, que transmitiram a mesma quantidade de calor aos blocos. Desconsiderando eventuais mudanças de estado, observou-se que o bloco de ferro sofreu maior variação de temperatura. Com relação às propriedades térmicas dos materiais em pauta, tal fenômeno é explicado pelo fato de o bloco de ferro apresentar:
Escolha uma:
a. maior calor específico comparado ao de concreto.
b. menor calor específico comparado ao de concreto. CORRETA
c. a mesma capacidade térmica do bloco de concreto.
d. maior capacidade térmica que o de concreto.
(MACKENZIE 2020) Uma escala de temperatura foi criada e batizada com o nome “Escala Mackenzie (ºM)”. Como parâmetros, foram atribuídas as temperaturas de -5 ºM e 245 ºM para os pontos de fusão e ebulição da água a nível do mar, respectivamente. A situação descrita acima pode ser observada a partir do gráfico abaixo, que relaciona a escala Mackenzie com a escala Celsius.
A temperatura, na escala Celsius (ºC), que corresponde a 45 ºM é de
Escolha uma:
a. 35 b. 15 c. 30 d. 20 CORRETA e. 10
(PUC-GO 2019) A falta de conscientização das pessoas vem intensificando o aquecimento global. Como consequência desse fenômeno, atividades humanas estão sendo impactadas. Em Ontário, no Canadá, por exemplo, um efeito aparentemente paradoxal desse fenômeno fez com que a temperatura despencasse para o extremo de -58º F. Em consequência, escolas e o comércio foram fechados temporariamente. Marque a alternativa que corresponde corretamente ao valor desse extremo de temperatura nas escalas Celsius e kelvin:
Escolha uma:
a. -30º C e -227 K.
b. -50º C e 223 K. CORRETA
c. -20º C e -250 K.
d. -40º C e 246 K.
Em uma experiência no laboratório de Física, observa-se que um bloco metálico de 0,15 kg de massa, ao receber 1530 cal, varia sua temperatura de 68ºF para 122ºF. O calor específico da substância que constitui esse corpo é:
Escolha uma:
a. 0,19 cal/(g.ºC) 
b. 0,29 cal/(g.ºC)
c. 0,47 cal/(g.ºC)
d. 0,34 cal/(g.ºC) CORRETA
e. 0,23 cal/(g.ºC)
(MACKENZIE 2010) Um termômetro graduado na escala Celsius (ºC) é colocado juntamente com dois outros, graduados nas escalas arbitrárias A (ºA) e B (ºB), em uma vasilha contendo gelo (água no estado sólido) em ponto de fusão, ao nível do mar. Em seguida, ainda ao nível do mar, os mesmos termômetros são colocados em uma outra vasilha, contendo água em ebulição, até atingirem o equilíbrio térmico. As medidas das temperaturas, em cada uma das experiências, estão indicadas nas figuras 1 e 2, respectivamente.
Para uma outra situação, na qual o termômetro graduado na escala A indica 17ºA, o termômetro graduado na escala B e o graduado na escala Celsius indicarão, respectivamente, 
Escolha uma:
a. 0ºB e 10ºC CORRETA
b. 0ºB e 7ºC
c. 17ºB e 10ºC
d. 10ºB e 17ºC
e. 10ºB e 27ºC
(MACKENZIE 2009) Um turista, ao descer no aeroporto de Londres, observa que o valor da temperatura indicada por um termômetro graduado na escala Fahrenheit supera em 40 o valor da indicação de outro termômetro graduado na escala Celsius. A temperatura em Londres era de:
Escolha uma:
a. 20 ºC
b. 10 ºC CORRETA
c. 14 ºC
d. 24 ºC
e. 28 ºC
(FUVEST 2020) A velocidade de escape de um corpo celeste é a mínima  velocidade  que  um  objeto  deve  ter  nas  proximidades  da  superfície  desse  corpo  para  escapar  de  sua  atração  gravitacional.  Com  base  nessa  informação  e  em  seus  conhecimentos  sobre  a  interpretação  cinética  da  temperatura, considere as seguintes afirmações a respeito da relação entre a velocidade de escape e a atmosfera de um  corpo celeste. 
I. orpos celestes com mesmavelocidade de escape retêm  atmosferas  igualmente  densas,  independentemente  da  temperatura de cada corpo. 
