Buscar

Resumo documentário: Quando sinto que já sei

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO
Quando sinto que já sei. Documentário, 78 minutos, 2014, Brasil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=HX6P6P3x1Qg
RESUMO DA OBRA
Este é um documentário que reúne depoimentos de pais, alunos, educadores e profissionais de diversas áreas sobre a necessidade de mudanças no tradicional modelo de escola, mostrando algumas práticas que já foram implantadas em escolas brasileiras.
No início do documentário, profissionais que trabalham com educação expressaram que com o decorrer do tempo, a escola criada para condições e alunos do passado já não serve mais para os alunos de hoje. Há novas tecnologias, há formas diferentes de pensar e a escola precisa fazer sentido para o aluno e também para os educadores, que devem acreditar em sua forma se ensinar.
Os educadores também mencionam que dentro da escola, há pessoas emocionais e que um professor carrega dentro dele toda sua carga emocional e ainda precisa trabalhar com 40 alunos dentro de uma sala de aula, sendo que estes alunos também carregam uma bagagem, com suas histórias, suas emoções e anseios. Para isto, a escola precisa entender e trabalhar o humano como sendo humano, levando em consideração todos os aspectos que compõem o indivíduo e não apenas o aspecto emocional.
As crianças que fazem parte do Projeto Âncora, realizado em Cotia, puderam dar seus relatos e contar a diferença de suas aulas antigas com as que eles têm agora, destacando que hoje eles têm mais liberdade para transitar pela escola, para trocar informações com os professores e se sentem mais livres com estas mudanças. Os educadores do projeto destacam que o papel do professor é facilitar que o conhecimento chegue ao aluno, não que apenas o professor seja o detentor do saber.
Ao longo do documentário, vários projetos foram apresentados, sendo que de uma maneira geral, eles continham aspectos em comum como a implementação de trabalhos que valorizam o trabalho em equipe, escolas sem salas de aula, alunos divididos por grupos de trabalho e com séries intercaladas, aluno autônomo e com papel ativo no aprendizado e professor como mediador e facilitador do conhecimento. Destaca-se que nestes projetos o potencial do aluno, ou seja, tudo aquilo que ele tem de bom, é reconhecido e a partir destas potencialidades são criados os meios para que ele aprenda.
Outras características presentes nos projetos também foram apresentadas, como a importância de entender que o brincar pode ser utilizado como meio de aprendizagem e o ensino pode ser mais leve, sem sofrimento para a criança. O vínculo do professor com o aluno também é significativo para que os projetos tenham sucesso. Além disso, destaca-se que a interação do aluno com a natureza pode ser incentivada e que para além de aluno e professor, a comunidade e os pais devem participar das atividades da escola, fazendo com que todos valorizem o espaço escolar e a aprendizagem.
Por fim, os educadores enfatizam que educar é coletivo e que a educação deve ser refletida e pensada, principalmente que as pessoas deixem de ver a educação apenas como o processo necessário para passar em um vestibular, por exemplo. Concluem também que o povo brasileiro possui muita criatividade, interagem um com o outro de forma diferente do que outras populações e que pode ser utilizada de toda peculiaridade e forças que temos para criar e adaptar uma escola adequada para a realidade brasileira.

Continue navegando