Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Questão 1 de 10

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1 de 10
Nesse processo, é importante que a avaliação forneça dados que possibilitem verificar o que o educando compreendeu do conteúdo trabalhado, para, a partir dele, realizar as intervenções necessárias para avançar ou superar suas dificuldades. Também é um precioso e determinante momento para o professor reavaliar sua prática docente, revendo ações e metodologias que possam estar interferindo no aprendizado dos educandos. O essencial, nesse sentido, é sempre praticar a avaliação em uma perspectiva inclusiva. Isso significa que os diferentes instrumentos utilizados devem ser organizados em torno de atividades significativas, em detrimento de exercícios mecânicos e artificiais, que apenas exigem a memorização. Pensando nisso, os instrumentos de avaliação devem possibilitar ao professor: 
A - Avaliar o educando por meio de provas e notas unicamente.cancelRespondida
B - Verificar o nível de aprendizagem do educando; identificar e interpretar dificuldades, tensões, sofrimentos, avanços e conquistas dos educandos no processo de aprendizagem; rever metas, objetivos, metodologias, práticas, diretrizes, na busca contínua de novas aprendizagens; demonstrar com transparência o sentido ou o significado da avaliação, bem como o desempenho dos educandos nesse processo. check_circleResposta correta
C - Não levar em consideração a participação dos estudantes em sala de aula, nem o conhecimento prévio acerca do temas abordados. O estudante deve provar ao professor tudo o que sabe por meio de provas quantitativas, pois o único objetivo é tirar notas.
D - Os outros métodos de avaliação não são tão eficazes como as provas, que  mostram exclusivamente o que o estudante aprendeu durante as aulas.
E - No processo avaliativo, não é necessário conhecer e refletir sobre diferentes instrumentos de avaliação utilizados no cotidiano escolar. Isso significa, entretanto, que o professor deve utilizá-los simultaneamente. Não sendo necessário que o docente tenha clareza dos critérios e objetivos que norteiam o trabalho pedagógico ou que planeje sua ação pedagógica, basta aplicar a prova e pronto.
Questão 2 de 10
Para Luckesi (2005), a mudança na avaliação acontecerá na medida em que o professor assumir um posicionamento pedagógico bastante explícito, visto que, ao avaliar, ele exerce um ato político, ainda que não intencional. É necessário tomar outros caminhos na prática educacional, pois a teoria e a prática são uma unidade, e a ação será transformadora, buscando novos rumos. O comprometimento partirá da concepção pedagógica da qual:
I. O educando se apropriará do conhecimento e de habilidades de forma crítica, realizando-se enquanto sujeito dentro da sociedade atual.
II. O educando se apropriará do conhecimento e de habilidades de forma passiva, realizando-se enquanto sujeito dentro da sociedade antiga.
III. O educando não se apropriará do conhecimento e de habilidades de forma crítica, não se realizando enquanto sujeito dentro da sociedade atual.
Assinale a alternativa correta:
A - Somente a alternativa I está correta. check_circleResposta correta
B - Somente a alternativa II está correta. 
C - Somente a alternativa III está correta. 
D - Somente as alternativas I e II estão corretas. cancelRespondida
E - Somente as alternativas I e III estão corretas. 
Questão 3 de 10
Na leitura do Livro “Avaliação Educacional”, de Josiane Gonçalves et al., capítulo “Avaliação: conceitos, pressupostos, concepções e funções”, ao se tratar do conceito de avaliação emancipatória, abordado por Saul (2001), entende-se que ela terá um caráter libertador, propiciando uma visão crítica, de modo a tornar o educando independente dos condicionamentos deterministas. Seu principal compromisso é fazer com que os alunos construam sua própria história e criem, também, suas próprias alternativas de ação. Nessa perspectiva, o professor precisa atuar de fato, deixando o “discurso” de lado, ele deverá diversificar os instrumentos de avaliação: 
Analise as afirmativas e posteriormente assinale a resposta correta: 