II. Moléculas de gás nitrogênio escapam da atmosfera de um  corpo celeste mais facilmente do que moléculas de gás  hidrogênio. 
III. Comparando corpos celestes com temperaturas médias  iguais, aquele com a maior velocidade de escape tende a  reter uma atmosfera mais densa. 
Apenas é correto o que se afirma em :
Escolha uma:
a. I e II.
b. III. CORRETA
c. I.
d. I e III.
e. II.
(PUCRS 2020) Um gás ideal está sob temperatura T, volume V e pressão 100 kPa. Reduzindo-se a pressão para 20 kPa e mantendo-se a temperatura constante, o volume do gás passará a ser:
Escolha uma:
a. 5 V CORRETA
b. (1/5) V
c. (1/2) V
d. 2 V
(FRGS 2019)	 Considere as afirmações abaixo, sobre o comportamento térmico dos gases ideais.
I - Volumes iguais de gases diferentes, na mesma temperatura inicial, quando aquecidos sob pressão constante de modo a sofrerem a mesma variação de temperatura, dilatam-se igualmente.
II - Volumes iguais de gases diferentes, na mesma temperatura e pressão, contêm o mesmo número de moléculas.
III - Uma dada massa gasosa, quando mantida sob pressão constante, tem temperatura T e volume V diretamente proporcionais.
Quais estão corretas?
Escolha uma:
a. Apenas I.
b. I, II e III. CORRETA
c. Apenas I e III.
d. Apenas II e III.
e. Apenas II.
(PF 2019) Considerando que o volume de um gás ideal é V1 = 0,5 m3 na temperatura T1 = 0ºC e pressão P1, podemos afirmar que, na pressão P2 = 0,5 P1 e T2 = 10 T1, o volume do gás, em m3, será:
Escolha uma:
a. 0,1
b. 10 CORRETA
c. 20
d. 1
e. 5
(UFRGS 2018) Utilizados em diversas áreas de pesquisa, balões estratosféricos são lançados com seu invólucro impermeável parcialmente cheio de gás, para que possam suportar grande expansão à medida em que se elevam na atmosfera.
Um balão, lançado ao nível do mar, contém gás hélio à temperatura de 27 oC, ocupando um volume inicial Vi. O balão sobe e atinge uma altitude superior a 35 km, onde a pressão do ar é 0,005 vezes a pressão ao nível do mar e a temperatura é -23 oC.
Considerando que o gás hélio se comporte como um gás ideal, qual é, aproximadamente, a razão Vf/Vi, entre os volumes final Vf e inicial Vi?
Escolha uma:
a. 167 CORRETA
b. 240.
c. 426.
d. 234.
e. 17.
(UEG 2020) Um aparelho de ar condicionado funciona como uma máquina térmica. Utiliza-se um gás refrigerante, que é submetido a uma alta compressão, e posteriormente a uma expansão rápida, promovendo a queda da temperatura. Essa tecnologia de refrigeração está baseada na:
Escolha uma:
a. conservação da energia mecânica.
b. equação de Clapeyron.
c. lei de Gay-Lussac.
d. lei de Boyle-Mariotte.
e. primeira lei da termodinâmica. CORRETA
(UNIOESTE 2020) O segundo princípio da Termodinâmica assegura que é impossível construir uma máquina térmica operando em ciclos cujo único efeito seja retirar calor de uma fonte e convertê-lo integralmente em trabalho. Considerando as consequências deste princípio é CORRETO afirmar que:
Escolha uma:
a. o rendimento de uma máquina térmica será de 100% quando o calor retirado da fonte em cada ciclo de operação da máquina for nulo.
b. máquinas térmicas são dispositivos que convertem energia mecânica em energia térmica por meio da realização de trabalho e consumo de calor.
c. qualquer máquina térmica retira calor de uma fonte quente e rejeita integralmente esse calor para uma fonte fria após realizar um trabalho mecânico.
d. uma máquina térmica que realiza uma transformação cíclica retornando ao estado inicial, depois de efetuar todos os processos termodinâmicos do ciclo, tem rendimento de 100%.
e. o rendimento de uma máquina térmica nunca pode chegar a 100%, pois nenhuma máquina térmica consegue transformar integralmente calor em trabalho. CORRETA
(UEG 2019) Em um livro com diagramação antiga era apresentado o esquema a seguir, da troca de calor entre dois corpos A e B.
Nesse esquema o autor explica que “o calor espontaneamente não pode ir de um corpo para outro de temperatura mais alta". Essa afirmação está de acordo com a:
Escolha uma:
a. propagação de calor por convecção.
b. primeira Lei da Termodinâmica.
c. segunda Lei da Termodinâmica. CORRETA
d. transformação adiabática.
e. experimentação de Joule-Thompson.
(UECE 2019) Considere dois balões infláveis, de propaganda, fabricados com tecido de poliéster inextensível. Um dos balões tem iluminação interna feita com uma lâmpada incandescente, que dissipa muita energia por efeito Joule, e o outro com uma lâmpada LED, de baixa dissipação se comparada à incandescente. Supondo que, após inflados com a mesma pressão, os balões sejam vedados e não tenham vazamentos, é correto afirmar que, após ligadas as iluminações dos dois balões,
Escolha uma:
a. o balão com a lâmpada incandescente terá sua pressão interna maior que a do balão com LED.
b. as temperaturas nos balões se manterão iguais, tendo em vista que as pressões iniciais eram idênticas.
c. o balão com a lâmpada incandescente terá sua pressão interna menor que a do balão com LED.
d. o balão com a lâmpada incandescente terá sua temperatura interna menor que a do balão com LED.
(UFRGS 2019) Um gás ideal contido em um cilindro com pistão pode ser levado de um estado inicial i até um estado final f, seguindo dois processos distintos, I e II, conforme ilustrado na figura abaixo.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.
No processo I, o gás sofre duas transformações sucessivas, sendo a primeira ........ e a segunda ........ . A variação de energia interna no processo I, ∆UI, é ........ variação de energia interna no processo II, ∆UII.
Escolha uma:
a. isocórica − isotérmica − maior do que a
b. isocórica − isobárica − menor do que a
c. isobárica − isocórica − igual à CORRETA
d. isobárica − isocórica − maior do que a
e. isotérmica − isocórica − igual à 
(ENEM 2019) Quando se considera a extrema velocidade com que a luz se espalha por todos os lados e que, quando vêm de diferentes lugares, mesmo totalmente opostos, [os raios luminosos] se atravessam uns aos outros sem se atrapalharem, compreende-se que, quando vemos um objeto luminoso, isso não poderia ocorrer pelo transporte de uma matéria que venha do objeto até nós, como uma flecha ou bala atravessa o ar; pois certamente isso repugna bastante a essas duas propriedades da luz, principalmente a última.
O texto contesta que concepção acerca do comportamento da luz?
Escolha uma:
a. O modelo ondulatório para a luz, o qual considera a possibilidade de interferência entre feixes luminosos.
b. O modelo corpuscular defendido por Newton, que descreve a luz como um feixe de partículas. 
c. A crença na velocidade infinita da luz, defendida pela maioria dos filósofos gregos. CORRETA
d. A ideia defendida pelos gregos de que a luz era produzida pelos olhos.
e. O entendimento de que a luz precisa de um meio de propagação, difundido pelos defensores da existência do éter. 
(PUC-GO 2020) No dia 16 de julho de 2019, aniversário de 50 anos da chegada do homem à Lua, os goianos puderam acompanhar um eclipse lunar parcial. Esse fenômeno ocorre sempre que há um alinhamento entre o Sol, a Terra e a Lua e a sombra da Terra é projetada sobre a Lua.
Assinale a alternativa que corretamente indica qual o princípio da ótica geométrica que justifica o fenômeno ocorrido:
Escolha uma:
a. Princípio da reversibilidade dos raios luminosos.
b. Princípio da difração dos raios luminosos.
c. Princípio da propagação retilínea da luz. CORRETA
d. Princípio da independência dos raios luminosos. 
(MACKENZIE 2020) Para fazer a sua “escova progressiva”, procedimento que já esteve em moda para as pessoas mais vaidosas, Jéssica está sentada na cadeira do salão, com o rosto a 1,4 m do espelho plano (EP) e vertical. A sua hair design (cabeleireira de salões elitizados) está posicionada a 60 cm mais distante do espelho que a sua cliente.