I. Lançar mão de observações sistemáticas.
II. Realizar trabalhos em grupos.
III. Promover o diálogo para obter um verdadeiro conhecimento por parte do educando.
Assinale a alternativa correta:
A - a) Somente na afirmativa I 
B - b) Apenas nas afirmativas II e III 
C - c) Apenas nas afirmativas I e II 
D - d) Apenas na afirmativa III 
E - e) As afirmativas I, II e III estão corretas check_circleResposta correta
Questão 4 de 10
Na leitura do Livro “Avaliação Educacional”, de Josiane Gonçalves et al., capítulo “Aspectos legais da avaliação no Brasil”, compreende-se que a Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional, LDB n. 9.394/96, não poderia deixar de se pronunciar sobre a avaliação, visto que é um direito do estudante ter avaliada a sua aprendizagem. Daí a importância de a legislação assegurar a avaliação de cursos, instituições, procedimentos e professores, ou seja, é um processo amplo que se desenvolve nos diferentes níveis de ensino: 
Analise as afirmativas e posteriormente assinale a resposta correta:
I. Educação Infantil, Ensino Fundamental
II. Ensino Médio
III. Ensino Superior
Assinale a alternativa correta:
A - a) Somente na afirmativa I 
B - b) Apenas nas afirmativas II e III cancelRespondida
C - c) Apenas nas afirmativas I e II 
D - d) Apenas na afirmativa III 
E - e) As afirmativas I, II e III estão corretas check_circleResposta correta
Questão 5 de 10
No cotidiano escolar, a prova acaba tendo modelos pré-definidos, como por exemplo, a prova escrita ou dissertativa: modelo de avaliação em que se solicita ao educando, a partir de uma ou mais perguntas ou de um texto, a produção de um texto/discurso coerente que evidencie seus conhecimentos. Há uma justificativa para o uso dessa forma de avaliação.
Qual é ela?
A - É a de possibilitar a demonstração de conhecimentos e a manifestação de opiniões, além de permitir que o professor também verifique a capacidade do educando em construir, por escrito, um discurso coerente, com sequência lógica e com estruturação adequada.check_circleResposta correta
B - É a possibilidade que os professores têm de ‘vingarem-se’ de alunos menos educados, menos comportados, através de provas difíceis.
C - Possibilita a comparação entre os professores da instituição: o aluno é o reflexo da prática educativa dos professores. Se vai bem, é porque o educador foi um bom mestre.
D - Provar que nosso sistema educacional é falho e que os estudantes não conseguem fazer esse tipo de prova.
E - Serve para habilitar os professores com outras capacidades, que é a de avaliação de textos curtos.
Questão 6 de 10
Ao avaliar preciso compreender que se trata de um processo que deve estar relacionado às aprendizagens realizadas. Para tanto, alguns fatores são determinantes para o êxito da avaliação: instrumentos adequados, objetivos claros, conteúdos significativos e contextualizados, prática democrática e formação continuada do professor. Considerando suas aprendizagens sobre avaliação, analise as afirmações abaixo:
I - A avaliação deve orientar, se necessário, o redimensionamento do planejamento e a ação docente.
II - A avaliação é muito mais do que apenas atribuir notas e conceitos aos educandos.
III - Ela deve ser sinônimo de uma ação ética, democrática, comprometida com a construção do conhecimento e do desenvolvimento das capacidades e habilidades dos educandos.
IV - A avaliação não deve servir para orientar o trabalho do professor, pois deve ser pensada classificar os melhores alunos.
Assinale a alternativa correta:
A - É correta apenas a afirmativa II.
B - É correta apenas a afirmativa IV.
C - Estão corretas as afirmativas I e II.
D - Estão corretas as afirmativas I e IV.
E - Estão corretas as afirmativas I, II e III.check_circleResposta correta
Questão 8 de 10
"Estudando um determinado conteúdo o educando deve, além de apresentar diferentes agrupamentos operatórios de pensamento, evidenciar uma atitude de trabalho. Compreende-se por atitude de trabalho todo comportamento apresentado pelo educando
Página12