Então é possível afirmar corretamente que a distância entre a imagem da hair design fornecida peloespelho plano (EP) e Jéssica vale, em centímetros,
Escolha uma:
a. 30
b. 340
c. 60
d. 400 CORRETA
e. 280
(PUCPR 2019) Considere um feixe de luz monocromática que sofre reflexão num espelho plano, retornando ao meio de origem. Em relação às características da luz do feixe incidente e do refletido, é CORRETO afirmar que eles possuem iguais
Escolha uma:
a. velocidades de propagação e frequências, e diferentes comprimentos de onda.
b. frequências e comprimentos de onda, e diferentes velocidades de propagação.
c. velocidades de propagação, frequências e comprimentos de onda. CORRETA
d. velocidades de propagação e comprimentos de onda, e diferentes frequências.
e. frequências e diferentes velocidades de propagação e comprimentos de onda.
PUC-Campinas 2014) Uma pessoa usa óculos grossos (óculos com lentes espessas) devido a um defeito de visão. Ela percebe que a maior distância em que enxerga nitidamente um objeto é 80 cm. A lente capaz de corrigir o defeito de visão dessa pessoa é:
Escolha uma:
a. divergente, de 0,80 di.
b. divergente, de 1,25 di.
c. divergente, de −1,25 di. CORRETA
d. convergente, de 1,25 di.
e. convergente, de −1,25 di.
PUC – PR) – Um trabalho publicado em revista científica informou que todo o ouro extraído pelo homem, até os dias de hoje, seria suficiente para encher um cubo de aresta igual a 20 m. Sabendo que a massa específica do ouro é, aproximadamente, de 20 g/cm3, podemos concluir que a massa total de ouro extraído pelo homem, até agora, é de, aproximadamente:
Escolha uma:
a. 8,0 . 103 t
b. 2,0 . 104 kg
c. 1,6 . 105t  CORRETA
d. 4,0 . 105 kg
e. 20 milhões de tonelada
(VUNESP) – Um fazendeiro manda cavar um poço e encontra água a 12m de profundidade. Ele resolve colocar uma bomba de sucção muito possante na boca do poço, isto é, bem ao nível do chão. A posição da bomba é:
Escolha uma:
a. boa, apenas terá de usar canos de diâmetro maior;
b. boa, porque não faz diferença o lugar onde se coloca a bomba;
c. ruim, porque não conseguirá tirar água alguma do poço;  CORRETA
d. boa, porque será fácil consertar a bomba se quebrar, embora tire pouca água.
e. ruim, porque gastará muita energia e tirará pouca água;
(AMAN) – Um corpo de massa específica 0,800 g/cm3 é colocado a 5,00m de profundidade, no interior de um líquido de massa específica 1,0 g/cm3. Abandonando-se o corpo, cujo volume é 100 cm3, sendo g = 10 m/s2, a altura máxima acima da superfície livre do líquido alcançada pelo corpo vale:
Obs.: Desprezar a viscosidade e a tensão superficial do líquido.
Escolha uma:
a. 1,25 m  CORRETA b. 0,75 m c. 1,00 m d. 2,50 m e. 3,75 m
(Enem 2011) – Em um experimento realizado para determinar a densidade da água de um lago, foram utilizados alguns materiais conforme ilustrado: um dinamômetro D com graduação de 0N a 50N e um cubo maciço e homogêneo de 10 cm de aresta e 3 kg de massa. Inicialmente, foi conferida a calibração do dinamômetro, constatando-se a leitura de 30N quando o cubo era preso ao dinamômetro e suspenso no ar. Ao mergulhar o cubo na água do lago, até que metade do seu volume ficasse submersa, foi registrada a leitura de 24N no dinamômetro.
Considerando que a aceleração da gravidade local é de 10 m/s2, a densidade da água do lago, em g/cm3, é:
Escolha uma:
a. 1,5 b. 1,2  CORRETA c. 4,8 d. 2,4 e. 0,6
(UDESC 2017/1) – Um bloco de madeira de 1,5 kg flutua sobre a água com 60% de seu volume imerso. Um bloco de ouro é colocado sobre o bloco de madeira, fazendo com que este fique submerso, mas o bloco de ouro permanece totalmente emerso.
Assinale a alternativa que corresponde à massa do bloco de ouro.
Escolha uma:
a. 1,20Kg
b. 2,40 Kg
c. 0,60 Kg
d. 1,00 Kg  CORRETA
e. 0,80 Kg

Mais conteúdos dessa disciplina